4 dicas para o planejamento de sua empresa!

Publicado dia 28 de outubro de 2014
dicas para o planejamento de sua empresa

Antes de mais nada, já vamos lhe dizer que você não deve deixar para fazer o planejamento para sua empresa somente na última semana de dezembro. Começar o planejamento do negócio com antecedência é condição essencial para melhorar a lucratividade de qualquer empresa, independente do setor de atuação ou porte.

Em um momento de turbulências no cenário econômico, planejar se tornar ainda mais importante. A empresa tem que pensar no planejamento desde já! E é em situações como estas que as empresas mais bem preparadas se sobressaem.

A administração precisa olhar a empresa como um todo, do ponto de vista interno e externo, sem se deixar influenciar por emoções ou “achismos”. É fundamental ter dados reais, confiáveis e organizados para tomar as decisões certas para o próximo ano.

Confira então o artigo que elaboramos com dicas para o planejamento de sua empresa!

Analise o setor

Assim como os indicadores macroeconômicos, o empresário precisa conhecer também a situação do seu setor. Esta análise deve ser feita levando em conta todos os pontos de vista possíveis (econômico, jurídico, estrutural, entrada de produtos substitutos) e como isso afeta diretamente o seu negócio.

Este é um processo que deve ser contínuo e dinâmico.  O planejamento estratégico e o orçamento empresarial devem ser instrumentos de gestão “vivos” na empresa. Um erro muito comum é criar um ótimo plano e depois engaveta-lo, perdendo de vista o que está acontecendo no mercado.

Acompanhe seus concorrentes

Uma maneira muito boa de reunir informações sobre o seu mercado é analisando também como a concorrência está se saindo.

Saber como foi o ano para os principais concorrentes, como eles inovaram e quais tendências sua empresa ainda pode aproveitar pode trazer insights importantes para sua empresa planejar o ano seguinte.

A principal vantagem em acompanhar de perto seus concorrentes é a velocidade de aprendizado que isto traz para seu negócio. Afinal, seus concorrentes também estão (ou deveriam estar) testando e aprendendo novas formas de melhorar seus negócios continuamente. Assim, sua empresa pode aproveitar para aprender com os erros e acertos deles!

Tenha um plano!

Planejar é muito simples: trace metas, foque nos objetivos da organização e não perca de vista os indicadores de mercado. Pronto!

Feito isto, basta colocar os planos “no papel”, dividindo o planejamento em níveis, como estratégico, tático e operacional, traçando estratégias de ações para alcançar o resultado e levando isso para toda a empresa.

E tudo isto, no final se traduz em números. E se estamos falando de números planejados, estamos falando do Orçamento Empresarial, a bússola que vai guiar os resultados financeiros da empresa por todo o ano.

Inclusive publicamos recentemente um guia passo-a-passo para auxiliar sua empresa a criar seu orçamento empresarial. Para baixa-lo gratuitamente, basta acessar este link.

Monitore e melhore

Como já dissemos no começo do texto, de nada adianta planejar e não acompanhar os resultados.

É preciso monitorar com frequência o andamento das metas estabelecidas, desde o começo do ano. Não espere que as coisas estejam ruins para começar a medir e testar novas estratégias.

Só com o acompanhamento regular dos resultados é possível conhecer onde a empresa pode melhorar seus custos, reduzir despesas ou aproveitar oportunidades que podem não estar sendo exploradas, identificando por exemplo, novos canais de vendas para comercializar seus produtos.

Mais materiais e dicas para o planejamento de sua empresa!

Como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.


Também publicado em Medium.

Deixe um comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário. Clique aqui para fazer o login