Entender as práticas de gestão orçamentária nem sempre é simples se, de fato, sua empresa não tiver uma cultura orientada a dados e foco claro de onde quer chegar, como um objetivo claro da sua empresa: o famoso One Metric That Matters (OMTM).
Porém, é importante entender também que há formas práticas e simples de organizar o orçamento de todo seu negócio, eliminando as incertezas que podem estar barrando sua empresa de atingir os resultados desejados. Além disso, focando os esforços de toda a empresa rumo a um objetivo único.
Então, você sabe o quanto domina sobre as informações da sua empresa? Tem uma previsão confiável se no mês que vem vai alcançar as metas da empresa? Sabe se o faturamento vai chegar ao número desejado? Se os gastos vão diminuir X%? Uma parcela significativa de profissionais de finanças e empreendedores não possuem essas informações. Mas ter essas respostas sobre o futuro da sua empresa é tão possível quanto obter os dados do passado.
Foi com dicas e as melhores práticas do seus mais de 15 anos de experiência com Gestão do Desempenho Corporativo (atuando em dezenas de empresas com Balance Scorecard, gestão orçamentária, custeio, entre outros) que nosso CEO, Gilles B. de Paula, foi convidado para participar do podcast da GPS de Gestão.
[PODCAST] As boas práticas de gestão orçamentária
No episódio dessa semana, os mediadores e sócios da GPS de Gestão, Millor Machado e Fred Beneti, conversaram com nosso CEO para falar sobre as práticas de gestão orçamentária no dia-a-dia. Ou seja, o que sua empresa deve e precisa fazer com urgência para ter fôlego e uma boa saúde financeira.
Além de falar da gestão automatizada e do recurso de visão por completo através de uma plataforma online (no Treasy), Gilles B. de Paula também comentou sobre a metodologia própria que traz facilidade para quem precisa planejar e gerenciar o orçamento da empresa.
No podcast, Gilles comenta o quanto é fundamental avaliar quais são os indicadores que melhor se adaptam à estratégia da empresa, lembrando que utilizar muitos indicadores pode resultar na perda de foco e, consequentemente, de eficiência. É importante, ainda, fazer a comparação entre os resultados para analisar se houve melhora ou se é necessário reavaliar a estratégia da empresa.
Entre os desafios também apontados pelo CEO da Treasy está a implementação de uma cultura orçamentária alinhada com os resultados. Para Gilles, o Orçamento Empresarial é o ato de planejar e estimar os ganhos, despesas e investimentos que a empresa terá em um período futuro. Seu principal objetivo é estabelecer metas e objetivos para poder acompanhar e comparar os resultados, tomando ações corretivas ou preventivas caso necessário. Dizemos também que o orçamento empresarial é a expressão do planejamento estratégico em números, por isso, ambos devem caminhar juntos.
Como ouvir o podcast na íntegra?
Para ter acesso ao conteúdo completo, basta clicar no link abaixo:
[PODCAST] As boas práticas de gestão orçamentária com Gilles B. de Paula
E, depois de ouvir, seria ótimo receber um comentário seu nos contando o que achou. Ah, e não se esqueça de compartilhar material com seus colegas (utilizando os botões das redes sociais).
Quem deve ouvir o podcast?
Independente do porte ou setor de atuação de sua empresa, é fundamental revistar o seu orçamento, reavaliando despesas e não deixando passar oportunidades. Desta forma, sugerimos este conteúdo à:
- Empresas que estão no primeiro exercício orçamentário;
- Empresas que querem iniciar o orçamento no segundo semestre;
- Empresas que querem realizar uma Revisão Orçamentária no segundo semestre;
Além disso, se quiser ver os outros conteúdos e materiais completos, basta acessar nossa Biblioteca Treasy e acessar todos os conteúdos já publicados, como, por exemplo, o conteúdo completo do webinar Cultura orçamentária: estruturando os processos e rotinas financeirasque pode te ajudar ainda mais em como estruturar seu processo orçamentário.