Ao trilhar o caminho da inovação, empreendedores são capazes de gerar resultados e por consequência melhorar a vida dos stakeholders. Pioneirismo e inovação estão diretamente ligados com a aplicação prática de novas ideias, e para colocar as ideias em prática é necessário uma postura empreendedora.
Por isso, no episódio #27 do Controller Cast convidamos o Alexandre Prado, CPO na ContaAzul, uma plataforma de negócios em nuvem especializada em servir soluções para micro e pequenas empresas.
Se você ainda não conhece, o Controller Cast é um podcast onde discutimos temas de Finanças e Controladoria ou de interesse dessas áreas, trazendo ideias e exemplos práticos. Tudo por meio de entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença no mercado.
Agora você também pode nos ouvir no Spotify, Deezer e iTunes Podcast!
Ouça também os episódios anteriores:
#23 Controller Cast com Juliana Rossi sobre Planejamento e Orçamento de Marketing
#24 Controller Cast com Rodrigo Garcia sobre Valuation
#25 Controller Cast com Guilherme Costantin sobre Boas práticas na gestão de reembolso
#26 Controller Cast com Marcio Jacson sobre Como aumentar a produtividade da sua equipe de maneira efetiva
Sobre Alexandre Prado
Alexandre Prado é um profissional experiente em administração de times de alta performance. Suas áreas de expertise se concentram em administração de produto, desenvolvimento de negócios, planejamento estratégico e inovação. Atualmente é Chief Product Officer da ContaAzul, em Joinville – SC, Alexandre se graduou com M.B.A. na MIT em Cambridge Ma., USA. Em sua experiência profissional ele trabalhou em posições estratégicas, dentre elas Head of Corporate Development and Ventures na Cielo em São Paulo e Analista Junior na Goldman Sachs em Londres, UK.
Veja o que conversamos com Alexandre:
Na sua perspectiva e experiência, qual a melhor maneira de definir inovação e pioneirismo?
- Academicamente a inovação ocorre em duas formas:
- Inovação Incremental: ocorre dentro de um modelo de negócios já atuante e procura adicionar melhorias incrementais em produtos, serviços, processos e projetos;
- Inovação disruptiva: é um modelo de negócio completamente diferente dentro do setor de atuação ou até mesmo a criação de um novo setor.
- Pioneirismo é um direcionamento que leva um indivíduo a fazer algo novo, seja para si mesmo ou para as pessoas ao seu redor. Pioneirismo pode acontecer em situações pequenas ou mais significantes, mas geralmente significa uma mudança no padrão.
Considerando os desafios e limitações do setor, é possível que micro e pequenas empresas sejam capazes de inovar?
- Uma boa maneira de gerar inovação é por meio da forma incremental, pois é uma forma de inovação que está sempre ao alcance de todos.
- Para inovar, mesmo sendo uma empresa com limitações de tamanho e recursos, é preciso ter uma atitude de busca da melhoria contínua.
- No caso de inovação disruptiva, é preciso uma atitude e desejo de mudança para melhor, e nem sempre essa melhoria se traduz em algo completamente diferente do que já existe.
- Há casos de inovações disruptivas em setores que já existem a um tempo no mercado, porém ao adicionar uma melhoria incremental aquele modelo de negócio se torna uma inovação.
Existe uma ideia distorcida de que a inovação é algo extraordinário, que somente indivíduos altamente qualificados e com recursos ilimitados são capazes de ser pioneiros em inovação. Quais os fatores que levam as pessoas a acreditarem que inovação é algo distante da realidade dos empreendedores de micro e pequenas empresas?
- No Brasil temos uma cultura de empreendedorismo onde o indivíduo se vê forçado a empreender por falta de uma escolha melhor.
- Muitos indivíduos iniciam a jornada do empreendedorismo em busca de liberdade profissional ou por questões econômicas.
- Existe uma diferença grande em um negócio que foi aberto por ser algo inovador motivado pelo desejo de oferecer algo que melhora a vida das pessoas; e temos também a realidade do negócio que foi aberto porque o dono decidiu que não queria mais ter chefe e abriu negócio para ser chefe de si mesmo.
- Existe também a percepção do público que também pode inibir o desenvolvimento de novas ideias. Quando o público geral acredita que inovação só vem de empresas grandes, as empresas de pequeno porte acabam não tendo a chance de brilhar quando são inovadoras.
Apesar disso, Alexandre, não podemos negar que a realidade que vivemos pode também apresentar desafios que impedem o desenvolvimento de novas ideias. Quais os fatores da realidade socioeconômica devem ser considerados quando se está trilhando o caminho da inovação?
- Inicialmente é preciso pesquisar e certificar-se de que a ideia a ser empreendida é de fato algo completamente novo ou se já existe no mercado.
- Em seguida é necessário pensar na perspectiva do público. Em termos de inovação e usabilidade, a minha ideia vai tornar a vida do meu público alvo mais fácil?
- Prefira iniciar com algo pequeno que não chame muita atenção de competidores com potencial de executar a mesma ideia com mais recurso e assim derrotar o empreendimento que acabou de iniciar.
- Entenda a sua capacidade em caixa, potencial de investimentos e parcerias em sociedade. Realize testes da sua ideia para ter clareza do quanto será necessário em investimento e esforço para dar início ao projeto.
Existe alguma característica em comum entre micro e pequenas empresas inovadoras?
- Vontade de melhorar o que já está sendo feito.
- Atitude de abraçar a transformação digital que faz parte de vários aspectos da nossa vida.
- Buscar tecnologia que faz o negócio se tornar mais eficiente e os processos mais práticos.
- Investimento em melhoria do negócio dentro do setor de atuação.
- Organização e foco na gestão tendo em vista a melhoria de produtos e serviço com base nas demandas e necessidades do mercado.
Para os pequenos empreendedores ou pessoas que estão pensando em começar a empreender, quais exemplos de atitudes e dicas que podemos dar para facilitar a geração de ideias inovadoras que fazem a diferença na vida das pessoas?
- Explore seu potencial profissional: quais conexões você fez dentro das áreas de sua competência e quais oportunidades de melhorias são encontradas dentro do seu setor.
- Identificar fricções: quais processos e aspectos do trabalho sendo executado podem ser melhorados para eliminar fricções.
- Identificar relevância: para boas ideias serem vendidas elas precisam ser aplicáveis para o público em geral.
- Conecte-se: procure participar de eventos e conectar-se com pessoas do ramo, entenda as dores do seu público e tenha clareza dos seus potenciais concorrentes.
- Inspire-se: expanda seus horizontes e procure inspiração em mercados do exterior. Muitas ideias são geradas em países diferentes e nunca foram executadas aqui no Brasil.