Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #45: Como empreender na área de finanças e controladoria, com Leandro Gomes

Em maio de 2023, a Global Entrepreneurship Monitor (GEM) publicou uma pesquisa sobre empreendedorismo para micro e pequeno empreendedor. O estudo foi realizado em conjunto com o Sebrae e a Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas (Anegepe). 

O resultado? Um universo de 93 milhões de brasileiros entre 18 e 64 anos tem o empreendedorismo na veia. Desses, 42 milhões já são empreendedores, enquanto os outros 51 milhões restantes são classificados como potenciais empreendedores.

Mas o que faz um empreendedor? Falando mais especificamente, como empreender na área de finanças e controladoria (ou, ainda, trocar a segurança do CLT para as incertezas do PJ)? Para conversar sobre o assunto, no episódio #45 do Controller Cast, convidamos Leandro Gomes, profissional com 20 anos de experiência na área de finanças, criador do método Especialista Financeiro (FP&A)” e do instagram @controladoriapratica.

Confira o episódio na íntegra abaixo ou ouça pelo Spotify:

Abaixo um resumo do nosso bate-papo: 

Como veio a fagulha para empreender?

Vamos ver sinceros: empreender não é para todo mundo. Para Leandro, tudo começou quando ele percebeu que estar em movimento era uma necessidade. Seu próprio CV mostra isso: com uma jornada que teve início como empacotador de supermercado e que o levou para diversas empresa, desde pequenas e familiares, até multinacionais e do segmento bancário, o desejo de crescer era o que fazia com que ele se movimentasse. 

“Não tem problema ficar muitos anos numa mesma empresa, contanto que você continue aprendendo, se desenvolvendo e trazendo ali situações que você cresça, não só tecnicamente, mas também no aspecto comportamental, na resiliência, enfim”, explica. 

Foi assim que veio a fagulha do empreendedorismo, pois ele se deu conta de que sempre que deixava de aprender onde estava, partia para novas oportunidades. 

Empreender foi, portanto, um caminho natural para ele, que se define uma pessoa curiosa. Desse modo, se formos para dar uma pincelada no que ele nos conta no podcast, podemos dizer que uma característica essencial para sair do CLT e partir para a carreira de empreendedor na área de finanças e controladoria é a junção da curiosidade com a vontade de se movimentar. 

E quanto às características do profissional de finanças/controladoria que decide empreender?

Primeiro, vamos falar do controller de um modo geral. Ele é aquele profissional que precisa enxergar longe. Em vez de ter uma visão míope, sua visão é panorâmica, afinal ninguém melhor que um profissional de controladoria para conhecer o impacto de uma estratégia de marketing e de um novo canal de vendas, por exemplo.

Como comenta Leandro: “profissional que tem integração de tudo na empresa. Ele é um profissional que dá as cartas”. Aliás, cada vez mais vemos que o controller tem ganho importância nas organizações, uma vez que é ele quem ajuda as operações a fluírem de maneira eficiente e ágil. 

Agora, partindo para as características de um empreendedor na área de finanças e controladoria, Leandro destaca quatro pontos:

Dicas para sair do CLT e empreender na área de finanças e controladoria

“Empreender não é um conto de fadas. Não é simples”, pondera Leandro. Por isso, uma das dicas que ele dá é entender que o processo pode ser demorado e que, por essa razão, é preciso ter cuidado para não dar passos maiores que as próprias pernas.

Isso significa, dentre outras coisas, gerar fluxo de caixa, não se endividar e ter controle da saúde financeira do negócio.

Adicionalmente, além de ter a vontade de empreender – e o perfil – é fundamental ter o desejo de conhecer o todo. Para isso, não tem segredo: ler, fazer cursos, se atualizar e buscar o aprendizado constante.

Para Leandro, como a área de finanças e controladoria se acostumou a servir de suporte, o profissional que deseja empreender precisa saber executar. E aí, segundo ele, vem a cereja do bolo: 

“É o uso da criatividade. É a gente combinar, o conhecimento que você possui, novas ideias e experiência prática, e aplicar as tecnologias existentes. Sem dúvidas é um diferencial para o profissional atender empresas”, comenta.

Como conseguir o primeiro cliente?

Esta talvez seja a pergunta de um milhão de reais. Brincadeiras à parte, é preciso primeiro ter clareza sobre o tipo de cliente que se deseja buscar. “Começa pequeno, vai num ambiente menor, tenta faturar dois mil com cada cliente, depois vai aumentando, sem pressa”, explica. 

Em seguida, é fundamental ter um catálogo de serviços elaborado com base na pergunta: “qual valor você deseja gerar e como conseguir levar isso para os seus clientes?”. Aqui Leandro chama a atenção para um ponto importante: o de somente oferecer aquilo que você pode entregar, ou seja, não prometer o que não puder cumprir. 

Por fim, vem a comunicação, pois um empreendedor precisa saber ouvir e ser, ao mesmo tempo, um profissional de vendas, com um pitch de vendas forte. 

Sobre o assunto, “saber vender” é uma característica que todo controller estratégico deve ter, independentemente se empreende ou não. Isso porque é o profissional que precisa vender, por exemplo, a importância de um processo novo e de implantar o orçamento, uma ferramenta etc. 

Então, se você precisa de ajuda para “vender” e engajar os gestores no orçamento empresarial, recomendamos o e-book: “Controller: a ponte entre a diretoria e os gestores”.

Gostou da conversa?

No bate papo completo Leandro compartilha sua história (inclusive os erros que cometeu na sua jornada profissional), aborda outros pontos importantes sobre o perfil do profissional que deseja empreender na área de finanças e controladoria e traz toda a sua bagagem de 20 anos no financeiro para inspirar profissionais da área a darem os primeiros passos rumo ao empreendedorismo. Ouça o episódio completo no início do artigo ou pelo Spotify.

Se você ainda não conhece, o Controller Cast é um podcast onde discutimos temas de Finanças e Controladoria ou de interesse dessas áreas, trazendo ideias e exemplos práticos. Tudo por meio de entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença no mercado. Você pode ouvir os demais episódios aqui.