Treasy | Planejamento e Controladoria

O que é Balanço Social e sua importância na Contabilidade Ambiental para atestar a Responsabilidade Social da empresa

Balanço Social

Foi em fevereiro de 1998, por meio do Relatório Financeiro e Contábil sobre Passivo e Custos Ambientais, de responsabilidade do ISAR (sigla que em português significa Grupo de trabalho intergovernamental das Nações Unidas de Especialistas em padrões Internacionais de Contabilidade e Relatórios) que o conceito de  Contabilidade Ambiental recebeu o status de um novo ramo da ciência contábil.

Como ciência a contabilidade passou a contribuir para a proteção ambiental, pois ela virou o elo entre sistema econômico e meio ambiente. Assim, empresas apresentam seu lado social por meio de Balanço Social, fortalecendo a sua responsabilidade social empresarial.

Mas como fazer um balanço social? Quais são as responsabilidades sociais do contador? Como fazer os lançamentos contábeis ambientais na minha empresa?

FIque tranquilo, nós vamos aprofundar nas questões envolvendo a Contabilidade do Meio Ambiente e o Balanço Social, e ver como sua empresa pode equilibrar a saúde financeira com obrigações mais amplas.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é Contabilidade Ambiental?

    A Contabilidade Ambiental é o conjunto de práticas que usa princípios tradicionais de contabilidade e finanças para calcular os custos que as decisões empresariais terão sobre o meio ambiente.

    O conceito de Contabilidade Ambiental, pode ser definido também como um ramo da contabilidade que lida com atividades, métodos, sistemas, registros, análises e relatórios que vão além de interesses financeiros, pois sua preocupação está ligada à Responsabilidade Social, no relacionamento com a comunidade e na sustentabilidade.

    Os princípios e práticas contábeis ambientais são utilizados principalmente pelas organizações para equilibrar suas motivações econômicas com o meio ambiente do entorno comunitário. Por exemplo, uma empresa antes de optar por fechar uma fábrica e terceirizar a função para uma organização estrangeira, ela pode usar a contabilidade ambiental para determinar os efeitos a curto e longo prazo da decisão, como o desemprego na região da planta. Por isso, a Contabilidade Ambiental é muitas vezes defendida como componente da Responsabilidade Social Empresarial (ou RSE).

    Este tipo de contabilidade permite que tomadores de decisão vejam exatamente onde recursos naturais são utilizados para, então, localizarem áreas que lhes permitem reduzir a quantidade de materiais desperdiçados.

    Nesse sentido,  a responsabilidade social do contador ambiental é propor modelos que incentivem empresas a trabalharem com uma gestão muito mais voltada ao meio ambiente. Além disso, claro, os profissionais especializados em Contabilidade Ambiental disponibilizam informações financeiras sobre condições ambientais que impactam o Balanço Patrimonial da empresa.

    Para você entender melhor, a contabilidade social e ambiental nas empresas é especialmente importante para:

    Como cada vez mais existe uma preocupação geral com o meio ambiente e a responsabilidade social, empresas que se mostram preocupadas em desenvolver ações na vertente ambiental melhoram sua imagem diante do mercado. E é a contabilidade que mede resultados que compreendem os custos ambientais (externos e internos).

    Esclarecido o que é Contabilidade Ambiental? Veremos no próximo tópico, como você pode começar aplicar esses conceitos na sua empresa.

    Como fazer a Contabilidade Ambiental nas empresas em 3 passos

    Para que a Contabilidade Ambiental nas empresas e a responsabilidade social do contador sejam postos em prática são necessários alguns passos:

    #01 – Registrar as atividades: aqui entram todas as atividades que causem, ou podem causar, impactos no meio ambiente e que possam ser medidas monetariamente. Os lançamentos contábeis ambientais devem conter as ações da empresa para amenizar ou reparar tais impactos e/ou danos.

    #02 – Definição de custos, passivos e ativos ambientais: os custos têm a ver com investimentos diretos e indiretos realizados para a gestão ambiental. Passivos estão ligados às ações da empresa focadas no meio ambiente (deve-se atentar para a definição e classificação no passivo circulante ou realizável de longo prazo). Já os ativos são bens e direitos provenientes de atividades da gestão ambiental (eles podem ser representados em forma de capital circulante ou fixo).

    Caso você precise de uma ajuda para entender a diferença entre ativo e passivo, recomendamos esta leitura.

    #03 – Informar critérios adotados: em notas explicativas ambientais a empresa deve esclarecer os critérios adotados para avaliar o estoque ambiental (considerando o valor que possuem e a depreciação), taxas utilizadas no exercício, dívidas relacionadas às ações ambientais, a porcentagem do lucro destinado para as ações da empresa no meio ambiente e como os ativos foram avaliados.

    Além disso, a ISO 14.001 é particularmente estruturada para tratar dos requisitos necessários para a implantação do Sistema de Gestão Ambiental. A Contabilidade Ambiental pode se beneficiar muito dessa norma, pois ela orienta empresas nas possibilidades de redução de custos e incorpora à contabilidade práticas para aumento de receita da empresa.

    Adicionalmente ao que foi citado, existe também o Balanço Social, iremos mostrar para que serve e esclarecer o que é o Balanço Social no próximo tópico.

    O que é Balanço Social de uma empresa?

    De maneira geral, o O Balanço Social é uma forma de a empresa prestar contas à sociedade da sua gestão econômico-social, especialmente focando em seu relacionamento com a comunidade. Portanto, ele apresenta o resultado da organização com relação à responsabilidade social.

    Conforme procuramos esclarecer até aqui, a Contabilidade Ambiental procura fazer com que o sistema econômico da empresa tenha uma relação saudável com o meio ambiente. Com isso, a organização consegue, por meio do Balanço Social, apresentar o seu lado social.

    Dizemos que o Balanço Social surgiu para cobrir uma necessidade da contabilidade, que em um primeiro momento era responsável por informações de cunho financeiro, econômico e patrimonial apenas. Sendo assim, o Balanço Social passou a atender aos anseios por informações mais voltadas para as esferas social e ecológica.

    Importante ressaltar que o Balanço Social não é apenas saber como fazer um relatório social com as ações sociais apoiadas pela empresa. Muito mais do que isso, o Balanço Social de uma empresa  está relacionado ao Planejamento Estratégico. Isso porque, cada vez mais, existe uma preocupação com investimento em ações de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) como doações para organizações sociais na comunidade, investimento em ações de benefício para os funcionários , proteção ao meio ambiente etc. E é no planejamento que a empresa define suas estratégias.

    Quando falamos em planejamento, temos que lembrar que além do Estratégico (foco em longo prazo) existem o Tático (médio prazo) e o Organizacional (curto prazo). O Balanço Social está ligado a todos eles, já que as ações de responsabilidade social empresarial devem estar previstas nos três níveis.

    Não nos alongaremos aqui na questão do planejamento, mas temos um artigo voltado ao Planejamento Estratégico, Tático e Organizacional. Como eles devem ir ao encontro do Orçamento Empresarial (que é o foco da Treasy), também elaboramos um material que apresenta essa relação. No e-book Planejamento Estratégico e Orçamentário sem complicações, disponibilizado gratuitamente, você poderá aprofundar o conhecimento dos três níveis de planejamento. Para baixá-lo, basta clicar na imagem:

    Bom, mas para que você entenda a importância do Balanço Social nas Empresas, separamos alguns de seus objetivos:

    Como fazer um Balanço Social: veja os fatores e indicadores para fazer criar seu próprio modelo

    Não existe uma metodologia específica para a elaboração de um modelo de Balanço Social. Contudo, a fim de melhor estruturá-lo, é importante que ele se atente a alguns fatores:

    Conforme mencionamos, não existe uma metodologia a ser aplicada na hora de elaborar o Balanço Social. Cada empresa, de acordo com seus objetivos (algumas criam o documento apenas para fins de publicidade) define as informações a serem divulgadas.

    De maneira geral, o Balanço Social nas empresas deveria conter:

    Perceba que existe uma relação entre Balanço Social e Responsabilidade Social Empresarial, já que o primeiro nada mais é do que um documento que atesta a preocupação da empresa tanto em se relacionar com a comunidade quanto com a sustentabilidade.

    Observe que o Balanço Social tem um objetivo bastante diferente do Balanço Patrimonial, cuja finalidade é a de representar a evolução do patrimônio total da organização em um determinado período de tempo.

    Diferenças entre Balanço Patrimonial e Balanço Social

    O Balanço Patrimonial demonstra todas os ativos (bens e direitos) e passivos (dívidas e deveres) da empresa, bem como se o patrimônio acumulado está em ascensão ou declínio. Já o Balanço Social é uma forma da empresa prestar contas à sociedade da sua gestão econômico-social, especialmente focando em seu relacionamento com a comunidade.

    Note que ambos se propõem a prestar contas, o que é fundamental para a transparência das informações. Contudo, enquanto o BP cumpre exigências legais e serve, dentre outras coisas, para atestar a estrutura patrimonial da empresa, o Balanço Social mostra o posicionamento da empresa perante a responsabilidade social.

    O Balanço Patrimonial, juntamente com o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e o Demonstrativo de Resultado de Exercício, compõe a tríade das principais demonstrações contábeis e gerenciais de uma empresa. Já o Balanço Social atende aos anseios por informações mais voltadas para as esferas social e ecológica.

    Apesar de servirem a propósitos diferentes, quando falamos em atrair investidores o Balanço Social tem a importância de complementar o Patrimonial, especialmente porque cada vez mais aumenta a preocupação da sociedade em poder contar com empresas preocupadas com uma interação saudável com comunidade e meio ambiente.

    Conforme vimos, a elaboração do modelo de Balanço Social não segue uma metodologia e não existe uma regra que define o que deve ou não nele conter. O Balanço Patrimonial, ao contrário, possui uma estrutura a ser seguida.

    No artigo Balanço Patrimonial: O que é, como usar e dicas práticas explicamos detalhadamente esta estrutura. Caso o que você procure seja algo mais mão na massa, disponibilizamos um Modelo Gratuito de Balanço Patrimonial em Excel que você pode baixar clicando na imagem abaixo:

    E você, vai usar ou já aplica a Contabilidade Ambiental?

    Profissionais especializados em Contabilidade Ambiental disponibilizam informações financeiras sobre condições ambientais que impactam o Balanço Patrimonial da empresa. Muitas dessas informações estão contidas no Balanço Social da empresa, que nada mais é do que uma forma da organização prestar contas à sociedade da sua gestão econômico-social, especialmente focando em seu relacionamento com a comunidade.

    Destacamos que o Balanço Social representa a demonstração dos gastos e investimentos realizados pela empresa para promover um ambiente mais humano, social e ecológico. Dirigidos aos gestores, empregados e à comunidade com que interage, ele é uma maneira de mostrar que as preocupações da organização vão além da esfera patrimonial e atingem o terreno da responsabilidade social.

    Claro que sabemos que toda organização visa ao lucro e, de uma forma indireta, o Balanço Social contribui para isso, já que uma empresa comprometida social e ambientalmente atrai mais investidores, clientes, acionistas e fornecedores.

    Esperamos ter esclarecido sobre o que é o Balanço Social e Contabilidade Ambiental e como aplicar na sua empresa. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.