Treasy | Planejamento e Controladoria

5 Vantagens do Orçamento Matricial para sua empresa!

Já publicamos aqui no blog alguns artigos falando sobre o Orçamento Matricial, metodologia que vem ganhando cada vez mais espaço na gestão empresarial e inclusive disponibilizamos uma planilha para o gerenciamento matricial de despesas que você pode baixar gratuitamente aqui.

No post de hoje reunimos 05 vantagens do Orçamento Matricial como ferramenta para realizar o planejamento econômico-financeiro de sua empresa. Confira!

Planilha Gratuita para o Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD)

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Utilização mais inteligente dos recursos

    Uma das principais vantagens de utilizar o Orçamento Matricial é a especialização dos gestores de pacotes. Esta especialização proporciona condições do gestor responsável conhecer em detalhes a natureza daquela despesa e propor iniciativas para racionalização de gastos.

    Por exemplo, é comum que o gestor do pacote de gastos Despesas de Viagens seja alguém relacionado a área de logística na empresa. Desta forma, a pessoa normalmente possuirá conhecimentos e experiência na área, conhecendo as melhores estratégias para redução de desperdícios por meio de compras antecipadas de passagens e reservas de hotel, melhores e piores períodos para viagens, etc.

    Esta prática auxilia na melhor realocação dos recursos ou eliminação de gastos desnecessários.

    Compartilhamento da responsabilidade

    O Gerenciamento Matricial de receitas e despesas também acaba gerando naturalmente uma maior integração dos gestores (de áreas e de pacotes) com a definição clara dos papéis e responsabilidades.

    A fim de equilibrar os interesses de cada unidade funcional, o grau de controle acaba sendo elevado, tanto por parte dos gestores de cada pacote, quanto pelos gerentes de departamento, de forma adequada e coerente.

    No ambiente empresarial é comum encontrar o termo Gestão a Vista sendo utilizado para descrever este comportamento.

    Benchmarking interno

    Outro importantíssimo benefício gerado pela adoção do GMD é a comparação de despesas e receitas similares de áreas diferentes, com a possibilidade de criação de indicadores, proporcionando melhor visão do comportamento dos gastos.

    Assim, cada gestor pode comparar seus gastos (e também as receitas no caso da área comercial) com os dos demais departamentos (centros de resultados), obtendo insights de onde pode atuar para melhor seus resultados.

    Rápida identificação das áreas / pacotes que não atingiram as metas

    Como sabemos, o orçamento empresarial é a tradução do plano estratégico em números. E como todo plano, desvios podem (e vão) ocorrer.

    A ocorrência de desvios orçamentários não é o problema. Problema é não realizar a rápida identificação destes desvios, bem como prover o tratamento adequado, seja atuando efetivamente sobre a causa básica ou mesmo criando planos de ação para corrigir e recuperar as perdas.

    Para isto é essencial que a empresa tenha estabelecido quais são os níveis de tolerância dos desvios, faça a simulação dos cenários possíveis e tenha planos de ação pré-definidos adequadamente para atuar quando isto ocorrer.

    Criação de uma base histórica de informações

    Por fim, um dos benefícios gerados a médio e longo prazo na adoção do análise cruzada é a criação de uma base de dados que vai sendo gerada de forma incremental com o passar dos meses e anos.

    Esta base de dados fornece informações importantíssimas sobre os comportamentos das receitas e despesas da empresa durante os anos, proporcionando ganhos de velocidade na elaboração dos próximos orçamentos, além de todo o aprendizado que traz acumulado.

    Não é possível alterar o que já passou, porém não podemos esquecer do aprendizado e experiência adquiridos ao longo do tempo, portanto é sempre bom dar uma olhada para trás, evitando assim cometer os mesmo erros novamente.

    Planilha Gratuita com modelo de Gerenciamento Matricial de Despesas (GMD)

    E se sua empresa está pensando em iniciar o uso da metodologia de orçamentação matricial, nós podemos ajudar.Basta clicar no botão abaixo e fazer o download da planilha que criamos com um modelo de orçamento matricial de despesas e utilizar como base para criação dos pacotes e entidades de sua empresa:

    E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

    E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.