Treasy | Planejamento e Controladoria

O que é o Fluxo de Caixa Descontado? Veja como aplicá-lo para avaliar o valor do dinheiro no tempo

Fluxo de Caixa Descontado

Você sabe o que o Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira, a Taxa Mínima de Atratividade e o Payback (para citar alguns exemplos) têm em comum? Os três levam em consideração o valor do dinheiro no tempo. Em outras palavras, eles entendem que qualquer real recebido hoje valerá menos daqui a alguns meses, se não for aplicado.

Justamente por entendermos desse conceito de que o valor do dinheiro sofre alterações de acordo com o tempo, é que a decisão sobre qual investimento devemos optar fica um pouco complicada.

Todavia, controllers contam com algumas ferramentas para ajudá-los nessa tarefa. Dentre elas está o Método do Fluxo de Caixa Descontado, que também leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Aliás, a técnica é amplamente utilizada principalmente para avaliar empresas e verificar o grau de atratividade das mesmas para investidores.

Para entender melhor para que serve o Fluxo de Caixa Descontado e como calculá-lo, que tal seguir na leitura deste artigo?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que é Fluxo de Caixa Descontado?

    O Fluxo de Caixa Descontado, também conhecido como FCD, é um aliado muito importante das tomadas de decisão, sendo uma metodologia utilizada em qualquer situação em que o dinheiro seja aplicado em um ponto e recebido em outro, no futuro. Em outras palavras: o FCD trabalha com o valor do dinheiro no tempo.

    O método do Fluxo de Caixa Descontado é uma técnica de orçamento de capital (como Payback e Taxa Interna de Retorno) e é utilizado para determinar o valor presente de uma empresa, ativo ou projeto com base no dinheiro que pode gerar no futuro. O FCD parte do pressuposto de que o investimento gera fluxo de caixa durante um determinado período.

    Observe que o método considera duas importantes variáveis - risco e retorno. Isso significa que a análise de Fluxo de Caixa Descontado utiliza projeções de fluxo de caixa e descontos para chegar a uma estimativa de valor presente. Essa estimativa é, então, utilizada para avaliar o potencial de investimento, quais os riscos e as possibilidades de ROI. Caso o valor obtido da análise de FCD for maior do que o custo atual do investimento, o controller pode dar o sinal verde, pois a oportunidade pode ser boa.

    Para que serve o Fluxo de Caixa Descontado?

    Você já deve ter percebido que a análise do Fluxo de Caixa Descontado possui aplicações financeiras e comerciais. Para exemplificar, o FCD é um método utilizado por investidores antes de comprarem ações de uma empresa. Além disso, a técnica é bastante útil para ajudar tomadores de decisão a decidirem se devem fazer um determinado investimento ou escolher entre dois ou mais investimentos em potencial.

    Uma das aplicações mais utilizadas quando tratamos de Fluxo de Caixa Descontado diz respeito à avaliação do valor de uma organização (Valuation). Para os defensores do método, a análise de FCD serve para obter uma imagem precisa do valor verdadeiro de uma empresa. Já para o time do contra, o argumento é que a técnica de Fluxo de Caixa Descontado é baseada em projeções, ao invés de dados tangíveis.

    Para compreendermos melhor os dois pontos de vista, vamos ao próximo tópico.

    Vantagens e Desvantagens do FCD

    Uma grande vantagem do método de Fluxo de Caixa Descontado é que por meio de sua análise é possível reduzir um investimento a um Valor Presente Líquido (VPL). Se esse valor for positivo, o investimento deverá ser um gerador de dinheiro. Caso contrário, ou seja, se negativo, o investimento não renderá bons frutos e representará perda de dinheiro.

    Além disso, o FCD permite que sejam feitas escolhas entre investimentos significativamente diferentes, sendo que aquele com maior VPL será a alternativa mais lucrativa (mais abaixo veremos como fazer o Fluxo de Caixa Descontado).

    Ainda como vantagens, temos que o método FCD é orientado para o futuro, sendo que depende muito mais de expectativas futuras do que resultados históricos. Adicionalmente, ele é influenciado em menor medida por fatores externos voláteis.

    Justamente por lidar com projeções é que para alguns especialistas e estudiosos a análise de FCD traz alguns furos. O principal deles é que a avaliação somente será acurada se suas projeções também o forem. Caso as estimativas não representarem a realidade, o Valor Presente Líquido será errado e o resultado muito provavelmente será danoso para a empresa.

    Para o time do contra, o modelo de Fluxo de Caixa Descontado oferece múltiplas oportunidades de erro justamente por se tratar de nada mais, nada menos, do que projeções.

    O que levar em consideração ao tratar de FCD?

    Para fazer o Fluxo de caixa Descontado é possível utilizar uma fórmula bastante simples, como veremos no tópico a seguir. Além da fórmula, muitos especialistas utilizam dois métodos principais:

    Tanto o VPL quanto a TIR são utilizados para tomadas de decisões de investimento, sendo que:

    Destacamos ainda que o método de Fluxo de Caixa Descontado produz um número isoladamente. Isso significa que, como acontece com qualquer outro indicador de análise de viabilidade de investimentos, ele não deve ser analisado isoladamente.
    Suponha que você queira estimar o valor de uma empresa. É possível utilizar a análise do FCD para criar um valor para a empresa. Para testar o quão realista é esse número, o ideal é realizar uma verificação de realidade, comparando, por exemplo, esse resultado com o valor contábil da empresa conforme demonstrado no Balanço Patrimonial, ou com o valor de empresas similares.

    Para análises de outros investimentos (como investimentos operacionais), sugerimos ainda que se combine o resultado do FCD com outros Indicadores Financeiros para Análise de Investimentos:

    Indicadores de rentabilidade do projeto:

    Indicadores associados aos riscos do projeto:

    Caso tenha interesse em conhecer melhor sobre eles, sugerimos nosso e-book gratuito que pode ser baixado clicando na imagem abaixo:

    Uma vez que o método FCD projeta fluxos de caixa futuros, necessariamente será preciso estimar de custos operacionais, receitas e crescimento. Essas estimativas podem ser significativamente mais fáceis ou difíceis de prever conforme a empresa.

    Empresas maiores e mais estabelecidas, com um histórico de crescimento bem estável ​​para utilizar como base para as projeções de crescimento futuro, são mais adequadas para avaliações por meio do método de Fluxo de Caixa Descontado. Isso porque é muito mais difícil prever o crescimento de empresas pequenas ou iniciantes ou de qualquer empresa ou indústria com maior exposição a ciclos sazonais ou econômicos.

    Outro fator a considerar é o gasto de capital projetado. Organizações com níveis mais consistentes de despesas de capital conseguem analisar com muito mais precisão o FCD. Observadas essas questões, é hora de colocarmos a mão na massa e responder à pergunta:

    Como fazer o Fluxo de Caixa Descontado?

    Conforme citado, a fórmula é bastante simples:

    Exemplificando: o faturamento da empresa XYZ é de R$ 50.000,00, sendo que a projeção de faturamento para os 3 próximos anos é de:

    Como para calcular o Fluxo de Caixa Descontado temos que trazer esses valores para o momento presente, atribuiremos uma taxa de desconto 14,50%. Com isso os valores da nossa projeção serão o seguinte:

    Com esse resultado, entendemos que o faturamento estimado para 3 anos é hoje, no presente, de R$ 174.558,07. Ressaltamos que o Fluxo de Caixa Descontado trabalha com base em previsões, o que significa que pequenas alterações em receitas, despesas e investimentos, por exemplo, poderão significar grandes mudanças nos valores.

    Exatamente por isso é que reforçamos que seja para avaliar o valor de uma empresa, ou para verificar o melhor investimento, o indicado é utilizar o método de FCD com outros indicadores.

    Concluindo

    A análise do Fluxo de Caixa Descontado é um método de avaliação de um projeto, empresa ou ativo por meio dos conceitos de valor do dinheiro no tempo. Como vimos, todos os fluxos de caixa futuros são estimados e descontados para dar seus valores presentes (a soma de todos os fluxos de caixa futuros, tanto de entrada quanto de saída, é o Valor Presente Líquido (VPL), que é tomado como valor do fluxo de caixa em questão.

    Neste artigo falamos especificamente sobre o FCD, mas caso você queira aprender um pouco mais sobre Fluxo de Caixa, separamos alguns artigos que podem ajudar:

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.