Treasy | Planejamento e Controladoria

A importância de ter um Orçamento para sua empresa

Para muitos empreendedores, ter um orçamento definido para sua empresa é burocracia. Para eles, registrar as entradas e saídas e acompanhar o fluxo de caixa já é suficiente.

Ter definido tudo que será recebido e tudo que será gasto, o famoso Budget, é uma parte não só essencial do seu planejamento financeiro, como é uma ferramenta de gestão com diversos benefícios.

Confira abaixo alguns pontos que separamos para reforçar a importância de ter um orçamento para sua empresa!

1 – Forçar-se a conhecer com detalhes o dia-a-dia de sua empresa

Para montar um bom orçamento, o primeiro passo é conhecer as necessidades recorrentes da sua empresa e de seus funcionários, além de aspectos relacionados a impostos, folha de pagamento etc. Esse conhecimento não tem preço.

Como é preciso vasculhar as notas fiscais recebidas, o processo de controle e arquivamento, os contratos com fornecedores (e por aí vai), você consegue reanalisar de perto o que está acontecendo e até fazer algumas mudanças.

Obs.: Esse benefício é extremamente útil para quem já fez a empresa crescer um pouco mais e não está mais lidando com esses processos no dia-a-dia.

2 – Planejar o Investimento

Determinar um orçamento é muito mais do que projetar o fluxo de caixa para o mês que vem, mas sim pensar em quanto dinheiro você irá destinar para cada parte da empresa: operação básica, força de vendas, publicidade, produtos, treinamentos e, o mais importante, crescimento.

Definir um orçamento para que sua empresa de fato cresça, e não apenas funciona, começa a te diferenciar no mercado. Colocar valor (no caso $$) na sua estratégia de crescimento é o que, de fato, pode fazer o faturamento da empresa crescer (incrível, não é? =P).

É legal lembrar que para fechar este orçamento, é necessário também um esforço de planejamento de vendas, incluindo análise da força de vendas, publicidade, canais e por aí vai.

3 – Dar autonomia para as pessoas decidirem

Em terceiro (e possivelmente o mais importante), ao ter um orçamento definido, você consegue dar autonomia para seus funcionários tomarem decisões que envolvam dinheiro – isso sem que você tenha que participar de tudo que sua empresa faz.
Isso economiza o seu tempo, um dos seus ativos mais valiosos, e ainda motiva a equipe.

Acredite, com uma operação já a partir de 5 ou 6 pessoas, você não quer tomar 100% das decisões. Um bom empreendedor, é aquele que cria a empresa e, com o tempo, faz com que ela consiga funcionar sem atrapalhar.

Utilizar metodologias como o Orçamento Colaborativo ou Orçamento Descentralizado ajuda bastante sua empresa a economizar tempo e conseguir melhores resultados envolvendo todos nas decisões.

Mais sobre o Orçamento Empresarial

Se interessou pelo assunto e quer começar a utilizar o orçamento em sua empresa? Ou então já o utiliza e quer aprender mais sobre o tema e obter dicas do que pode ser melhorado?

Confira o material completo (e-book + webinar) que preparamos para sua empresa! Para baixar o e-book e assistir ao webinar, basta clicar nas imagens abaixo:

Sobre o autor convidado

Este artigo foi escrito pelo autor convidado Luiz Piovesana, autor do Saia do Lugar e sócio fundador do Empreendemia.

Luiz é formado em Engenharia de Controle e Automação pela Unicamp, exerceu diversos cargos de liderança no movimento das empresas juniores e tem experiência no Brasil e no exterior na área de Relações Externas e Vendas. Na Empreendemia, trabalha com vendas e comunicação e é editor do Saia do Lugar.


Também publicado em Medium.