Treasy | Planejamento e Controladoria

As Big Four de Auditoria e Consultoria: quem são e o que fazem as quatro grandes empresas do setor

Big Four de Auditoria e Consultoria

A história chama de Quatro Grandes as principais aliadas que ganharam a Primeira Guerra Mundial. Também existiu o Conselho dos Quatro (aquele responsável pelo Tratado de Versailles), composto por Woodrow Wilson (Estados Unidos), David Lloyd George (Grã-Bretanha), Vittorio Emanuele Orlando (Itália), e Georges Clemenceau (França).

Talvez sua praia não seja exatamente história, então podemos falar dos Big Four no tênis: Roger Federer, Rafael Nadal, Novak Djokovic e Andy Murray. Partindo para o ramo da música, Big Four está relacionado com as grandes bandas de thrash metal que criaram e tornaram o gênero popular no início dos anos 80: Anthrax, Megadeth, Metallica e Slayer.

Ok, talvez nada disso tenha muito a ver com você, então, para garantir, vamos fazer uma aproximação com a área de Planejamento e Controladoria. Assim, chegamos até as Big Four Accounting Firms, ou as Big Four de Auditoria e Consultoria (as quatro grandes).

E como auditoria tem tudo a ver com transparência, que por sua vez tem tudo a ver com Governança Corporativa, vamos conhecer um pouquinho melhor quem são e o que fazem as Quatro Grandes de Auditoria e Consultoria.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Quem são as Big Four de Auditoria e Consultoria?

    Quando o assunto é auditoria e consultoria existem quatro corporações - carinhosamente chamadas de Big Four - que dominam esse concorrido mercado. Se você é leitor do nosso blog, já deve ter visto os nomes das 4 grandes empresas no artigo Auditoria Interna x Auditoria Externa: o que sua empresa precisa saber para encarar um auditor.

    Para acabar com o suspense, apresentamos as Big Four de Auditoria e Consultoria, todas, claro, com atuação internacional:

    E o que elas têm que as outras empresas não têm? Veremos separadamente cada uma delas, mas para você entender a importância das Big Four de Auditoria e Consultoria, basta dizermos que são elas as que determinam as tendências do setor.

    Deloitte

    Em 2011 a Deloitte completou um século de atuação no Brasil. Com sede em Nova York (EUA), está presente em 150 países e é considerada a maior empresa de contabilidade do mundo. A Deloitte oferece serviços de:

    No Brasil, a Deloitte possui escritórios nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Joinville, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

    PricewaterhouseCoopers (PwC)

    Também conhecida como PwC, a PricewaterhouseCoopers está sediada em Londres (Inglaterra) e atua no Brasil desde 1915. Considerada a maior concorrente da Deloitte (ou seja, ocupa a segunda posição no ranking de melhores empresas de contabilidade do mundo), está presente em 157 países.

    A PricewaterhouseCoopers oferece os seguintes serviços:

    No Brasil, a PricewaterhouseCoopers possui escritórios nas cidades de Barueri, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Goiânia, Maringá, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

    Ernst & Young (EY)

    A Ernst & Young, ou simplesmente EY, atua em 28 regiões agrupadas em quatro áreas geográficas:

    A EY é sediada em Londres (Inglaterra) e é a terceira colocada no ranking das melhores empresas de contabilidade. As quatro linhas de serviços da Ernst & Young são representadas por Operações, Pessoas, Risco e Mercado, e são definidas por:

    No Brasil, a Ernst & Young possui escritórios nas cidades de Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Goiânia, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

    KPMG

    A KPMG marca presença em 155 países e foi formada em 1987 pela junção de empresas. Sua sede fica em Amsterdã (Holanda) e é a quarta colocada das Big Four. Os serviços prestados pela KPMG incluem:

    No Brasil, a KPMG possui escritórios nas cidades de Belo Horizonte, Belém, Brasília, Campinas, Cuiabá, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Joinville, Londrina, Manaus, Osasco, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos, São Paulo, São Carlos e Uberlândia.

    Big Four de Auditoria e Consultoria: atuação

    Ok, mas que tipo de consultoria prestam a Deloitte, PricewaterhouseCoopers, Ernst & Young e KPMG? O termo “consultoria” é realmente vago e se pararmos para pensar pode ser usado em um número imenso de situações.

    No entanto, quando falamos nas Quatro Grandes estamos pisando em uma atuação mais estratégica, com foco em geração de resultados. Assim, após vermos o que cada uma oferece, podemos fazer uma junção e dizer que as Big Four atuam na análise contábil e de gestão, mais precisamente com:

    Consultoria

    As Big Four de Auditoria e Consultoria oferecem sua expertise para ajudar os clientes a caminharem com suas próprias pernas por meio de consultoria de caráter temporário. Em poucas palavras, ensinam empresas a aplicarem as melhores práticas de gestão para atingirem um alto grau de competitividade no mercado.

    O serviço de consultoria das Big Four engloba a estruturação ou até mesmo a reestruturação interna, a análise dos processos e a Gestão de Riscos (um processo aplicado em toda organização para identificar eventos em potencial).

    Portanto, as Quatro Grandes de Auditoria e Consultoria não trabalham apenas com o olhar para dentro de seus clientes. Analisando todas as situações que podem afetar a empresa, ou seja, incertezas que podem ser tanto riscos quanto oportunidades, elas focam também suas atenções nos riscos de mercado que podem interferir no planejamento estratégico de seus clientes.

    E já que mencionamos a Gestão de Riscos, vamos deixar uma dica. No artigo Gestão de Riscos: como ganhar competitividade para sua empresa com o Gerenciamento de Riscos damos dicas de como implementá-la na sua empresa.

    Auditoria

    A Auditoria examina todas as operações da empresa que acabam desaguando nas áreas financeira e contábil, além de identificar gaps que estejam atrapalhando o crescimento do negócio. Dentre tantas vantagens, podemos dizer que empresas auditadas atestam a preocupação que têm com as boas práticas da Governança Corporativa.

    Existem auditorias internas e externas e especificamente sobre estas últimas é que as Big Four de Auditoria e Consultoria prestam seus serviços. Por serem reconhecidas internacionalmente, o parecer emitido por elas após conduzirem o processo de auditoria tem um peso muito grande nas empresas auditadas.

    Análises Fiscais e Tributárias

    Primeiro, temos que entender que a Área Fiscal é uma das bases para o bom funcionamento da empresa. Graças às atividades realizadas nessa área é que empresas podem conseguir benefícios fiscais, reduzir custos e buscar créditos de impostos para compensação.

    Já a Área Tributária é estratégica em auxiliar na redução dos impactos decorrentes da alta tributação. Por isso, ela pode inclusive propor reestruturações dentro da organização a fim de enquadrá-la em determinadas leis para utilizar benefícios tributários.

    Quando falamos especialmente de impostos e taxas temos que lembrar que é de extrema importância que empresas se preocupem com o Planejamento Tributário. Isso porque por meio dele é possível encontrar formas lícitas de reduzir a carga fiscal imposta à pessoa jurídica.

    Aliás, o Planejamento Tributário é muitas vezes negligenciado por diversas empresas. No entanto, você sabia que ele pode funcionar como uma fonte de oportunidades para reduzir custos e melhorar os resultados da sua organização? Para isso, a gestão de tributos pode ser aplicada das seguintes maneiras: Planejamento Tributário Estratégico, Planejamento Tributário Operacional, Planejamento Tributário Preventivo, Planejamento Tributário Corretivo e Planejamento Tributário Especial.

    Caso você queira mais informações sobre o assunto, recomendamos nosso e-book sobre Planejamento Tributário. Nele você terá mais detalhes do Planejamento Tributário Especial e encontrará o passo a passo de como fazer um Planejamento Tributário Preventivo ou Corretivo. Para baixá-lo, clique no banner:Neste material, além do passo a passo ligamos o Planejamento Financeiro com o Orçamento Empresarial e com o Planejamento Tributário.

    E onde entram as Big Four de Auditoria e Consultoria aqui? Observando a importância das áreas Fiscal e Tributária, fica fácil entender que elas ajudam empresas a manterem em dia as obrigações de impostos, taxas e contribuições.

    As Big Four, portanto, oferecem todo seu know-how nas análises tributária e fiscal para potencializar recursos, minimizar custos, ajudar na tomada de decisões estratégicas e, por consequência, manter a Gestão Orçamentária em bom funcionamento.

    Transações

    Empresas passam por diversas modificações para alcançarem a vantagem competitiva. Dentre elas, podemos citar transações como aquisições, fusões e cisões. As Big Four de Auditoria e Consultoria fornecem as orientações para que esses processos sejam realizados com segurança e para que as mudanças organizacionais não afetem negativamente as empresas.

    Concluindo

    Seja na história, no tênis, na música ou no ambiente empresarial, se falamos em Big Four é porque estamos nos referindo a pessoas, países ou empresas referências. No caso deste artigo, o assunto foi as Big Four em Auditoria e Consultoria: Deloitte, Ernst & Young (EY), KPMG e PricewaterhouseCooper (PwC).

    As Quatro Grandes atuam na análise contábil e de gestão, possuem um olhar estratégico, visando tomadas de decisão com foco em geração de resultados. Por prestarem serviços de auditoria e consultoria, análises fiscais e tributárias, e transações, as Big Four possuem todo o know-how para ajudar empresas a potencializar suas atividades, obter lucro, ganhar competitividade, atrair a atenção de investidores e, por consequência, manter um fluxo de caixa saudável.

    Além disso, os serviços prestados pelas Big Four de Auditoria e Consultoria visam à transparência das informações das demonstrações contábeis. Essa transparência, por sua vez, está totalmente relacionada aos Processos de Gestão Orçamentária, que têm tudo a ver com a área de Planejamento, Controladoria e Finanças no estado da arte.

    Por isso, queremos que agora você responda a essa pergunta: como estão esses processos? Ou ainda: como você classificaria o nível de maturidade da Gestão Orçamentária da sua empresa?

    Para dar uma mãozinha, reunimos toda nossa experiência com empresas dos mais variados portes e segmentos e criamos uma base de conhecimento, ferramentas, metodologias e de melhores práticas de Gestão Orçamentária em escala mundial.  

    Todo esse conhecimento você encontra em um e-book elaborado especialmente para ajudar sua empresa a traçar um plano e tornar-se best-in-class. Para acessá-lo, só clicar no banner e fazer o download:Neste material você encontrará informações sobre quando ter uma área de Planejamento e Controladoria, Descentralização Orçamentária, KPI's, Revisões Orçamentárias, dicas para as empresas em cada estágio, entre outras.

    E aí, o que você achou de conhecer um pouco mais sobre as Big Four de Auditoria e Consultoria: Deloitte, PricewaterhouseCoopers, Ernst & Young e KPMG? Deixe um comentário contando sua opinião e não esqueça de compartilhar este artigo com seus colegas!