Treasy | Planejamento e Controladoria

Conheça sobre o Certificate in International Financial Reporting, a certificação em IFRS que você precisa ter em seu currículo

CertIFR - Certificate in International Financial Reporting

Aqui no blog falamos algumas vezes sobre questões envolvendo a contabilidade internacional. Uma delas aborda a IFRS, ou International Financial Reporting Standards. Conforme comentamos em outras oportunidades, quando o assunto é elaboração de relatórios financeiros em um padrão mundial, as IFRS são a bola da vez no mundo dos negócios.

Justamente por isso é que se torna necessário equalizar e avaliar o nível de conhecimento dos profissionais de contabilidade com relação a essas normas. Para atingir esse objetivo, a ACCA (Association of Chartered Certified Accountants) concede algumas certificações. Dentre elas está o Certificate in International Financial Reporting, carinhosamente abreviado por CertIFR.

Por ser um certificado importante, você vai concordar que ele merece uma atenção toda especial. Então, deixe um pouco de lado o ROI e os indicadores e confira o artigo que preparamos sobre o assunto.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Por que obter uma Certificação em IFRS?

    Primeiro, vamos recapitular a IFRS. Também conhecida por International Financial Reporting Standards, elas são as normas emitidas pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (em inglês, International Accounting Standards Board – IASB). Dentre as principais vantagens da IFRS estão:

    Dito isso, se você está com alguma dúvida sobre obter uma Certificação em IFRS, basta dizer que o Certificate in International Financial Reporting (CertIFR) comprova aos profissionais de contabilidade, controladoria e auditoria ,que eles possuem conhecimento no campo dos Relatórios Financeiros Internacionais e dos princípios da IFRS.

    Mas a cereja do bolo quando a pergunta é “por que obter uma certificação em IFRS?” é: saber aplicar a IFRS é uma obrigação para os profissionais que querem avançar em uma economia global. Portanto, a conquista do CertIFR significa que o profissional:

    Quem pode aplicar para o Certificate in International Financial Reporting?

    O CertIFR é ideal para contadores, controllers, auditores ou outros profissionais financeiros que desejam atualizar suas habilidades para enfrentar os desafios envolvidos na adoção e implementação da IFRS

    Profissionais com experiência, mas sem qualificações formais nas áreas de contabilidade e auditoria estão aptos a também aplicarem para a Certificação em IFRS. O CertIFR não exige conhecimentos prévios e nenhuma certificação anterior. Dentre o perfil dos candidatos, estão:

    Detalhes sobre a prova para o CertIFR

    A prova de Certificação em IFRS é considerada de nível fácil. Por ser um exame online, o Certificate in International Financial Reporting pode ser prestado em qualquer época do ano. O CertIFR consiste em 25 questões de múltipla escolha que devem ser respondidas em uma hora. Para passar, o candidato deve ter um acerto mínimo de 50%.

    O exame pode ser feito em português e inglês e tem um investimento (valores de junho de 2017) de 130 libras (só a prova) ou 235 libras (prova + materiais de estudo da ACCA). O profissional tem 3 tentativas para obter o certificado, ou seja, caso falhe na primeira pode tentar outras duas vezes em um prazo de três meses. Se o candidato não passar, deverá pagar novamente e fazer novas tentativas.

    As inscrições podem ser feitas no próprio site da ACCA, nos idiomas:

    Para ter uma ideia de como é a prova, acesse o modelo disponibilizado pela ACCA.

    Como se preparar para o Certificate in International Financial Reporting?

    Conforme comentamos, o exame para a Certificação em IFRS possui um nível fácil. No entanto, caso o profissional não esteja familiarizado com as IFRS, é recomendável que tenha pelo menos 120 horas de estudo. Do contrário, ou seja, para aqueles já inteirados do assunto, muitos especialistas dizem que o candidato pode ir direto para a primeira tentativa, ou, então, preparar-se com um estudo de cerca de 50 horas.

    No próprio site da ACCA é possível adquirir o curso de preparação. Algumas outras instituições que oferecem preparatório para o CertIFR são:

    Para que você esteja bem preparado para prestar a prova de Certificação em IFRS, anota aí o que deve saber:

    Um estudo para o CertIFR geralmente traça a história do IASB, indo desde suas raízes até as recentes mudanças e atualizações, além de desenvolvimentos futuros. Adicionalmente, ele examina e divide as normas específicas tópico a tópico, indica como elas são usadas em todo o mundo e fornece orientação sobre como aplicar as IFRS na prática.

    Concluindo

    Saber aplicar a IFRS é uma obrigação para os profissionais que querem avançar em uma economia global. Portanto, comprovar uma qualificação em IFRS faz toda a diferença no currículo. Aí é que entra a Certificação em IFRS, mais especificamente o CertIFR, ou Certificate in International Financial Reporting.

    O exame é considerado de dificuldade fácil (ao contrário do Diploma in International Financial Reporting, que veremos no próximo post). Por isso, ele não exige nenhuma certificação anterior ou conhecimento prévio e é indicado para contadores, controlllers, auditores ou outros profissionais financeiros que desejam atualizar suas habilidades para enfrentar os desafios envolvidos na adoção e implementação da IFRS.

    Como o assunto é CertIFR, aproveite que você está aqui e já comece a ampliar seus conhecimentos sobre Contabilidade Internacional:

    E já que você está buscando informações sobre o Certificate in International Financial Reporting para qualificar-se ainda mais, é sinal que está preocupado com o crescimento da sua carreira, certo? Então aproveite o momento para refletir em planos de curto, médio e longo prazo para sua profissão, baixe nosso E-book Plano de Carreira do Profissional de Controladoria e tenha o passo-a-passo de como criar o seu próprio plano!

    Afinal, se antigamente a Gestão de Carreiras era uma preocupação somente da área de Gestão de Pessoas, hoje ela passa a estar presente do outro lado, ou seja, na vida de profissionais que almejam crescimento e já entenderam o dinamismo do mercado de trabalho.

    Para encerrar, esperamos que esse artigo sobre CertIFR tenha sido esclarecedor. Aqui nos propusemos a apresentar o certificado e a prova, bem como o que você precisa saber para obter a certificação. Caso você tenha alguma dica, ou conheça outros materiais (ou até outros cursos online) compartilhe conosco. E fique à vontade para compartilhar também este artigo entre seus colegas.