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O que é fusão de extensão de mercado? Veja exemplos e seus benefícios

A fusão de extensão de mercado é um dos tipos de fusões de empresas, como a horizontal, a vertical, o conglomerado e a de extensão de produto. Assim como cada uma delas, ela tem um objetivo bem-definido e deve ser usada de acordo com o propósito da transação comercial e finalidade econômica.

Na verdade, podemos falar que a fusão de extensão de mercado é considerada um subtipo da horizontal, já que é feita entre empresas similares que ofertam os mesmos produtos ou serviços.

A finalidade geral é sempre a mesma: promover um crescimento mais rápido e sólido do negócio ao se unir a outro do mesmo setor de atuação.

Para entender melhor sobre essa operação, continue a leitura e aprenda o que é fusão de extensão de mercado, as vantagens de usá-la, quando optar por esse modelo de negócio e, ainda, exemplos de empresas renomadas que fizeram essa transação.

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    O que é fusão de extensão de mercado?

    A fusão de extensão de mercado é uma estratégia de crescimento em que uma ou mais empresas, que vendem os mesmos produtos ou serviços e operam em mercados diferentes, se unem com o objetivo de aumentar e diversificar a base de clientes e, assim, ampliar seu mercado de atuação.

    E isso não significa que essa transação seja feita apenas entre empresas grandes se unindo a menores. Ela acontece principalmente entre gigantes do mercado, que possuem nível de produção parecido, com a finalidade de reduzir a concorrência e alcançar mais clientes.

    Vantagens da fusão de extensão de mercado

    As principais vantagens de optar pela fusão de extensão de mercado são reduzir custos elevados; aumentar a base de clientes; acessar um novo mercado; reduzir ou eliminar concorrentes; elevar sua vantagem competitiva; unir conhecimentos e métodos de produção; elevar a qualidade de produtos e serviços; e aumentar a produtividade.

    Mas lembramos que, para obter benefícios de uma fusão bem-feita, é preciso refletir sobre alguns pontos, como a finalidade estratégica da operação. Isso é essencial para entender sobre sinergias e atingir as metas desejadas no futuro.

    Além disso, por ser um processo complexo e que dura meses (e até anos!), é necessário contratar uma consultoria de fusões e aquisições visando preparar a empresa para a operação e/ou buscar boas oportunidades no mercado. Depois disso, a companhia de Mergers and Acquisitions (M&A) é responsável por intermediar a negociação, participando de todas as etapas até a assinatura do contrato.

    Exemplos de fusão de extensão de mercado

    Há diversos exemplos de fusão de extensão de mercado estampados em sites, revistas e jornais. Citamos alguns dos mais conhecidos, como a fusão entre LAN Chile e TAN, que formou a nova marca LATAM, ampliando sua atuação nos mercados da América do Norte e Europa.

    Como toda fusão, houve a união entre duas marcas, que formaram uma terceira empresa, com novo quadro societário.

    E, para entender melhor o conceito desse tipo de operação, citamos outros exemplos de fusão de extensão de mercado a seguir!

    Quais empresas fizeram fusão de extensão de mercado?

    Entre tantas empresas que fizeram fusão de extensão de mercado, destacamos os casos: ExxonMobil, que formaram uma das maiores petrolíferas do mundo; Hering e a Soma, que criaram uma das maiores empresas brasileiras de moda; e Natura e Avon, que geraram a quarta maior companhia de cosméticos do mundo.

    Confira mais exemplos de fusão de extensão de mercado:

    Como fazer uma fusão de extensão de mercado?

    Para fazer uma fusão de extensão de mercado, é fundamental conhecer as etapas do processo de M&A e, claro, contratar uma consultoria experiente e qualificada, que tenha conhecimento suficiente no seu mercado de atuação e em transações com empresas do seu porte.

    Afinal, a operação não acontece do dia para noite e é vital conhecer bastante o mercado para atender aos principais requisitos exigidos dur-group.com/pt/o-que-e-ma/ante a negociação.

    Para entender melhor, veja as principais etapas de um processo de fusão de extensão de mercado e outros tipos:

    Ou seja, o consultor de fusão e aquisição atua desde a primeira etapa até a última, de forma direta e indireta, sempre intermediando a negociação, o que evita, por exemplo, o desgaste da imagem dos sócios. Em paralelo, ele oferece imparcialidade à transação comercial, sem afetar a operação devido a apegos e sentimentos com o negócio.

    Não se esqueça de, antes de contratar uma boutique de M&A, conversar com antigos clientes e pesquisar sua reputação no mercado. A fusão de extensão de mercado pode durar meses ou até anos e, por isso, deve ser conduzida de forma profissional e qualificada para não impactar negativamente o valor de mercado de nenhuma das partes envolvidas.

    Fonte: Capital Invest, uma das principais Boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.