Treasy | Planejamento e Controladoria

[Novidades no Treasy] – Projeção de Gastos com Pessoal

Projeção de Gastos com Pessoal

Um dos pontos mais recorrentes durante as conversas com nossos clientes durante todo o ano de 2014 foi a dificuldade atual que as empresas tem para realizar sua Projeção de Gastos com Pessoal.

São muitas regras envolvendo diversos Encargos (INSS, FGTS, Provisões de Férias e 13º Salário, cálculo de horas extras, comissões, etc.), sem contar toda a parte da Gestão de Benefícios que cada empresa oferece (Vale Transporte, Vale Refeição, Bolsa de Estudos, Previdência Privada, entre outros).

Cada vez que há a previsão de contratar um novo funcionário, realizar uma demissão ou mesmo fazer uma simples projeção para saber como ficarão as contas após um reajuste coletivo (dissídio) é um baita trabalho para refazer todos estes cálculos. Isso sem falar do risco de esquecer de considerar algum destes pontos nos cálculos.

Pensando nisto, mergulhamos de cabeça na busca de uma solução completa, mas que ao mesmo tempo fosse simples e ágil para ajudar nossos clientes a superar este obstáculo. Depois de meses de pesquisa, conversas com clientes, análises de necessidades, prototipagem e testes, muitos testes, temos muito orgulho de anunciar um dos recursos mais aguardados do Treasy: a Projeção de Gastos com Pessoal!

Com ela sua empresa pode projetar em minutos todas as despesas envolvendo funcionários, como Salários, Encargos, Benefícios ou qualquer outra despesa relacionada a gestão de pessoas. Além disto, sua empresa pode criar templates para cada uma destas despesas e economizar ainda mais tempo e trabalho com as projeções.

Confira na sequência como o novo recurso funciona.

Como utilizar a Projeção de Gastos com Pessoal

Para realizar a Projeção de Gastos com Pessoal em sua empresa utilizando o Treasy, o primeiro passo é criar a estrutura de Cargos e Funcionários de sua empresa, como no exemplo da imagem abaixo:

OBS: As estruturas de Unidades de Negócios e Centros de Resultados são as mesmas utilizadas para as Projeções de Despesas Operacionais e Investimentos, então o Treasy já traz estas estruturas automaticamente. Caso sua empresa ainda não tenha criado suas estruturas de Unidades de Negócios e Centros de Resultados, basta criá-las seguindo os passos sugeridos pelo próprio Treasy.

Valores Padrões da Projeção de Gastos com Pessoal

Depois de criadas as estruturas acima, você pode pré-configurar todas as despesas que são pagas de forma geral para os funcionários de sua empresa. Isso facilita bastante as coisas, pois você não precisará refazer estes cálculos para cada novo Cargo ou Centro de Resultado orçado. É só configurar uma vez e depois o Treasy assume estes valores como padrão e você só altera se precisar ou tiver alguma especificidade.

Para realizar a configuração, basta acessa a opção “Valores Padrões”, como demonstrado a seguir:

Na tela que será exibida, o Treasy já traz pré-cadastradas as despesas mais comuns envolvendo funcionários e também os valores e percentuais padrões para cada despesa.

Mas você pode alterar os valores e percentuais ou mesmo incluir outras despesas que sua empresa possua, como por exemplo, uma Bolsa Cultura ou Vale Academia. Se este for o caso de sua empresa, é só incluir a nova despesa como na imagem abaixo:

Na tela que será exibida, você pode configurar a nova despesa como:

Depois de criado o novo campo, basta informar os valores padrões para a despesa:

Uma vez configurados os Valores Padrões, basta retornar a tela principal e realizar a sua Projeção de Gastos com Pessoal por combinação (Unidade de Negócio, Centro de Resultado e Cargo). A projeção é feita em dois passos:

Primeiro você deve informar a Quantidade de Funcionários para a combinação selecionada:

E na sequencia informar o Salário Unitário para esta mesma combinação:

E o Treasy se encarregará de realizar todos os demais cálculos, como INSS, FGTS, Provisões de Férias e 13º Salário e todos os demais Encargos e Benefícios que sua empresa tem com seus funcionários.

Analisando os impactos da Projeção de Gastos com Pessoal em seus demonstrativos

Após realizar o Orçamento de Gastos com Pessoal, você pode visualizar no Demonstrativo de Resultados e Fluxo de Caixa qual será o impacto na rentabilidade e também as projeções de desembolso com pessoal que sua empresa terá.

Veja abaixo como locar os valores referentes a Projeção de Gastos com Pessoal em seu DRE:

E também em sua Projeção de Fluxo de Caixa:

Impacto da Projeção de Gastos com Pessoal nos Gráficos e Indicadores de Desempenho

Você também pode utilizar os Gráficos e Indicadores de Desempenho do Dashboard Gerencial para uma análise mais visual das projeções.

Indicadores de Desempenho:

Gráficos Gerenciais:

Como ativar a Projeção de Gastos com Pessoal em sua conta do Treasy

A Projeção de Gastos com Pessoal já está disponível para todos os clientes do Treasy no Plano Intermediário e também no Plano Avançado.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira algumas dicas para começar, é só entrar em contato (contato@treasy.com.br) que um de nossos consultores pode ajudar com os primeiros passos. Ou você também pode falar por telefone ou pelo Skype direto com o consultor com que já está acostumado conversar.


Também publicado em Medium.