Treasy | Planejamento e Controladoria

Governança, Risco e Conformidade (GRC) – Um caminho seguro e eficiente para sua empresa

governança risco e conformidade grcImagine um explorador prestes a se aventurar em uma terra desconhecida. Ele não sabe exatamente para onde está indo, nem por qual caminho deve percorrer.

Por conta disso, acaba se perdendo, dando voltas, entrando em becos sem saída, demorando muito mais do que havia imaginado, e ainda encontra vários obstáculos para os quais não estava preparado, prejudicando sua jornada, gerando atrasos e desgastes desnecessários.

Assim é uma empresa sem GRC (Governança, Risco e Conformidade), rumando ao futuro desconhecido e assustador!

O termo, que vem do inglês Governance, Risk and Compliance, diz respeito à integração dos processos dentro de uma organização, fazendo com que a estratégia de negócios aconteça de forma unificada e transparente, com a devida avaliação de riscos e a garantia de conformidade com as políticas corporativas, leis e regulamentações. Assim, com base nas políticas de Governança, Risco e Conformidade todos sabem onde estão indo e por qual caminho devem seguir.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Entendendo cada parte:

    Governança: diz respeito à forma como as decisões são tomadas. A governança refere-se ao desenvolvimento de políticas e procedimentos, à definição de responsabilidades e também à criação de diretrizes para orientar as pessoas e os processos da organização. A finalidade é garantir que ninguém se perca, ou seja, que todos atuem em prol de um objetivo em comum, e que haja transparência e igualdade em todas as áreas envolvidas.

    Risco: é sobre a análise do que pode acontecer na busca pelos objetivos, quais são os possíveis imprevistos que podem acontecer no caminho. Por meio da gestão de risco, a empresa pode antecipar esses imprevistos, analisar seus impactos e estudar o que fazer para evitá-los ou contorná-los. Os riscos podem ser estratégicos ou operacionais e podem estar associados a fatores externos, como a economia ou a falhas internas, como erros no processo.

    Conformidade: são as ações para garantir que a empresa esteja de acordo com as normas, legislações e boas práticas de seu segmento. Por meio da gestão de conformidade, a organização não entra na contramão e não perderá tempo nem dinheiro por não seguir determinada regra. A gestão conformidade funciona por meio do monitoramento constante para garantir a adequação da empresa ao contexto em que está inserida.

    "O conceito de GRC diz respeito à combinação dessas áreas – Governança, Risco e Conformidade – para garantir que a empresa atue de forma eficiente e transparente, integrando as atividades, evitando erros e retrabalhos e agindo em conformidade com as diretrizes e leis relacionadas ao seu negócio."

    Vantagens da Governança, Risco e Conformidade

    GRC é com certeza fundamental para as empresas, no sentido de que não só orienta o caminho a ser seguido, como garante que todos continuem trilhando na mesma direção, por meio da trajetória correta, sem se perder ou quebrar barreiras.

    A seguir, veja alguns dos principais benefícios trazidos pela aplicação de boa política de GRC:

    • Mais integração entre as áreas, melhorando a comunicação, o trabalho em equipe e a gestão da informação;
    • Maior segurança e eficiência dos processos por conta da melhoria na orientação dos profissionais;
    • Maior transparência entre as áreas envolvidas na operação, dando mais credibilidade e segurança aos processos;
    • Menos custos por conta de trabalhos redundantes nos controles e processos internos da empresa;
    • Estudando e avaliando profundamente os riscos inerentes à organização, há uma maior confiança e estabilidade nas ações estratégicas;
    • Maior resistência às crises de mercado, por conta da estabilidade e eficiência gerada pela GRC;
    • Por fim, a garantia do atendimento às normas corporativas e a conformidade com a legislação proporciona mais credibilidade e respeito à organização.

    Como aplicar GRC em sua empresa

    É preciso entender que GRC não se trata de três áreas distintas. Governança, Risco e Conformidade é uma proposta única e uma área está relacionada à outra na busca pela maior eficiência, transparência e melhores resultados para todos envolvidos na empresa.A principal ferramenta para que as ações de GRC funcionem é o conhecimento:

    Isso permite uma análise profunda das necessidades e dos riscos da organização, para traçar objetivos e estratégias que contribuam para uma maior eficiência e para melhores resultados. É preciso mapear o modelo operacional interno e adequá-lo aos mecanismos legais e aos objetivos da empresa.

    Os conhecimentos apontados acima são necessários não apenas para desenvolver, como também para garantir que as ações de GRC tragam efeitos reais para a empresa. Além de profissionais preparados, é preciso uma estrutura que possibilite o desenvolvimento e a disseminação dos objetivos e diretrizes.

    Por meio da Governança Fiscal, por exemplo, a Quirius, empresa de soluções fiscais, garante que seus clientes estejam em conformidade com a legislação tributária, assegurando não só a adequação à lei, como também atuando no gerenciamento de riscos fiscais, identificação de oportunidades de ganhos operacionais e tributários, planejamento, recuperação e compensação de impostos.

    Ou seja, aplicando os conceitos de Governança, Risco e Conformidade, a Quirius fornecem diretrizes que proporcionam eficiência, transparência, credibilidade, sustentabilidade e crescimento para o negócio de seus clientes. Inclusive, neste caso de sucesso, você pode conferir como a Águia Participações melhorou sua eficiência no Compliance com as soluções Quirius, principalmente obtendo maior segurança e tranquilidade nos processos fiscais.

    Sobre o autor

    A Quirius atua no gerenciamento de riscos fiscais, identificação de oportunidades de ganhos operacionais e tributários, planejamento, recuperação e compensação de impostos.

    A empresa tem como missão ser um parceiro fiscal, ajudando as empresas a reduzirem o impacto dos custos de tributos e obrigações legais em suas atividades.  Para saber mais, acesse: http://www.quirius.com.br/.

    Mais conteúdo Gratuito e de Qualidade

    Como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books. Você pode acessar estes materiais clicando no botão abaixo.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.