Treasy | Planejamento e Controladoria

#WarmUp 3 – Simulações de Cenários: o controller com os números

banner warm up spo2020 granatum

Nos últimos posts, você acompanhou a importância de definir bem as estratégias do negócio e onde sua empresa quer chegar. Também viu como fazer um bom planejamento para alcançar seus objetivos de forma clara e simples. Agora, é o momento de entender as possibilidades e cenários por onde sua empresa pode e deve seguir de forma segura, sem surpresas ou dores de cabeça.

A Projeção de Cenários é um conceito de origem militar e que foi amplamente difundido por estudos e consultorias, sendo hoje amplamente utilizado como ferramenta de gestão. Ela permite que estratégias sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro, onde fatores que podem impulsionar o negócio são identificados, a fim de obter um avanço perante um cenário competitivo.

E quando falamos de Simulações de Cenários, principalmente usando este termo como “Indexadores” ou "Rolling Forecast", dá uma assustada ou ficamos confusos. Mas como vimos, simular cenários por meio de indexadores é algo simples e aplicável a qualquer tamanho de empresa e, ainda mais, quando se pode prever impactos de crises, por exemplo. 

Mas qual é a diferença entre projetar cenários e montar vários planos? Quais dicas para encontrar os famosos 20/80, ou seja, os 20% de indexadores que impactam em 80% dos resultados? Como encontrar o equilíbrio entre a reação da empresa em caso de mudanças e aumento significativo do trabalho de planejamento?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Warm Up: o evento de aquecimento da Semana do Planejamento Orçamentário 2020

    Para responder a esses e outras perguntas relacionadas ao planejamento fluido das empresas, a Treasy preparou três pré-eventos de aquecimento de uma hora de duração: os Warm Ups #SPO2020. Os Warm Ups tem o foco nas principais processos do ciclo de gestão, contando com a participação de CEOs de startups e empresas com vasta experiência em planejamento e gestão.

    Em cada evento, conversamos com CEOs e gestores de finanças dos principais ERPs e serviços do mercado brasileiro para falarem dos desafios da organização das empresas, como estruturar o seu planejamento orçamentário e estratégico por meio de softwares de gestão online.

    WarmUp 3 - Simulação de Cenários: o controller com os números

    A ação de prever cenários representa as alternativas em que a empresa possa passar nos próximos meses ou anos. Ou seja, caso seu planejamento não se concretize: o que fazer? Esta é uma prática que, vias de regra e com todos seus dados "em mãos", vai ser simples e enriquecedor.

    Ao prever cenários e avaliar as alternativas do que pode dar errado (ou certo), você pode tomar atitudes e planejar ações reparativas antes que tudo isso aconteça. E é sobre isso, boas práticas e insights empresariais que conversarmos em nosso ÚLTIMO WARM UP.

    O evento contou com a presença do Alexandre Ferreira, CFO da Granatum, e pôde detalhar melhor como foi feito esse trabalho dentro da sua empresa, apresentando boas práticas e alinhamentos necessários para integração das equipes. Para acessar a programação completa do evento, palestrantes e detalhes do Warm Up da Semana do Planejamento Orçamentário 2020, só clicar aqui.

    Conheça Alexandre Ferreira

    Responsável pelo controle financeiro de um software de controle financeiro! Assim começa a apresentação do Alexandre Ferreira, CFO do Granatum há mais de 10 anos.

    Pós-graduado em Gestão de Projetos, auxilia também na priorização de melhorias e novas funcionalidades do sistema. Tem experiência de mais de 20 anos na área financeira e, além do Granatum, trabalha como voluntário em organizações sem fins lucrativos, ajudando na organização financeira dessas instituições.

    Como construir cenários estratégicos para empresa?

    A prática de simular cenários consiste basicamente em partir de um planejamento base já existente e criar diversos modelos derivados deste, onde são alteradas variáveis-chave para o modelo de negócios da empresa. A partir disso, são avaliados os impactos no resultado econômico-financeiro.

    Estas variáveis podem ser internas (podem ser controladas) ou externas a empresa (não podem ser controladas, mas devem ser previstas), e são bastante conhecidas também como premissas orçamentárias.

    Segundo Alexandre, as empresas ainda seguem com muitas dificuldades em definir e construir um plano, indo logo para a fase de execuções e ação em si. "A principal dúvida do dono do negócio é: 'entre todas as alternativas que tenho e qual vou seguir?'. Mais do que cenários, temos que pensarmos em todos os planos junto, de acordo com toda a empresa. Este alinhamento com todos os setores da empresa é primordial", ressaltou o CFO.

    Aprendizado com grandes profissionais e experiências diversas

    Este ano, a Treasy convidou diversas empresas e palestrantes para discutirmos sobre planejamento orçamentário de diversos pontos de vista, experiência e históricos. Com a pandemia, diversas empresas tiveram soluções diferenciadas, criativas e, claro, muito bem organizadas para se reestruturarem.

    São profissionais de empresas de diversos portes e segmentos, que planejam seus orçamentos e têm passado por várias experiências, mostrando como fazem na prática, dando ideias e esclarecendo desafios.

    Então, está pronto para planejar melhor o seu negócio e focar nos bons resultados em 2021? Clique aqui, inscreva-se agora, compartilhe com seus colegas ou empresas e já programe em sua agenda! Até lá!