Treasy | Planejamento e Controladoria

Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de Marketing – o que fazer?

Em momentos de crise, como foi a deste ano, muitas empresas geralmente cortam custos e despesas que podem, em alguns casos, não contribuir diretamente com o aumento do resultado da empresa. Entre esses cortes, a área de Marketing é a primeira cogitada quando se pensa em reduzir o orçamento da empresa.

Porém, sabemos também que, se não aplicado corretamente e sem analisar de forma adequada e estruturada, esses cortes podem deixar uma grande chance de potencializar ainda mais o resultado da empresa. Neste momento, ter o entendimento de todo o orçamento da empresa, seus números e históricos é imprescindível para saber tomar a decisão mais correta para o negócio e, consequentemente, o setor.  

Segundo o relatório da GoAd Media 2020 feita por uma rede de jornalistas, pesquisadores, designers e planejadores que estuda e analisa as relações entre marcas e pessoas, detalham que os consumidores estão cada vez mais atentos e exigirão cada vez mais transparência das marcas. Sabendo disso, então qual a métrica que mais importa para o fim de um ano em crise? Como avaliar os dados e projetar o ano de 2021 com mais previsibilidade? É possível? E se houver outra “pandemia”, sua empresa e setor estão preparados?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Semana do Planejamento Orçamentário: Planejamento de Marketing

    Com essas questões, pode ficar ainda mais confuso na hora de planejar o setor de Marketing, um dos mais estratégicos da empresa. Porém, é muito importante entender como dinamizar seus custos e despesas em momentos de crise, além de compreender como o orçamento do setor de Marketing precisa estar em consonância com a disponibilidade financeira da empresa.

    Entendendo como avaliar seus dados e projetar o ano de 2021 com mais previsibilidade, tentando entregar uma nova forma de organizar a sua empresa, a Treasy realizou a terceira edição do maior evento de planejamento do Brasil: a "Semana do Planejamento Orçamentário 2020" que aconteceu dos dias 23 a 27 de Novembro.

    Neste segundo dia, tivemos a presença do Gilles B. de Paula (CEO da Treasy), além dos convidados Fernanda Rocha (CRO e CMO da Fortes Tecnologia) e Vitor Peçanha (Co-Founder da Rock Content) no debate. O tema foi planejamento de Marketing, como trazer formas, modelos de planos de ação e estruturação das metas, além de como lhe dar as diretrizes alinhadas no negócio e quais as métricas ideais em um setor de Marketing mais preparado para o seu orçamento.

    O que é a Semana do Planejamento Orçamentário 2020?

    A Semana do Planejamento Orçamentário 2020 é um evento 100% online, com 5 dias de palestras ao vivo com grandes nomes do mercado, onde dão dicas de gestão para as cinco principais áreas estratégicas da empresa: Marketing, Vendas, TI, RH e Atendimento. Além disso, o evento traz dicas práticas de profissionais em Planejamento, Controladoria e Finanças para indicar como por em práticas os principais insights repassados

    Foram reunidos os maiores experts das áreas e com vasta experiência na criação de um Planejamento Orçamentário bem estruturado desses setores, para dar dicas e compartilhar suas experiências. Então, se sua empresa está construindo um novo planejamento (ou se ainda nem começou), este é o evento ideal para organizar suas finanças e objetivos estratégicos empresariais, focando na meta e no crescimento do seu negócio!

    Quais os desafios do Planejamento de Marketing?

    Ainda segundo a pesquisa, ações de patrocínio, campanhas tradicionais e iniciativas no meio digital estarão cada vez mais conectadas e girarão em torno de um único foco: o cliente. Essa postura implica em criar produtos e serviços cada vez mais personalizados, em larga escala, com a ajuda da inteligência de dados. As empresas deverão buscar excelência no atendimento em todos tipos de contato com o cliente.

    O CEO da Rock Content, Vitor Peçanha, comentou que os hábitos de compra dos consumidores não mudaram. Na verdade, em alguns setores o volume de vendas até aumentou. Segundo Peçanha, "não o existe o novo normal no marketing para ser bem honesto. Não acho que as estratégias devem ser reinventadas para 2021. Acredito muito que a mesma estratégia que eu usei em 2019, vai continuar funcionando em 2020 e vai voltar a funcionar melhor ainda em 2021". Ele reitera ainda que a consumo em marketing continuará, pois os consumidores tem necessidades e o mercado vai continuar existindo. "Estamos apenas um momento de baixo de consumo, mas já estamos entendendo como vender nesse cenário", encerra o CEO da Rock Content.  

    Gestão descentralizada: Comunicação entre sócios, diretores e seus setores

    Para Fernanda Rocha, CRO e CMO da Fortes Tecnologia, é muito importante ter uma interação entre os sócios, diretores, time de gestores, um "bate-bola" entre os níveis da empresa. Segundo ela, é comum ver em algumas empresas ter suas diretrizes e ações já pautadas e definidas deste a alta cúpula da empresa, porém, ao passar por todos os níveis e entender melhor a necessidade de cada área montando seus cenários, foi o maior aprendizado que veio com o tempo na Fortes Tecnologia.

    A diretora também comenta da junção de seus papeis como diretora de vendas e marketing, validando inclusive a pesquisa da GoAd Media 2020. No estudo, Em 2019, companhias de diferentes setores, como Jonhson & Jonhson, Hyatt e Uber, extinguiram o cargo de diretor e vice-presidente de marketing (os "chief marketing officer", ou CMO, em inglês). As funções desses cargos têm sido acumuladas por outros, mais abrangentes, que envolvem, por exemplo, desenvolvimento de produtos e atividades comerciais. O marketing tem passado a ser chamado de "growth" (crescimento, em inglês). 

    Uma forma também de dinamizar bem seus custos na empresa, segundo a diretora da Fortes, foi dividir suas personas e produtos em "squads" (times reduzidos e focados) específicos. A criação de grupos multidisciplinares internos é uma tendência. Marcas como Coca-Cola, GM, Itaú e Nestlé já estão trabalhando com estruturas internas de mídia para que a distribuição de conteúdo e as respostas aos consumidores sejam feitas mais rapidamente. Em 2021, a tendência será a criação ainda maior desses grupos multidisciplinares internos para cuidar de projetos e objetivos específicos, com a colaboração de profissionais de diversos perfis. Esses grupos são chamados de "hubs" (núcleos) e "squads" (pelotões).

    Aprendizado com grandes profissionais e experiências diversas

    Este ano, a Treasy convidou diversas empresas e palestrantes para discutirmos sobre planejamento orçamentário de diversos pontos de vista, experiência e históricos. Com a pandemia, diversas empresas tiveram soluções diferenciadas, criativas e, claro, muito bem organizadas para se reestruturarem.

    São profissionais de empresas de diversos portes e segmentos, que planejam seus orçamentos e têm passado por várias experiências, mostrando como fazem na prática, dando ideias e esclarecendo desafios.

    Então, está pronto para planejar melhor o seu negócio e focar nos bons resultados em 2021? Clique aqui, inscreva-se agora, compartilhe com seus colegas ou empresas e já programe em sua agenda! Até lá!