Treasy | Planejamento e Controladoria

4 dicas para o planejamento de sua empresa!

dicas para o planejamento de sua empresa

Antes de mais nada, já vamos lhe dizer que você não deve deixar para fazer o planejamento para sua empresa somente na última semana de dezembro. Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do setor de atuação ou porte.

Em um momento de turbulências no cenário econômico, planejar se tornar ainda mais importante. A empresa tem que pensar no planejamento desde já! E é em situações como estas que as empresas mais bem preparadas se sobressaem.

A administração precisa olhar a empresa como um todo, do ponto de vista interno e externo, sem se deixar influenciar por emoções ou “achismos”. É fundamental ter dados reais, confiáveis e organizados para tomar as decisões certas para o próximo ano.

Confira então o artigo que elaboramos com dicas para o planejamento de sua empresa!

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Analise o setor

    Assim como os indicadores macroeconômicos, o empresário precisa conhecer também a situação do seu setor. Esta análise deve ser feita levando em conta todos os pontos de vista possíveis (econômico, jurídico, estrutural, entrada de produtos substitutos) e como isso afeta diretamente o seu negócio.

    Este é um processo que deve ser contínuo e dinâmico.  O planejamento estratégico e o orçamento empresarial devem ser instrumentos de gestão “vivos” na empresa. Um erro muito comum é criar um ótimo plano e depois engaveta-lo, perdendo de vista o que está acontecendo no mercado.

    Acompanhe seus concorrentes

    Uma maneira muito boa de reunir informações sobre o seu mercado é analisando também como a concorrência está se saindo.

    Saber como foi o ano para os principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa ainda pode aproveitar pode trazer insights importantes para sua empresa planejar o ano seguinte.

    A principal vantagem em acompanhar de perto seus concorrentes é a velocidade de aprendizado que isto traz para seu negócio. Afinal, seus concorrentes também estão (ou deveriam estar) testando e aprendendo novas formas de melhorar seus negócios continuamente. Assim, sua empresa pode aproveitar para aprender com os erros e acertos deles!

    Tenha um plano!

    Planejar é muito simples: trace metas, foque nos objetivos da organização e não perca de vista os indicadores de mercado. Pronto!

    Feito isto, basta colocar os planos “no papel”, dividindo o planejamento em níveis, como estratégico, tático e operacional, traçando estratégias de ações para alcançar o resultado e levando isso para toda a empresa.

    E tudo isto, no final se traduz em números. E se estamos falando de números planejados, estamos falando do Orçamento Empresarial, a bússola que vai guiar os resultados financeiros da empresa por todo o ano.

    Inclusive publicamos recentemente um guia passo-a-passo para auxiliar sua empresa a criar seu orçamento empresarial. Para baixa-lo gratuitamente, basta acessar este link.

    Monitore e melhore

    Como já dissemos no começo do texto, de nada adianta planejar e não acompanhar os resultados.

    É preciso monitorar com frequência o andamento das metas estabelecidas, desde o começo do ano. Não espere que as coisas estejam ruins para começar a medir e testar novas estratégias.

    Só com o acompanhamento regular dos resultados é possível conhecer onde a empresa pode melhorar seus custos, reduzir despesas ou aproveitar oportunidades que podem não estar sendo exploradas, identificando por exemplo, novos canais de vendas para comercializar seus produtos.

    Mais materiais e dicas para o planejamento de sua empresa!

    Como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

    E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.