A fusão de extensão de mercado é um dos tipos de fusões de empresas, como a horizontal, a vertical, o conglomerado e a de extensão de produto. Assim como cada uma delas, ela tem um objetivo bem-definido e deve ser usada de acordo com o propósito da transação comercial e finalidade econômica.
Na verdade, podemos falar que a fusão de extensão de mercado é considerada um subtipo da horizontal, já que é feita entre empresas similares que ofertam os mesmos produtos ou serviços.
A finalidade geral é sempre a mesma: promover um crescimento mais rápido e sólido do negócio ao se unir a outro do mesmo setor de atuação.
Para entender melhor sobre essa operação, continue a leitura e aprenda o que é fusão de extensão de mercado, as vantagens de usá-la, quando optar por esse modelo de negócio e, ainda, exemplos de empresas renomadas que fizeram essa transação.
O que é fusão de extensão de mercado?
A fusão de extensão de mercado é uma estratégia de crescimento em que uma ou mais empresas, que vendem os mesmos produtos ou serviços e operam em mercados diferentes, se unem com o objetivo de aumentar e diversificar a base de clientes e, assim, ampliar seu mercado de atuação.
E isso não significa que essa transação seja feita apenas entre empresas grandes se unindo a menores. Ela acontece principalmente entre gigantes do mercado, que possuem nível de produção parecido, com a finalidade de reduzir a concorrência e alcançar mais clientes.
Vantagens da fusão de extensão de mercado
As principais vantagens de optar pela fusão de extensão de mercado são reduzir custos elevados; aumentar a base de clientes; acessar um novo mercado; reduzir ou eliminar concorrentes; elevar sua vantagem competitiva; unir conhecimentos e métodos de produção; elevar a qualidade de produtos e serviços; e aumentar a produtividade.
Mas lembramos que, para obter benefícios de uma fusão bem-feita, é preciso refletir sobre alguns pontos, como a finalidade estratégica da operação. Isso é essencial para entender sobre sinergias e atingir as metas desejadas no futuro.
Além disso, por ser um processo complexo e que dura meses (e até anos!), é necessário contratar uma consultoria de fusões e aquisições visando preparar a empresa para a operação e/ou buscar boas oportunidades no mercado. Depois disso, a companhia de Mergers and Acquisitions (M&A) é responsável por intermediar a negociação, participando de todas as etapas até a assinatura do contrato.
Exemplos de fusão de extensão de mercado
Há diversos exemplos de fusão de extensão de mercado estampados em sites, revistas e jornais. Citamos alguns dos mais conhecidos, como a fusão entre LAN Chile e TAN, que formou a nova marca LATAM, ampliando sua atuação nos mercados da América do Norte e Europa.
Como toda fusão, houve a união entre duas marcas, que formaram uma terceira empresa, com novo quadro societário.
E, para entender melhor o conceito desse tipo de operação, citamos outros exemplos de fusão de extensão de mercado a seguir!
Quais empresas fizeram fusão de extensão de mercado?
Entre tantas empresas que fizeram fusão de extensão de mercado, destacamos os casos: ExxonMobil, que formaram uma das maiores petrolíferas do mundo; Hering e a Soma, que criaram uma das maiores empresas brasileiras de moda; e Natura e Avon, que geraram a quarta maior companhia de cosméticos do mundo.
Confira mais exemplos de fusão de extensão de mercado:
- Sadia e Perdigão, que formaram a BRF, antiga Brasil Foods;
- Aliansce e BR Malls, que criaram a maior rede de shoppings do Brasil e da América Latina, com valor de mercado de R$ 13,4 bilhões;
- Disney-Pixar, que tornou a Disney dona de 27% de toda a indústria cinematográfica.
Como fazer uma fusão de extensão de mercado?
Para fazer uma fusão de extensão de mercado, é fundamental conhecer as etapas do processo de M&A e, claro, contratar uma consultoria experiente e qualificada, que tenha conhecimento suficiente no seu mercado de atuação e em transações com empresas do seu porte.
Afinal, a operação não acontece do dia para noite e é vital conhecer bastante o mercado para atender aos principais requisitos exigidos dur-group.com/pt/o-que-e-ma/ante a negociação.
Para entender melhor, veja as principais etapas de um processo de fusão de extensão de mercado e outros tipos:
- preparação da empresa para a operação, organizando todos os documentos contábeis, financeiros, jurídicos, fiscais, trabalhistas etc;
- cálculo do valuation, valor de compra/venda do negócio;
- identificação da empresa-alvo;
- envio de apresentação não confidencial;
- assinatura do acordo de confidencialidade;
- envio da apresentação confidencial;
- elaboração da proposta não vinculante;
- realização de auditoria, processo chamado de Due Diligence;
- elaboração da proposta vinculante, a oferta final;
- negociação de cláusulas e termos do contrato;
- assinatura do contrato;
- realização do plano de integração.
Ou seja, o consultor de fusão e aquisição atua desde a primeira etapa até a última, de forma direta e indireta, sempre intermediando a negociação, o que evita, por exemplo, o desgaste da imagem dos sócios. Em paralelo, ele oferece imparcialidade à transação comercial, sem afetar a operação devido a apegos e sentimentos com o negócio.
Não se esqueça de, antes de contratar uma boutique de M&A, conversar com antigos clientes e pesquisar sua reputação no mercado. A fusão de extensão de mercado pode durar meses ou até anos e, por isso, deve ser conduzida de forma profissional e qualificada para não impactar negativamente o valor de mercado de nenhuma das partes envolvidas.
Fonte: Capital Invest, uma das principais Boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro em avaliação, compra e venda de empresas.