Treasy | Planejamento e Controladoria

Demonstrativo de Fluxo de Caixa: o que é, como usar e dicas para sua empresa!

Recentemente publicamos aqui um artigo falando sobre o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), e inclusive disponibilizamos um modelo de DRE em Excel para download gratuito.

Em outra publicação recente explicamos as diferenças entre regime de caixa e regime de competência, onde você deve ter notado que utilizamos como exemplo o Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC).

Estes são dois, dos três relatórios essenciais para a gestão econômica (DRE) e financeira (DFC) de qualquer empresa, independente do setor ou porte.

Mas o que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa?

Também conhecido pelo termo Demonstração do Fluxo de Caixa ou ainda pelo seu acrônimo DFC, é uma peça contábil (relatório fundamental para análise da empresa) que evidencia a posição financeira da empresa em um determinado período de tempo.

A DFC permite saber quais foram as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram em um período específico, seja no caixa, nas contas bancárias ou nas aplicações financeiras que a empresa possui com liquidez imediata. Com o DFC é possível ainda averiguar qual o resultado causado na empresa por cada uma destas movimentações financeiras.

Entre diversas outras informações, a Demonstração de Fluxo de Caixa aponta onde os recursos financeiros da empresa foram aplicados e qual a origem desses recursos, possibilitando uma melhor gestão das entradas e saídas de dinheiro e evitando desvios e erros.

A Demonstração do Fluxo de Caixa é de extrema importância para o gestor analisar e avaliar a capacidade financeira da empresa, elaborando assim um planejamento financeiro adequado à realidade do momento, para que possa evitar que a empresa fique sem dinheiro disponível em caixa para honrar seus compromissos ou então decidir quais as aplicações mais vantajosas para investir os recursos financeiros disponíveis, seja investindo em ampliações da própria empresa ou colocando o dinheiro em aplicações financeiras externas, como fundos de investimentos.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Modelo de Demonstração de Fluxo de Caixa para download gratuito

    Agora que você já conhece com mais detalhes a importância do acompanhamento e controle das movimentações financeiras da empresa, bem como o quanto o relatório conhecido pela sigla DFC pode ser útil para isto, o próximo passo é colocar em prática o que aprendeu.

    Para auxiliar nesta missão, disponibilizando gratuitamente uma planilha para acompanhamento completo das entradas e saídas do caixa de sua empresa de forma simples e fácil. Para baixar a planilha, basta clicar na imagem abaixo:

    OBSERVAÇÃO: Na primeira aba do arquivo você encontra instruções que ajudarão no preenchimento e uso facilitado.

    Esperamos que este material seja útil para sua empresa, e se você gostou do artigo e da planilha, envie para outras pessoas ou compartilhe utilizando os botões das redes sociais que estão logo abaixo. =)