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Quanto vale minha empresa e como realizar o Valuation?

valuation

Com certeza você já viu notícias de empresas de tecnologia sendo vendidas por valores muito altos, na casa dos bilhões, como foi o caso do Instagram, Waze e o Whatsapp. Sem dúvida, em algum momento antes da venda, essas companhias fizeram uma pergunta básica: quanto vale minha empresa?

Essa questão é bastante comum em empresas em expansão, principalmente uma startup. Especialmente quando chega o tão esperado momento de dar o próximo passo no crescimento e atrair investidores. Outros casos comuns onde surge esse questionamento são em divisão societária e abertura de capital.

Para todas as situações, a resposta é uma só: fazer o Valuation.

Se você nunca ouviu falar sobre o assunto ou precisa saber mais, calma, vamos te falar tudo sobre Valuation: o que é esse processo de valoração das empresas, quais métodos de avaliação, como fazer o cálculo, quais profissionais recorrer e o mais importante de todos, como fazer sua empresa valer mais.

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    Mas que é Valuation?

    Antes de qualquer estrutura financeira, o Valuation é uma percepção de mercado. Isso significa que não há exatidão no cálculo, pois essas percepções podem ser diferentes, dependendo de fatores que vão além dos contábeis. São levados em consideração, por exemplo, o capital intelectual, branding (visibilidade da marca) ou o tamanho do mercado em que a empresa está inserida.

    Na teoria, Valuation é um termo em inglês bastante usado em português para se referir ao processo de calcular o valor de uma empresa. Tudo de forma sistematizada, usando um modelo quantitativo, com métodos de avaliação de empresas. Mesmo assim, envolve certa dose de subjetividade na hora de definir premissas e selecionar fontes de dados. Por isso, a confiabilidade do resultado depende da percepção do mercado e da lógica embutida nas decisões do empreendedor.

    Uma empresa que está começando, provavelmente terá mais dificuldades para calcular seu valor, principalmente devido à falta de históricos numéricos e por ter um produto/serviço ainda não consolidado. Assim, a análise de valor da empresa precisará ser realizada com base em estimativas e previsões, o que aumenta o nível de incertezas e deixa margens maiores para os investidores negociarem sua participação. Em empresas mais consolidadas, o resultado do processo de valuation será mais preciso.

    Porque é importante realizar o Valuation?

    Independente do momento que a organização está vivendo, compreender o valor real de sua empresa permite que você a conheça melhor, explorando os aspectos que a valorizam e os que a fazem valer menos. Assim, você pode mitigar essas deficiências e focar em melhorar ainda mais os pontos positivos que fazem a empresa ter reconhecimento de valor pelo mercado.

    Outra vantagem, talvez a principal delas, é que, sabendo o montante a ser investido e o valor da sua empresa, você consegue negociar a participação societária do investidor de forma mais justa para ambas as partes.

    Além disso, entender o valor de uma empresa, historicamente, permite que você tenha uma ideia do comportamento da companhia ao longo do tempo, o que é fundamental para a construção de estratégias futuras.

    Sabendo da importância do tema e pensando na complexidade do processo, fizemos um e-book exclusivo sobre Valuation. Confira um pouco do que você vai encontrar no material:

    Como calcular o valor de uma empresa?

    Aqui vale um alerta importantíssimo. Você consegue calcular o Valuation internamente? Sim. Isso é aconselhável? Depende. Se for para avaliar processos internos sim, se for para apresentar ao mercado e buscar investidores, não. Neste caso, o ideal é que seja feito por uma consultoria especializada. Não está entendendo nada? Vamos lá, então.

    Imagine que você quer comprar um imóvel, por exemplo. Define o perfil que está buscando e avalia tanto usados quanto novos. Os usados apresentam valores muito variados, mesmo de apartamentos num mesmo condomínio. Cada proprietário estipula quanto acredita que deve cobrar. Provavelmente ele até considere o preço dos demais, mas, geralmente, também tem o fator emocional.

    Já outro imóvel à venda passou por uma vistoria de empresa certificada, que verificou toda parte elétrica e hidráulica. Fez uma pesquisa de mercado e avaliou pontos de melhoria naquele imóvel específico. Você teria mais confiança em comprar o imóvel com vistoria ou o imóvel que o próprio dono dá a garantia?

    Voltando ao Valuation, é um pouco isso que acontece com as empresas. Bom, mas como fazer esse cálculo? Como dissemos anteriormente, não existe uma maneira única de avaliar uma  empresa e a escolha da forma mais adequada para sua realidade resultará num valor confiável e realista.

    O três métodos mais utilizados no mercado e previstos na Lei 6.404/76 (Lei das S/A) são: Fluxo de Caixa Descontado (FCD), Múltiplos de Mercado e Valor Patrimonial. No e-book Como o Orçamento Empresarial impacta no Valuation, explicamos como é feito o cálculo de acordo com as metodologias.

    No material, também abordamos os perfis de organizações indicadas por método, assim como as vantagens e desvantagens de cada um deles. Além disso, damos um passo a passo das etapas do processo de Valuation.

    Como aumentar o valor da empresa com o Orçamento Empresarial?

    A ideia de fazer um material o mais rico possível surgiu da necessidade de algumas organizações de terem que fazer o Valuation e, consequentemente, quererem aumentar o valor do negócio. Mas como fazer isso? A resposta está no Orçamento Empresarial, que pode e deve ser um aliado importante nessa etapa.

    Isso mesmo! Com o Orçamento Empresarial é possível obter benefícios como organização das informações, metas bem definidas e tomadas de decisões baseadas em dados, além de profissionalização da gestão.

    A Gestão Orçamentária possui quatro etapas importantes da gestão que você precisa conhecer: demonstrações financeiras projetadas, simulação de cenários, acompanhamento e controle orçamentário e revisão orçamentária. A ideia, aqui, é mostrar como as informações obtidas em cada uma dessas fases pode ser decisiva na hora de calcular o Valuation da sua empresa. Também falamos mais sobre isso no e-book. Você pode baixar o material agora mesmo clicando no banner abaixo.

    Planilha gratuita com modelo para Valuation

    Como já falamos, o ideal é fazer o Valuation por meio de uma consultoria, principalmente se o objetivo é vender a empresa, fazer uma divisão societária ou abrir capital. Mas, se a ideia é fazer uma auditoria interna e melhorar os processos, você pode usar a planilha modelo para calcular o valor da sua empresa.

    Lembre-se que o valor obtido não é real, mas fornecerá um parâmetro que é importante você ter na hora de negociar com os investidores. 

    Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Ficou com alguma dúvida ou quer contar uma experiência? Fique à vontade. Estamos aqui para ouvi-lo e trocar ideias.

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