Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #07 – Futuro da Contabilidade: o fim do modelo tradicional do escritório contábil, com Rui Cadete

Controller Cast sobre Futuro da Contabilidade

A economia vem passando por uma transformação global e as novas tecnologias têm mudado os negócios e profissões tradicionais. Isso não necessariamente é algo ruim, mas sinaliza que todos precisam estar atentos para acompanharem o mercado. Um dos exemplos bem claro de mudança disruptiva está na Contabilidade. Ainda é comum que os escritórios contábeis ofereçam apenas serviços tradicionais, mas, atualmente, o mercado necessita que eles pensem além. Há uma exigência de se tornem parceiros estratégicos dos clientes e entreguem mais do que o exigido por lei. Da mesma forma, o contador deve passar a ser um consultor. Mas como promover essa transformação na prática?

Para falar sobre o assunto e contar como vem fazendo há mais de 25 anos e tornando o escritório de contabilidade numa consultoria completa, convidamos o Rui Cadete, presidente da Rui Cadete Consultores e Auditores Associados, para o episódio #07 do Controller Cast. Ele acredita que a profissão contábil está passando por uma transformação incrível e afirma que as oportunidades são maiores do que os desafios. Para o empresário, aqueles que se prepararem sairão na frente, basta conhecimento, dedicação, disciplina e muito trabalho.

Escute agora mesmo pelo player o podcast  que tem o objetivo de tornar o time de controladoria ainda mais estratégico. Se preferir, também pode acessar nosso canal no Soundcloud.

O Controller Cast é um podcast pensado especialmente para profissionais das áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças. Nele discutimos temas relacionados com a área, trazendo insights, conteúdos práticos e entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas.Veja também os episódios anteriores, se você perdeu algum é só conferir aqui:

#01: Controller Cast com Marcio Andrade, Controller da ContaAzul, para entender os desafios da Controladoria em uma empresa de crescimento acelerado;

#02: Controller Cast com Daniela Sousa, Controller de uma holding, sobre sua experiência na implantação dessa metodologia em um grande grupo de empresas;

#03: Controller Cast com Cícero Ferreira Filho, Sócio da Consultoria Ferreira Filho, sobre como implantar a metodologia Orçamento Base Zero (OBZ) na prática;

#04: Controller Cast com Suzanne Sampaio, Coordenadora de Controladoria, sobre o desafio de implantar uma área de Controladoria;

#05: Controller Cast com Rafael Martins, Analista de Controladoria, sobre Transição de Carreira do Financeiro para Controladoria;

#06: Controller Cast com Alvaro Soncini, Controller na 99 Taxi, sobre Auditoria e Due Diligence.

Sobre Rui Cadete

Rui Cadete é formado em contabilidade, tem pós-graduação em Gestão de Negócios pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente é Presidente da Rui Cadete Consultores e Auditores Associados. Rui também ministra palestras em diversos eventos sobre a classe contábil e empresarial no Brasil. Ele foi professor de Contabilidade na Universidade Potiguar de 1993 a 1998 e presidente do SESCON RN entre 1998 e 2001.

Um bate papo sobre o futuro da Contabilidade.

Veja o que conversamos no nosso bate papo:

Rui Cadete encerra a conversa falando sobre oportunidades e desafios. O empresário acredita que o sucesso do profissional vai depender muito mais do olhar que ele tem diante do mercado. Segundo Rui, as oportunidades ainda são maiores do que os problemas, mas exige mais dedicação e conhecimento.

Essa mudança de postura e algumas alternativas para o profissional contábil também foram discutidas no Webinar Contabilidade do Futuro, feito com a participação do diretor Comercial da Treasy, Daniel Fernandes, e do CEO da ContaAzul, Vinicius Roveda. Se você não conseguiu acompanhar a conversa, pode assistir agora e saber ainda mais sobre as rupturas no setor contábil.

Esperamos que você goste da nossa entrevista com o Rui Cadete. Assine nossa newsletter para ficar sabendo dos próximos Controller Cast!


Também publicado em Medium.