Treasy | Planejamento e Controladoria

[Novidades no Treasy] – Exportar e importar dados ficou ainda mais fácil

importar dadosPlanilhas, definitivamente, não são a melhor opção para um mundo digital e conectado. São muitos os fatores limitantes, como insegurança das fórmulas, gestão da informação, compilação dos dados em um só lugar e agilidade no processo.

Porém, infelizmente, ela ainda é muito utilizada por um número representativo de empresas. Por isso, o Treasy pensou em formas de simplificar a transição do arquivo em planilhas para o software em nuvem.

Logo, em alguns momentos, você poderá exportar ou importar planilhas do sistema. Pelo menos até tornar todo o processo automatizado. Mas não se preocupe, nós ajudamos você!

Por que fazer essa integração? Quem usa o Treasy e precisa, por exemplo, trazer os dados de um ERP ou da contabilidade (caso estes ainda trabalhem com planilhas ou não consigam integrar com outros sistemas), consegue fazer essa integração de informações de forma simples.

Se antes já conseguia, a partir de agora ficou ainda mais fácil!

Trouxemos algumas dicas e o passo a passo de como fazer importações e exportações dos dados com segurança e agilidade.

#01: Zerar valores no Treasy e copiar valores do ERP

Antes de importar os dados, você tem a opção “Zerar valores no Treasy e copiar valores do ERP”, como mostra a imagem abaixo. Essa função permite descartar os valores que já estavam no Treasy antes da busca no ERP.

#02: Uso de planilha modelo

Caso você não use um sistema ERP, para agilizar seu trabalho, você pode baixar do arquivo modelo, exportando a estrutura completa da sua empresa já preenchida na planilha.

Assim, precisará apenas completar a coluna dos valores planejados ou realizados e importar os dados novamente para o Treasy.

Para baixar a planilha modelo, basta acessar a função de “Importar Valores”, presente em todas as telas:

#03: Salvar combinações

Inicialmente, a cada importação de uma planilha, era necessário informar o que cada coluna dela representava para o Treasy. Por exemplo: se estivesse no cabeçalho da planilha “Canal de Distribuição”, na primeira etapa da integração, era preciso selecionar a coluna correspondente ao Código ou à Descrição. Essa era uma ação que precisava ser feita toda vez que fosse feita uma importação, mesmo que fosse a mesma planilha.

Agora, já na primeira importação, ao definir a coluna correspondente no Treasy, o software assimila a informação e nas próximas ações, ele mesmo atualiza, automaticamente, o campo pré-determinado.

#04: Facilidades na exportação por módulo

Ao final das atualizações, é possível exportar todos os valores planejados e realizados por tela, como indica a figura:

O uso desses recursos pode trazer muitos benefícios para sua gestão, especialmente em termos estratégicos. Já que ao realizar a exportação por Módulo, por exemplo, conseguimos extrair apenas Receitas ou Despesas. Assim, você não precisa exportar toda a base.

Logo, poderá gerar um relatório de acordo com sua necessidade no momento. Por exemplo, separar os principais produtos com maior receita e criar um gráfico de Pareto para entender os 20% de produtos que equivalem a 80% do seu faturamento.

Além disso, é possível ainda, criar um plano de ação durante o Processo Orçamentário, baseado nos desvios identificados a partir da diferença entre planejado e realizado.

Caso sua Gestão Orçamentária seja centralizada, é possível, por exemplo, exportar a planilha modelo disponível no Treasy e encaminhar as informações conforme cada gestor preencher a planilha. Ao receber o documento preenchido, basta importar diretamente para o Treasy até que sua empresa possa realizar o Orçamento Colaborativo.

Caso tenha alguma dúvida, pode abrir um chamado pelo chat que nossos consultores irão te atender. Recomendamos, ainda, incluir nossa equipe entre os seus usuários, o que facilitará o suporte.

Para se manter informado sobre os novos recursos e melhorias que disponibilizamos no Treasy, se cadastre em nossa newsletter ou nos adicione nas redes sociais.

*Artigo atualizado em 19/07/2018


Também publicado em Medium.