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Necessidade de Capital de Giro (NCG): dando fôlego para seu negócio!

 necessidade de capital de giro ncgPara muitas empresas o Capital de Giro é uma necessidade essencial para o funcionamento e saúde financeira da organização.

Quando uma nova empresa inicia suas atividades, geralmente recebe dois tipos de investimentos. Uma parte deste montante é considerado seu Ativo Fixo e será utilizado para a aquisição das máquinas, equipamentos, móveis, prédios e todos os demais bens que a empresa precisa para iniciar e manter sua operação.

Já a outra parte deste investimento inicial vai compor uma reserva de recursos para ser utilizada conforme as necessidades financeiras da empresa ao longo do tempo. Este valor é chamado Capital de Giro.

Mostraremos nesse artigo tudo o que você precisa saber desde a análise até a fórmula de necessidade de capital de giro.

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    Como calcular a Necessidade de Capital de Giro (NCG) de uma empresa

    A Necessidade de Capital de Giro (NCG) é o valor mínimo que uma empresa precisa ter de dinheiro em seu caixa para garantir que sua operação (compra, produção e venda de produtos ou serviços) não pare por falta de recursos.

    Para saber como calcular a necessidade de Capital de Giro (NCG) de uma empresa, o primeiro passo é conhecer bem os Prazos Médios de Pagamento e Recebimento:

    Fórmula do NCG

    NCG = Prazos Médios de Recebimento – Prazos Médios de Pagamento

    Ou seja, se os Prazos Médios de Pagamento que a empresa tem com seus fornecedores for maior que os Prazos Médios de Recebimento que dá a seus clientes, provavelmente não terá grande necessidade de Capital de Giro (NCG). É o que chamamos de “empresa financiada pelos clientes” ou também Necessidade de Capital de Giro Positiva.

    Já se a situação for oposta, com os Prazos Médios de Recebimento maiores que os Prazos Médios de Pagamento, então a empresa estará pagando seus fornecedores antes de receber de seus clientes, e precisará então de um maior volume de Capital de Giro, seja com capital próprio (aportado pelos sócios e investidores) ou de terceiros (bancos ou outras fontes de financiamento).

    Outra forma de análise da Necessidade de Capital de Giro é estudar os grupos de Ativo e Passivo Circulante no Balanço Patrimonial:

    NCG = Ativo Circulante Operacional – Passivo Circulante Operacional

    A primeira fórmula que vimos, traz a Necessidade de Capital de Giro da empresa em dias. Já a fórmula acima traz a NCG em Reais (ou unidade monetária utilizada pela sua empresa), ou seja, quanto de Capital de Giro é preciso.

    Ambos os cálculos são importantes. O primeiro ajuda a entender qual o tempo médio de dias que a empresa fica com o dinheiro de seus clientes antes de pagar os fornecedores (ou o contrário, quanto tempo fica devendo para os fornecedores antes de receber de seus clientes). Já a segunda fórmula mostra quanto isto representa em termos monetários, ou seja, quanto terá de caixa disponível para aplicações e investimentos (ou o contrário, quanto terá de falta de caixa e precisará tomar empréstimos, consequentemente pagando juros).

    Importância da Gestão de Capital de Giro

    E não basta apenas calcular a NCG, é preciso de uma interpretação da necessidade de Capital de Giro, levando em consideração não só os resultados, mas também a estratégia geral da empresa:

    • NCG positivo: a empresa está com superávit de capital de giro, não necessitando recorrer a bancos ou outras fontes de recursos;
    • NCG negativo: a empresa tem um déficit em seu capital de giro, significando que parte do seu Capital de Giro vem de recursos de terceiros, o que pode levar a despesas com pagamento de juros por este capital e em alguns casos, demonstrar um quadro de risco associado ao negócio.

    Mesmo que a empresa tenha uma operação rentável, lucrativa e trabalhe com boas margens de lucro, a administração eficiente do Capital de Giro é fundamental para manter o Fluxo de Caixa da empresa “saudável”.

    Portanto, administrar quanto é preciso de Capital de Giro para sua empresa significa avaliar o momento atual da empresa, se falta ou sobra recursos financeiros e os reflexos gerados por decisões tomadas em relação a compras, vendas. Isto é fundamental para a continuidade e saúde do negócio, principalmente em ramos que trabalham com margens mais baixas e não podem “financiar seus clientes”.

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