Treasy | Planejamento e Controladoria

5 vantagens da Computação em Nuvem (Cloud Computing) para sua empresa

“Cloud is the New Normal”. Foi assim que Andy Jassy começou o AWS 2014 re:Invent, evento anual de tecnologia da Amazon Web Services, uma das maiores empresas de Cloud Computing do mundo.

Mas você sabe, afinal, o que é Computação em Nuvem (ou Cloud Computing, em inglês) e quais os benefícios que ela pode trazer para sua empresa?

A Computação em Nuvem até pouco tempo atrás era considerada uma “tendência”, mas hoje já faz parte da realidade da maioria das empresas (e pessoas) e mostra que veio para ficar.

O conceito de Computação em Nuvem (Cloud Computing) é bem abrangente, mas, de forma simples, significa acessar, por meio de uma rede, arquivos, programas ou recursos de computação (como memória ou processamento) que não estão no seu computador.

Como funciona a Computação em Nuvem? Veja alguns exemplos:

Quando você acessa seu e-mail online, salva arquivos no Dropbox ou Google Drive, paga contas pelo internet banking ou coloca uma foto no Facebook e no Instagram, você está fazendo tudo isso “na nuvem”.

Pense comigo, para usar seu e-mail, basta acessar uma página em seu computador, tablet ou smartphone, sem precisar ter nada instalado no seu computador, certo? Da mesma forma, quando você envia ou recebe um e-mail, ele também não fica armazenado em nenhum lugar da sua máquina. Ou seja, a mensagem está guardada em um servidor que pode estar em qualquer lugar do mundo. Logo, está salvo num banco de dados nas nuvens.

Portanto, de fato, a  Computação em Nuvem já está presente em nossas vidas há muitos anos. E cada vez mais passa a fazer parte também das empresas.

Atualmente, a maioria das empresas de software já oferece seus produtos (sistemas) on-line, sem que o cliente precise instalar nada ou comprar servidores. Em geral, esse modelo de negócio está se tornando popular com as empresas de Software as a Service (SaaS), que oferecem serviços em nuvens, sem a necessidade de instalação de um software na sua máquina.

Veja neste post todas as 5 vantagens da implantação do sistema de Computação em Nuvem em seu negócio. Confira!

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Vantagens da implantação do sistema de Computação em Nuvem

    1- Redução de Custos

    Uma das principais vantagens da Computação em Nuvem é que você só paga pelo que usa.

    Algum tempo atrás, se uma empresa decidisse utilizar um software de gestão mais robusto, como um ERP ou um sistema de Planejamento e Orçamento, tinha que comprar os próprios servidores para instalá-lo.

    Também tinha que adquirir licenças de bancos de dados, além de precisar possuir pessoal especializado para configurar tudo. E isso não era nada barato.

    Era comum, ainda, a empresa ter que comprar uma máquina poderosa para atender um período de pico no processamento. Isso fazia que a organização ficasse com capacidade ociosa ou que precisasse renovar esses equipamentos em pouco tempo por ficarem ultrapassados.

    Uma alternativa para essa questão é a Computação em Nuvem. Aqui, as empresas que utilizam Cloud Computing “alugam” a capacidade de hardware que desejam durante um determinado o período, pagando apenas pelos recursos de que precisa durante o tempo de uso.

    Isso também vale para os softwares que a empresa precisa. Ao invés de comprar uma licença de uso do sistema e adquirir servidores para instalá-lo, agora você paga apenas uma mensalidade para quem fornece o sistema. E já tem tudo funcionando na hora, com custos que chegam a ser milhares de vezes menores em alguns casos.

    Ficou claro para você como funciona o Cloud Computing e a Tecnologia Cloud? Se você ainda não está convencido, continue vendo as outras vantagens da implantação do sistema de Computação em Nuvem e porque usar essa tecnologia é extremamente benéfico para qualquer negócio.

    2- Flexibilidade, agilidade e escalabilidade

    Outra das grandes vantagens da computação em nuvem que fica claro analisando o processo descrito acima é a flexibilidade.

    Ou seja, você pode decidir aumentar ou diminuir sua infraestrutura de tecnologia na hora que quiser, de forma extremamente rápida e ágil.

    Se sua empresa está crescendo rápido, não é preciso fazer grandes investimentos e perder tempo planejando a compra de um novo servidor, por exemplo. Você simplesmente “aperta um botão” e tem mais recursos à disposição, automaticamente, ampliando o espaço em seu banco de dados nas nuvens.

    Quando você utiliza um software na nuvem (Saas), o próprio fornecedor se encarrega disso. Tudo por meio de métodos automatizados que garantem que sempre haverá disponibilidade, não importa o número de pessoas que estão acessando o sistema naquele momento, o processamento do software em nuvem acontecerá normalmente.

    Essa função é especialmente útil para quem lida com negócios sazonais, que tem picos e quedas de movimento.

    3- Acesso a tecnologia de ponta

    Mais uma das vantagens da computação em nuvem é que o Cloud Computing permite que mesmo empresas pequenas tenham acesso a recursos de tecnologia de ponta.

    Antes, comprar um sistema de gestão sofisticado provavelmente estaria fora de cogitação para uma empresa de poucos funcionários.

    Hoje, da maneira como funciona a Computação em Nuvem, vemos pequenas empresas utilizando os mesmos sistemas de gestão utilizados por grandes companhias.

    E isso só é possível porque cada empresa paga apenas pelo que usa. Logo, os preços acabam se ajustam naturalmente de acordo com o tamanho da organização e principalmente de acordo com sua necessidade de uso.

    Todos saem ganhando!

    4- Software como Serviço (SaaS)

    Cloud Computing é a área, mas você pode utilizar este conceito em software ou hardware.

    Existem vários tipos serviços de Computação em Nuvem. Por exemplo, você pode “alugar” um espaço num servidor e utilizar como precisar, ou pode alugar um software para atender uma ou mais áreas de sua empresa, com tudo já pronto, sem ter que configurar nada.

    Além de ser mais acessível e flexível, o modelo de software como serviço (Empresas SaaS) tem outras vantagens.

    Aliás, nós explicamos o que é SaaS?

    SaaS significa Software as a Service, Software como um Serviço, em português, isto é: você aluga o software e paga uma mensalidade. Toda vez que o software é atualizado, por exemplo, você tem acesso à versão mais nova sem pagar nada a mais por isso e sem ter que perder tempo instalando atualizações. Ou por exemplo, quando você contrata novos funcionários, basta aumentar o número de assinaturas ou criar um novo usuário no sistema para o novato.

    E se você decidir deixar de usar a ferramenta, é só parar de assinar o serviço e não haverá mais cobranças. Em tempos de crise e redução de custos, essa é um das vantagens da Computação em Nuvem que mais atrai as empresas.

    Acha que as vantagens da implantação do sistema de Computação em Nuvem acabaram? Confira mais um benefício que essa tecnologia pode proporcionar!

    O modelo cloud computing vem mudando completamente a relação entre vendedor e cliente, uma vez que a excelência do serviço prestado deve ser contínua. Se não estiver satisfeito com o serviço prestado, você pode simplesmente trocar de fornecedor sem grandes impactos para o seu negócio.

    Isso requer atenção especial de quem fornece o serviço para conquistar e manter o cliente sempre satisfeito, o que novamente é muito bom para todas as partes.

    5- Maior compromisso do fornecedor

    O modelo Cloud Computing vem mudando completamente a relação entre vendedor e cliente, uma vez que a excelência do serviço prestado deve ser contínua. Se não estiver satisfeito com o serviço prestado, você pode simplesmente trocar de fornecedor sem grandes impactos para o seu negócio.

    Isso requer atenção especial de quem fornece o serviço para conquistar e manter o cliente sempre satisfeito, o que novamente é muito bom para todas as partes.

    É claro que como tudo nessa vida, Cloud Computing tem vantagens e desvantagens, Contudo, cada vez mais, as vantagens da implantação do sistema de Computação em Nuvem têm ficado claro para todos.

    Veja um resumo das vantagens do Cloud Computing e porquê usar:

    • Redução de custos
    • Flexibilidade, agilidade e escalabilidade
    • Acesso a tecnologia de ponta
    • Software como Serviço (SaaS)
    • Segurança da Computação em Nuvem

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books. 

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

    E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.