Menu

O que é EBITDA ou LAJIDA

Publicado dia 28 de julho de 2014

O EBITDA é um dos mais importantes indicadores financeiros para se analisar o desempenho das organizações de forma “livre” de influências externas. Isso porque ele é capaz de medir a produtividade e a eficiência da empresa de maneira direta e objetiva, o que é um ponto essencial para o empresário poder avaliar se deve ou não investir na companhia.

Para conhecer melhor este indicador, vamos começar entendendo o que significa essa sigla. EBITDA é o acrônimo em inglês para Earning Before Interests, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, a sigla por si só, já ajuda bastante a explicar a função do indicador. E fica ainda mais simples se traduzirmos literalmente para português, obtendo o termo LAJIDA, que significa Lucro Antes dos Juros, Impostos, Depreciação e Amortização.

ebitda

Portanto, em linhas gerais podemos definir o EBITDA como sendo “a geração operacional de caixa” da companhia, ou seja, quanto a empresa gera de lucro (ou prejuízo) apenas em suas atividades operacionais, sem considerar os efeitos financeiros e de pagamento de tributos.Como dissemos, o EBITDA é um indicador muito importante para os empresários e administradores de empresas, pois possibilita que sejam analisados não apenas o resultado final da organização, e sim o processo de geração de valor com um todo.

Esse é um indicador bastante também utilizado no mercado de ações, pois possibilita a comparação direta de empresas, até mesmo de setores diferentes, já que com ele é possível avaliar o lucro referente apenas ao negócio, descontando qualquer ganho financeiro (como contratos derivativos, alugueis ou outras rendas que a empresa possa ter gerado no período).

Também são retirados para a apuração do EBITDA os juros dos empréstimos que muitas vezes as empresas contratam para alavancar as suas operações, a Depreciação e Amortização dos ativos da empresa, e os tributos pagos ao governo, como a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL) e o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ).

Porém, como citamos em nosso E-book sobre Indicadores Financeiros para Análise de Projetos de Investimentos, vale ressaltar que cada indicador possui uma função específica de análise, com certas “vantagens” e “desvantagens” associadas a essa especialização. E no caso do EBITDA é importante frisar que ele pode dar uma falsa perspectiva sobre a liquidez efetiva da empresa, exatamente por não levar em consideração os possíveis empréstimos e financiamentos tomados para alavancar a operação.

Portanto, ao se trabalhar com indicadores financeiros é fundamental que a companhia selecione de maneira consciente e equilibrada os indicadores que irá utilizar para medir e guiar os rumos da organização. Para isto, metodologias como o BSC (Balanced Scorecard) podem auxiliar, mas isso já é tema para outro artigo… =)

Toda semana publicamos artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico e financeiro. Também publicamos mensalmente materiais para download como planilhas, white papers e e-books, que você pode conferir em nossa área de Materiais Gratuitos.

Materiais de Gestão Gratuitos

Não deixe de se cadastrar em nosso newsletter (aqui do lado direito da página), ou nos adicionar nas redes sociais (botões no topo da página) para ficar por dentro dos novos artigos e materiais do que acontece por aqui.

E se as dicas foram úteis para você e sua empresa, compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

 

Talvez você também queira ler um destes:


Also published on Medium.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *