Treasy | Planejamento e Controladoria

[Drops Treasy #03] – Indicadores de Desempenho: Margem de Contribuição

Continuando a nossa série sobre Indicadores de Desempenho, no Drops Treasy de hoje vamos falar hoje sobre o Indicador de Margem de Contribuição.

No vídeo vamos aprender como projetar e analisar o Indicador de Margem de Contribuição dos produtos e serviços de sua empresa, além de várias outras dicas que podem ser colocadas em prática com bem pouco esforço.

Para assistir o vídeo, basta clicar na imagem abaixo:

Toda empresa quer maximizar seus resultados e aumentar sua eficiência comercial, isso fica muito mais fácil quando se entende e se analisa algumas variáveis e indicadores importantes.

A Margem de Contribuição é com certeza um dos indicadores de desempenho fundamentais para a gestão de qualquer negócio, portanto, ela deve ser acompanhada bem de perto para tomar qualquer decisão estratégica e com viés comercial.

O Indicador de Margem de Contribuição nos diz o quanto da Receita gerada com a venda de determinado produto ou serviço ficará com a empresa para pagar as despesas fixas (como aluguel, energia, telefonia etc.) e gerar lucro. É simples, e fica ainda mais fácil se você interpretar o próprio nome do indicador:

Margem: a diferença entre o preço de venda de um produto e seus respectivos Custos e Despesas Variáveis.

Contribuição: é o quanto um produto vai deixar para a empresa e contribuir para “bancar” as Despesas Fixas, após descontarmos seus Custos e Despesas Variáveis.

Como calcular o Indicador de Margem de Contribuição de suas vendas

Para entender como calcular este indicador, é preciso que antes fique bem claro a diferença entre Custos e Despesas e Variáveis. Custos são os gastos diretamente ligados aos seus produtos (você pode ter custos de fabricação ou de compra de mercadoria, por exemplo), já as Despesas Variáveis, para ficar fácil, é só você pensar nos demais gastos que são diretamente ligados à venda (você vendeu, tem que pagar) como é o caso clássico de impostos e comissões.

Sabendo isso, vamos ao cálculo:

MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO = RECEITA DA VENDA – (CUSTOS + DESPESAS VARIÁVEIS)

Para ficar ainda mais simples, vamos utilizar um exemplo prático. Imagine que sua empresa projete vender 1.000 unidades de determinado produto, cada produto é vendido a R$ 60 e tem um CMV de R$ 25, além disso, você paga uma comissão de 10% sobre o valor da venda para o seu vendedor (despesa variável).

Neste caso, o cálculo do nosso Indicador de Margem de Contribuição ficaria:

Esta fórmula pode ser aplicada tanto para descobrir a Margem Unitária (análise exclusiva sobre um produto ou serviço) como a Margem Total (considerando toda a sua capacidade produtiva).

Analisando o Indicador de Margem de Contribuição para tomada de decisões mais seguras

Assim, podemos tirar vários insights com o mesmo indicador:

Como você pode ver, a margem de contribuição diz muito sobre sua eficiência comercial. Muitas empresas utilizam inclusive este indicador como uma meta para o seu comercial, definindo que a margem não deve ser menor do que um valor estipulado durante as negociações.

Compreender corretamente o Indicador de Margem de Contribuição também será fundamental para chegarmos a outro indicador, o Ponto de Equilíbrio, mas este ficará para o nosso próximo vídeo da série de indicadores.

Esperamos que vídeo e o artigo sejam de ótimo proveito para você e sua empresa e depois de apreciar o material, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e compartilhar com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam logo aqui abaixo!


Também publicado em Medium.