Menu

A importância do Controller nas empresas: seja um Analista ou Gerente de Controladoria, saiba tudo sobre o pilar de apoio às decisões empresariais

Publicado dia 8 de Maio de 2017

Dizem que são os pequenos detalhes que fazem toda a diferença (são o que chamamos de cereja do bolo). Alguns detalhes não são tão pequenos, mas mesmo assim às vezes deixamos de perceber sua importância.

Qual é a Importância do Controller?É o caso do estabelecimento de metas e objetivos, por exemplo. Para alguns, seja no âmbito pessoal ou no profissional, definir onde se quer chegar é um mero detalhe. No entanto, assim como nós você também sabe que esse é o primeiro passo rumo ao crescimento.

Sendo assim, aproximando metas e objetivos da esfera empresarial, responda as perguntas abaixo:

Conseguiu responder tudo? Independente da sua resposta, existe uma área, muitas vezes vista apenas como um “mero detalhe”, que é responsável tanto por organizar essas informações quanto por monitorá-las e tomar ações necessárias para que o que foi definido no planejamento estratégico seja cumprido.

Estamos falando da Área de Controladoria, o departamento da empresa onde atua o controller (profissional de controladoria), também conhecido como o pilar de apoio às decisões empresariais. Mas você saberia explicar a importância do Controller em uma empresa? Para ajudá-lo a entender o quanto o assunto é muito mais que um pequeno detalhe, preparamos um artigo especial. Confira!

Qual é a importância do Controller na empresa?

Primeiro, vamos reforçar o papel do profissional de controladoria, também conhecido como controller, business controller, ou ainda, controlador. O controller é aquele profissional responsável pela gestão financeira e gestão orçamentária da empresa. Em muitos casos reporta-se diretamente ao CFO (Chief Financial Officer, ou Diretor Financeiro), mas isso varia de empresa para empresa, de acordo com o porte da organização.

Importância do controller na empresaDentre as tarefas de um profissional de controladoria estão a de extrair e consolidar informações relacionadas ao orçamento de todas as áreas da empresa, gerando relatórios para auxiliar a tomada de decisões dos gestores e da diretoria da organização.

Mais adiante veremos os papéis específicos de Analista de Controladoria e Gerente de Controladoria. Antes, vamos juntos ver um pouco mais sobre a importância do controller na empresa. Sabemos que você vai concordar quando dizemos que o controlador exerce um papel essencial para ajudar a organização a manter-se no trilho do seu planejamento estratégico, tático e operacional. Então, para reforçar ainda mais essa verdade, acompanhe a seguir:

  • Planejamento Orçamentário e Gestão Orçamentária. O profissional de controladoria tem a responsabilidade de elaborar o orçamento, incluindo no pacote a coleta, análise, e consolidação dos dados. Além disso, a importância do controller está em monitorar as variações no orçamento e investigar a origem e o motivo dessas variações. Ao ter essa informação em mãos, o profissional de controladoria tem dados concretos para trabalhar e melhor direcionar os gestores e diretores.
  • Relatório Financeiro e Auditoria. O controller é também o responsável por monitorar a condição financeira de uma empresa. Para isso, o controlador trabalha com auditores externos a fim de garantir uma maior transparência nos relatórios financeiros e contábeis, além da conformidade com a Governança Corporativa. Somado a isso, podemos ainda dizer que o profissional de controladoria estabelece, monitora e controla os relatórios financeiros mensais, bimestrais, semestrais e anuais.
  • Conformidade com normas e regulamentos. A importância do controller está ligada também com a coordenação da prestação de informações para auditorias externas. Adicionalmente, ele é responsável por garantir que a empresa esteja cumprindo com o pagamento dos impostos municipais, estaduais e federais. Ou seja, o profissional de controladoria é responsável por garantir o famoso Compliance.
  • Visão estratégica. Já ouviu falar em visão de águia? Pois bem, o profissional de controladoria é aquela pessoa que enxerga longe e tem uma visão panorâmica da empresa. Isso porque para exercer sua função ele precisa ter contato com todos os setores da organização, agregando valor em cada setor e ajudando as operações a fluírem de maneira eficiente e ágil. Com uma ampla visão do funcionamento do negócio (especialmente seus números), a importância do controller é ainda maior, pois ele busca otimizar o trabalho de toda a organização.

Agora, para detalhar um pouquinho mais a importância do profissional de controladoria em uma empresa, seguiremos com os cargo de Analista de Controladoria e Gerente de Controladoria.

A importância do Controller: Analista de Controladoria

Dentre as diversas responsabilidades de um Analista de Controladoria estão a coleta de informações dos custos, despesas e receitas de cada área da empresa para a elaboração de projeções financeiras. As projeções podem ser feitas por planilhas eletrônicas ou software. Seja qual for a ferramenta utilizada, é o analista o responsável por alimentar o software ou a planilha com os dados coletados.

É também papel de um Analista de Controladoria elaborar relatórios orçamentários para que possa ser feito um controle do cumprimento dos resultados financeiros e contábeis de acordo com o estipulado pelo planejamento orçamentário.

O Analista de Controladoria analisa o Demonstrativo de Resultados e o Demonstrativo de Fluxo de Caixa e elabora relatórios gerenciais para que o gerente de controladoria consiga apoiar gestores e diretores nas tomadas de decisão. É também de responsabilidade deste cargo ser a ponte com a contabilidade para análise de resultados.

Para atuar como Analista de Controladoria é desejável que o profissional tenha formação em Ciências Contábeis ou Administração de Empresas.

Importância do Controller: Gerente de Controladoria

Importancia do controller Gerente de Controladoria

Aqui neste artigo trabalhamos com o Analista e o Gerente de Controladoria, para que cada um tenha bem especificada a sua função. No entanto, em muitos casos os papéis se juntam em um único profissional, especialmente naquelas empresas em que a área de controladoria está dando seus primeiros passos. Como entendemos a importância do departamento de controladoria, o ideal é que os papéis sejam bem específicos e por isso trabalhamos com essa divisão.

Assim, podemos dizer que o Gerente de Controladoria é responsável por planejar, coordenar e controlar as atividades de curto, médio e longo prazo das áreas de planejamento, controladoria e finanças. Ele é o profissional que visa trazer uma maior contribuição no aumento da rentabilidade e lucratividade da empresa, sempre buscando identificar pontos de melhoria e propondo ações corretivas.

Cabe ao Gerente de Controladoria fazer o levantamento da projeção de receitas, custos, despesas e investimentos para consolidar e gerar as informações que serão validadas com a diretoria da organização e acompanhadas durante todo o exercício em forma de metas e objetivos. Ele também está diretamente envolvido com as questões de Governança, Risco e Conformidade.

Gerente de ControladoriaO Gerente de Controladoria tem como atribuição a coordenação de processos de gestão econômica, financeira e patrimonial. Com base nas informações consolidadas pelo analista de controladoria, o gerente faz um estudo do ambiente interno e externo e mune-se de informações que podem ser aplicadas tanto nos níveis estratégicos, quanto táticos e operacionais.

Além disso, o Gerente de Controladoria está constantemente analisando o mercado ao qual a empresa está inserida, sempre alerta aos possíveis riscos e redirecionamentos estratégicos. Nesse sentido, é também sua responsabilidade analisar o desempenho das ações estratégicas. Para isso, o Gerente de Controladoria está sempre de olho nos Indicadores de Desempenho e seu foco é em manter planejamento estratégico alinhado ao orçamento empresarial.

No que diz respeito às auditorias, é de responsabilidade desse profissional certificar-se de que as normas estejam sendo cumpridas. Além disso, outras atribuições do Gerente de Controladoria incluem a avaliação dos ciclos operacionais, a definição das metas e premissas orçamentárias, análise da saúde financeira da empresa e organização do planejamento tributário.

Para resumir tudo o que falamos até aqui, podemos então dizer que o Gerente de Controladoria tem um objetivo maior: o de otimizar os resultados de toda a empresa. Para que a meta seja cumprida, cabe ao profissional auxiliar na projeção de novos investimentos. É o que veremos a seguir, mas antes, anote uma dica de leitura para complementar o assunto: O papel do Gerente de Controladoria (Controller) no sucesso da empresa.

O Profissional de Controladoria e a gestão de números

Que o Controller tem que estar de olhos nos números da empresa e, dentre outras coisas preocupa-se com o ROI, isso você já entendeu, não é mesmo? Como falamos, a importância do profissional de controladoria está também ligada ao fato de que ele é quem traduz esses números em tendências e projeções. Assim, diretores conseguem entender da situação financeira da empresa e ter o apoio necessário à gestão do negócio.

Aliás, traduzir resultados orçamentários e financeiros em uma linguagem simples não apenas é dever de um controller, mas também é uma característica de uma controladoria eficiente e eficaz.

Adicionalmente, o controller é o profissional que auxilia na projeção de novos investimentos. Para isso, é essencial que ele faça estudos de viabilidade econômica e financeira de projetos. E para que se realize a Análise de Viabilidade Econômica e Financeira é preciso fazer a projeção de receitas, custos, investimentos e analisar indicadores (ROI, ROE, VPL, TIR e Payback). Entram também na jogada as análises de Custo de Oportunidade e Ponto de Equilíbrio.

Sim, é muita coisa, mas todos esses nomes e siglas fazem parte da rotina de um profissional de controladoria, que, conforme mencionado, busca traduzir tudo isso de uma maneira simples. Já que estamos aqui para ajudar, elaboramos um e-book completíssimo com tudo que um controlador precisa saber sobre Indicadores Financeiros para Análise de Investimentos:E-book Indicadores Financeiros para Análise de InvestimentosNeste material apresentamos de forma fácil e prática como aplicar indicadores financeiros na avaliação de projetos. São abordados indicadores usados para medir a rentabilidade do projeto e os associados aos riscos do projeto. Portanto, controllers encontrarão no e-book as informações que precisam para apoiar na análise de viabilidade de investimentos.

Concluindo

O controller é um profissional com visão crítica 100% orientada à otimização de resultados. E ele consegue isso justamente porque muito além de trabalhar com números, tem a capacidade de traduzi-los de maneira que seja compreensível para quem não é da área de finanças. Para isso, claro, ele tem que estar respaldado por indicadores, conforme vimos neste artigo.

A importância do profissional de controladoria na empresa, portanto, vai muito além de exercer uma relação contábil e financeira. Cabe a esse profissional tratar de questões estratégicas, buscando manter o orçamento empresarial sempre aliado ao planejamento estratégico. Em outras palavras, o controller é o pilar de apoio às decisões empresariais.

Caso sua empresa ainda não tenha uma área de controladoria, queremos dar uma mãozinha. Neste artigo mostramos alguns argumentos sobre a importância do controller, e para contribuir ainda mais com o tema, deixamos a sugestão de leitura do artigo: Por que investir em uma área de Planejamento e Controladoria em sua empresa.

Se você já entendeu todos os benefícios de ter um controller, então é a vez de ajudá-lo a partir para a ação. Para isso, clique no banner a seguir e faça o download do nosso Guia para criar uma área de Planejamento e Controladoria:Guia para criar uma área de Planejamento e ControladoriaNeste material, você terá uma visão mais completa sobre o que faz a área de Planejamento e Controladoria, quem é o profissional de controladoria, definição de uma equipe interna ou contratação da consultoria de controladoria e os passos necessários para estruturação de uma área de planejamento, controladoria e finanças eficiente.

Agora que chegamos ao fim, conte para nós o que achou do artigo e se conseguimos passar a você a importância do controller na empresa. Sabemos que uma empresa tem ainda muito mais a ganhar com um profissional de controladoria, então, se você tem mais pontos positivos a destacar, nos envie nos comentários. E se esse artigo foi útil para você, compartilhe com seus colegas!

Talvez você também queira ler um destes:


Also published on Medium.

Sem comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *