Treasy | Planejamento e Controladoria

Certificações para profissionais de Processos: conheça o exame CBPP e seja um Certified Business Process Professional

Certificação-bpm-vale-a-penaMaior, mais forte e mais rápido. Em inglês temos “Bigger, Stronger, Faster”, um documentário que discute a busca de atletas americanos pela perfeição e a relação com o uso de esteroides. No documentário em questão, o diretor Christopher Bell baseia-se em seus dois irmãos que idolatravam Arnold Schwarzenegger e Sylvester Stallone e faziam uso de anabolizantes para “crescerem”. O documentário também aborda médicos especialistas, membros do congresso norte-americano e atletas profissionais sobre essa perseguição por tornar o corpo humano uma máquina.

Falando em perseguição - e trazendo este artigo para nosso contexto -, empresas bem-sucedidas estão sempre na luta por tornarem-se maiores, mais fortes em seus segmentos e mais rápidas em inovação. É como se o desafio das corporações hoje fosse o de tornar suas organizações uma máquina poderosa.

Para cumprir com esse objetivo, é necessário ter uma junção de fatores. Fazendo uma analogia com o corpo humano, o financeiro seria o coração, portanto, sem uma correta gestão financeira pode esquecer esse assunto de máquina. A fim de tornarem-se mais competitivas e bem-sucedidas, empresas precisam também melhorar seus processos.

Aliás, falhar na melhoria de processos é quase certeza de queda nas receitas, aumento nos custos e consumidores menos satisfeitos. Na gestão, existe o que chamamos de BPM, acrônimo para Business Process Management (ou Gerenciamento de Processos de Negócio).

Aqui no blog já falamos sobre Mapeamento de Processos e agora o que queremos é ajudar você, como profissional, a ser ainda melhor na Gestão de Processos e tornar-se um Certified Business Process Professional. Para isso, confira tudo o que separamos sobre a certificação BPM, sendo mais específica, a CBPP.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é CBPP?

    CBPP vem de Certified Business Professional. Dentre as certificações para profissionais de processos, a certificação CBPP é uma das que mais ganha atenção e atrai olhares. O CBPP é uma certificação de BPM reconhecida internacionalmente e tem a ABPMP (Association of Business Process Management Professionals) como instituição responsável.

    Um Certified Business Professional atesta que possui conhecimento teórico e prático dos processos especializados, mostrando evidências de experiência de campo. Conforme identificado no site da ABPMP, o profissional com a certificação BPM em questão, comprova que:

    A certificação é baseada no Common Body Knowledge of CBOK® do Business Process Management, e no Brasil é disponibilizada em português. Por ter uma natureza internacional, ao obter o título de CBPP o profissional mostra aos empregadores que além do conhecimento e dos itens comprovados nos pontos acima, ele fala a mesma linguagem profissional que os colegas especialistas em todo o mundo.

    Adicionalmente, o detentor do Certified Business Professional demonstra prática, experiência e conhecimento nas nove áreas temáticas do CBOK®:

    Como a ABPMP acredita que um gerente de processos deve estar sempre atualizado e alinhado com tendências, novas práticas e referências, o CBPP deve ser renovado a cada três anos (ou seja, é válido por três anos a partir de sua outorga).

    Certificação BPM: a quem a CBPP se destina?

    Uma certificação BPM serve para validar e endossar o conhecimento, a experiência e as habilidades dos profissionais em BPM. Sendo assim, são altamente valorizadas pelo mercado e perseguidas por profissionais da área de processos.

    A certificação CBPP, portanto, é indicada para profissionais que atuam com o Gerenciamento de Processos de Negócios e/ou possuem experiência na área e desejam provar seu know-how por meio de uma certificação reconhecida internacionalmente.

    Requisitos para a certificação CBPP

    Importante destacar que o candidato ao título de CBPP precisa:

    Quanto à formação acadêmica ou profissional:

    Como funciona o exame CBPP?

    Primeiro uma comissão da ABPMP analisará se o candidato é ou não elegível para seguir para as demais etapas. Em outras palavras: a comissão analisará se a pessoa possui os requisitos citados no tópico logo acima. Um Proctor credenciado pela ABPMP Internacional avaliará o currículo do candidato e emitirá uma declaração por e-mail caso seja comprovada sua elegibilidade.

    Após serem considerados aptos a fazerem o exame, os candidatos aqui no Brasil podem seguir para o Boot Camp (se assim desejarem), um curso com duração de três dias que serve para nivelar o conhecimento. Atenção: o Boot Camp não é um preparatório para o exame CBPP, mas serve para “refinamento de conceitos, alinhamento de propósitos, estabelecimento de um entendimento comum sobre as áreas de conhecimento, compartilhamento dos objetivos de BPM da ABPMP BR, engajamento, ampliação e fortalecimento da comunidade BPM no País”. O calendário do Boot Camp pode ser conferido no próprio site da ABPMP Brasil.

    Após se inscrever no BPM Boot Camp, o candidato receberá um exemplar do BPM CBOK V3.0, o qual deve ser devorado, afinal, quanto melhor for sua preparação, melhor será o seu desempenho no Boot Camp, certo?

    Caso não queria participar do Boot Camp, o candidato pode inscrever-se direto no exame. No entanto, conforme veremos, os não participantes deverão pagar uma taxa diferente e não terão direito a realizar a prova em português.

    Informações sobre o exame de Certified Business Process Professional

    A prova de CBPP possui 135 questões que devem ser solucionadas em três horas. Como comentado, as questões envolvem as nove áreas do CBOK®:

    A prova para esta certificação BPM é realizada no computador e o resultado é imediato. A inscrição no exame CBPP requer que o candidato seja associado da ABPMP e se filie como membro na categoria “Professional”.

    Valores envolvidos:

    Para mais informações sobre valores e possíveis descontos, não deixe de acessar a página da ABPMP Brasil.

    Como estudar para o exame CBPP?

    O grau de exigência é elevado, sendo que para conseguir o certificado CBPP o candidato deve ter um mínimo de 70% de acertos. Conforme indicado pela própria Association of Business Process Management Professionals, atividades de preparação incluem:

    Sobre curso preparatório para certificação CBPP, alguns estabelecimentos que oferecem preparatório:

    A ABPMP possui Provedores de Treinamento Credenciados (PTC). A lista completa pode ser conferida no site da associação. No Facebook, encontramos a comunidade CBPP. Uma dica para profissionais que querem a certificação CBPP é participar da comunidade e ficar por dentro de novidades do exame e dos cursos (além de ser uma ótima maneira para compartilhar conhecimento e esclarecer dúvidas).

    Para fechar (certificação BPM vale a pena?)

    Neste artigo vimos um certificado exclusivo para profissionais de gerenciamento de processos. Após ler o que explicamos aqui, você pode ainda estar na dúvida se deve ou não começar a se preparar para o exame CBPP. Bom, logicamente que esta é uma questão muito pessoal, mas o que nós aqui da Treasy pensamos é que quanto mais especializado for um profissional em sua área de atuação, mais chances ele tem de conseguir alavancar sua carreira.

    Pensando em uma certificação internacional como é a CBPP, ser detentor do título de Certified Business Process Professional pode significar mais portas abertas em outros ares (e mares). Contudo, a dica que damos é que você tenha um plano de carreira bem traçado primeiro, para somente depois desenhar as estratégias. É aquela história de saber onde quer chegar para conseguir desenhar o melhor caminho.

    Assim como num planejamento empresarial, o plano de carreira começa com a análise de sua atual situação profissional e posteriormente são traçados seus objetivos e como alcançá-los. Para ajudar você na elaboração do seu plano, elaboramos um Plano de Carreira para Profissionais de Controladoria que te dará uma ideia de como desenhar sua carreira. O material é disponibilizado gratuitamente e para acessá-lo é só clicar no banner abaixo:

     

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.