Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #46: O impacto da IA na carreira de controladoria e finanças, com Jéssica Regina

O impacto da IA na carreira de controladoria e finanças 2

Você muito provavelmente já ouviu falar do filme O Exterminador do Futuro, que mostra um futuro pós-apocalíptico e um mundo dominado (e dizimado) pelas máquinas. Que futuro é esse? Bom, a história inicia no ano de 2029, então, se você fizer as contas verá que em apenas alguns anos o “futuro” da obra já será o nosso “passado”.

Até o momento em que este artigo está sendo escrito estamos longe de vermos máquinas tomando nossos lugares e acabarem com a humanidade. Mas o que já vemos é a Inteligência Artificial (IA) presente em nossas vidas. Mais especificamente, a IA servindo como uma ferramenta para ajudar-nos a sermos muito mais produtivos.

Se em áreas como marketing e vendas o uso dessa tecnologia já é bem evidente, como ficam setores como finanças e controladoria? E se falarmos para você que o futuro já é agora (não o do filme, mas o da vida real)?  

Para conversar sobre o assunto, no episódio #46 do Controller Cast convidamos Jéssica Regina, profissional com mais de 15 anos de experiência, com uma bagagem que vai desde analista fiscal até Head of M&A/FP&A, e que hoje atua como controller.

Jéssica é também fundadora do Financ.ia, um grupo de estudos de IA para Finanças & Contabilidade. No bate-papo, ela fala sobre Inteligência Artificial, o impacto da IA na controladoria e finananças, o futuro dos profissionais e compartilha o que tem aprendido sobre a tecnologia.

Confira o episódio na íntegra abaixo ou ouça pelo Spotify:

Abaixo um resumo da nossa conversa: 

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Como está a aplicação da IA no financeiro/controladoria das empresas?

    Sabemos que a Inteligência Artificial ainda é um bebê e que tem muito para ser desenvolvido ainda. Também sabemos que, apesar de ainda estar nas primeiras fases de vida, ela já é avançada em linguagem de texto. Por conta disso, como pontua Jéssica, profissionais de áreas como marketing e vendas estão aproveitando muito o que a IA tem a oferecer.

    No campo de finanças e controladoria a situação já é um pouco diferente, porque estamos falando de áreas que precisam de dados estruturados em primeiro lugar. Em outras palavras, a IA nesses setores tem se desenvolvido em passadas diferentes, mas, conforme o bate-papo com a Jéssica nos mostra, já temos alguns bons cases de uso.

    Ela cita como exemplo a IA da Microsoft, Copilot for Finance, que é um suplemento do Excel. Ao colocar duas planilhas e pedir para a IA fazer a conciliação, em questão de segundos ela não apenas faz isso, como pega os dados, faz um relatório comparativo e dá o highlight do que está mais expressivo.

    Bônus Treasy: se você quiser saber mais sobre o impacto da IA na controladoria e finanças, temos dois artigos que podem te ajudar.

    👉 Como utilizar a IA no controle orçamentário

    👉 Como usar o Chat GPT para criar um orçamento para sua empresa

    Com o impacto da IA na controladoria muita gente vai perder o emprego?

    Ok, a pergunta é batida, mas é fato que, assim que a maioria das pessoas entende o potencial da IA, esse receio surge. A verdade é que, como comenta Jéssica e nós, da Treasy, concordamos, a Inteligência Artificial somente vai tirar empregos de quem não saber usá-la e não conseguir extrair o potencial dela

    Para tarefas operacionais, por exemplo, a IA traz muito mais rapidez, o que significa que o profissional que entender isso vai ser muito mais produtivo (e consequentemente, mais valorizado). 

    Jéssica vai ainda além e acredita que a adoção da Inteligência Artificial “vai ser uma avalanche”. Ela complementa: “temos que nos preparar tecnicamente e também pessoalmente, porque a liderança precisa se preocupar como lidar com o medo que as pessoas têm”.

    Outro ponto apontado por ela é a disrupção que a IA trará para o mercado de trabalho. “Hoje a gente tem analistas que não analisam e sabemos disso. Passam tempo preparando planilhas”. 

    Como a inteligência artificial traz ganho em produtividade, o tempo que um profissional leva para produzir vai ser substituído por tarefas estratégicas. Na visão de Jéssica, o próprio estagiário poderá atuar mais estrategicamente, algo que melhorará a qualidade do trabalho. 

    Em suma, a IA poupa o trabalho operacional, mas ela nunca substituirá a experiência necessária de um humano para realizar o trabalho de análise e validação, por exemplo.

    Qualidades do profissional de finanças/controladoria na era da IA

    Para Jéssica, a Inteligência Artificial é o estagiário com maior potencial que existe, mas ela precisa ser ensinada (e aprende muito rápido). Sendo assim, o profissional que deseja se destacar e garantir um crescimento na carreira na era da IA, precisa saber usá-la. 

    Entre outras coisas, isso significa entender os comandos que precisam ser dados para que ela faça as ações desejadas (no podcast Jéssica dá algumas dicas sobre isso). Contudo, não é apenas a parte técnica que importa. Algo que a fundadora do Financ.ia deixa bem claro nesse bate-papo é a importância dos soft skills.

    Aliás, se tem um profissional que precisa ser bom nisso é o controller, que faz a ponte entre a diretoria e os gestores. Saber ouvir, se comunicar com clareza, se relacionar e liderar faz parte do dia a dia de quem atua na controladoria. 

    Mais do que nunca, a questão do relacionamento será importante. “A IA não vai fazer relacionamento e sem relacionamento você não consegue fazer nada na vida”, fala Jéssica. Ainda na opinião dela, ter inteligência emocional para viver tudo isso é fundamental. 

    Aprendendo sobre IA com o Financ.ia

    O Financ.ia é um grupo de estudos, o que quer dizer que todos os participantes aprendem juntos. Jéssica explica que funciona como uma comunidade, na qual todos podem interagir e uns ajudam os outros. 

    O grupo é formado por duas turmas, às segundas à noite e aos sábados de manhã. Os encontros são via Zoom e duram duas horas. Na primeira parte, são discutidas atualizações, o que aconteceu na semana, cases e outros. Na segunda, são abertas salas simultâneas por departamento, como controladoria, contabilidade, auditoria, valuation e outros.

    Jéssica explica que apesar de esse grupo ter surgido para unir pessoas que desejam aprender sobre a IA no setor financeiro, as discussões não se limitam apenas a isso. Há troca também sobre como usar o Excel e ajuda para questões profissionais.

    Para fazer parte do grupo, é só preencher o formulário do Google:

    E você também pode acompanhar nas redes sociais:

    Gostou da conversa?

    Esse é apenas um resumo do que Jéssica conversou com a gente. No bate papo completo, além de abordar o impacto da IA na controladoria e finanças. ela dá muitos outros exemplos práticos de uso da IA no setor financeiro, apresenta dicas de como usá-la, compartilha algumas ferramentas e muito mais. Ouça o episódio completo no início do artigo ou pelo Spotify.

    Se você ainda não conhece, o Controller Cast é um podcast onde discutimos temas de Finanças e Controladoria ou de interesse dessas áreas, trazendo ideias e exemplos práticos. Tudo por meio de entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença no mercado. Você pode ouvir os demais episódios aqui.