5 vantagens da Gestão Orçamentária para sua empresa

Por |03/10/2014|
Separamos 5 vantagens da Gestão Orçamentária como base para este planejamento de sua empresa e ainda uma dica extra no final.

Confira!

1 – Estabelecimento de metas claras e desafiadoras para uma utilização mais inteligente dos recursos e maximização das oportunidades de ganhos

Uma das principais vantagens da Gestão Orçamentária é a utilização da “inteligência coletiva da empresa”, na redução de custos e despesas, além de utilizar esta mesma inteligência para maximizar oportunidades que poderiam não ser exploradas em novos canais de venda ou mercados.

Isto acontece exatamente por o Orçamento Empresarial ser uma ferramenta que trabalha ainda melhor quando envolve os gestores responsáveis por cada área.

E naturalmente cada gestor conhece melhor que ninguém as necessidades de recursos (gastos, despesas e investimentos) de sua área e também (no caso do comercial) as possibilidades de negócios de cada cliente, cada canal de vendas.

Desta forma, cada gestor soma seu conhecimento ao conhecimento geral do negócio, e quem ganha, claro, é a empresa.

2 – Compartilhamento da responsabilidade

Uma vez que os gestores são envolvidos na elaboração do planejamento orçamentário, passam a serem também responsáveis diretos pelas metas e objetivos que eles mesmos estabeleceram.

Assim, uma das grandes vantagens da gestão orçamentária descentralizada é que a própria metodologia passa a gerar naturalmente uma maior integração dos gestores com a definição clara dos papéis e responsabilidades.

A fim de equilibrar os interesses de seu departamento (centro de custo) com os interesses gerais da empresa, o grau de controle acaba sendo elevado, tanto por parte dos gestores de cada centro de custo, quanto pelos gerentes de departamento, de forma adequada e coerente.

No ambiente empresarial é comum encontrar o termo Gestão a Vista sendo utilizado para descrever este comportamento.

3 – Criação de uma base histórica de informações

Um dos maiores benefícios gerados a médio e longo prazo na adoção da gestão orçamentária é a criação de uma base de dados que vai sendo formada incrementalmente com o passar dos meses e anos.

Esta base de dados fornece informações importantíssimas sobre os comportamentos das receitas e despesas da empresa durante os anos, proporcionando ganhos de velocidade na elaboração dos próximos orçamentos, além de todo o aprendizado que traz acumulado.

Não é possível alterar o que já passou, porém não podemos esquecer do aprendizado e experiência adquiridos ao longo do tempo, portanto é sempre bom dar uma olhada para trás, evitando assim cometer os mesmo erros novamente.

4 – Indicadores de Desempenho simples e acessíveis

Outro das vantagens da Gestão Orçamentária e um importantíssimo benefício gerado pela adoção do Orçamento Empresarial é a geração de dados para compilação de indicadores de desempenho que ajudam a empresa a medir se está caminhando para atingir seus objetivos.

Estes indicadores são importantes tanto para análise do Planejado x Realizado x Histórico (ano anterior), quanto para comparação de despesas e receitas similares de áreas diferentes.

Assim, cada gestor pode comparar seus gastos (e também as receitas no caso da área comercial) com as metas estabelecidas para o mês, e também com os dos demais departamentos (centros de resultados), obtendo insights de onde pode atuar para melhor seus resultados.

5 – Rápida identificação de desvios em relação as metas possibilitando ajustes em tempo

Como sabemos, o Orçamento Empresarial é a tradução do plano estratégico em números. E como todo plano, desvios podem (e vão) ocorrer.

A ocorrência de desvios orçamentários não é o problema. Problema é não realizar a rápida identificação destes desvios, bem como prover o tratamento adequado, seja atuando efetivamente sobre a causa básica ou mesmo criando planos de ação para corrigir e recuperar as perdas.

Para isto é essencial que a empresa tenha estabelecido quais são os níveis de tolerância dos desvios, faça simulações dos cenários possíveis e tenha planos de ação pré-definidos adequadamente para atuar quando isto ocorrer.

[E-BOOK GRATUITO] – Conheça mais vantagens da Gestão Orçamentária em nosso Guia prático do Orçamento Empresarial

Se sua empresa ainda não utiliza o Orçamento Empresarial como ferramenta de planejamento e gestão contínua dos resultados, ou deseja melhorar seus processos gerenciais, confira o e-book gratuito que preparamos.

Para baixá-lo, basta  clicar no botão abaixo:

Guia Prático do Orçamento Empresarial

E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.

Artigos Relacionados


Also published on Medium.

Cadastre-se no Treasy

Deixe seu comentário

Toggle Sliding Bar Area