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[Drops Treasy #04] – Indicadores de Desempenho: Ponto de Equilíbrio

Continuando a nossa série sobre Indicadores de Desempenho, no Drops Treasy de hoje vamos falar sobre o Indicador de Ponto de Equilíbrio, também conhecido como Break-even Point.

No vídeo você entenderá como projetar o Ponto de Equilíbrio da empresa, além de várias outras dicas que podem ser colocadas em prática com pouco esforço.

Para assistir o vídeo, basta clicar na imagem abaixo:

No vídeo anterior da série de Indicadores de Desempenho nós abordamos a projeção da Margem de Contribuição e entendemos a importância da margem para mensurar a eficiência comercial e operacional da empresa.

Conhecendo a margem unitária e total da empresa, o próximo passo natural é encontrarmos o Indicador de Ponto de Equilíbrio.

O indicador de ponto de equilíbrio irá dizer o quanto sua empresa precisa vender (seja em volume ou em receita) para alcançar o “zero a zero” econômico, sem prejuízos, mas também sem gerar lucro. Como o próprio nome sugere: um equilíbrio financeiro.

O Ponto de Equilíbrio é atingido no momento onde o faturamento da empresa consegue igualar a soma de todas as despesas fixas e variáveis geradas pela sua operação. Assim, todos os produtos ou serviços vendidos após o alcance do ponto de equilíbrio irão contribuir positivamente para a geração de lucro para a empresa. Fica mais fácil analisar esta dinâmica no gráfico abaixo:

Por Que o Indicador de Ponto de Equilíbrio é Importante para a minha Empresa?

O Ponto de Equilíbrio é uma referência de segurança do seu negócio, quanto menor for o seu índice, menos arriscado será sua operação, já que sua estrutura operacional é mais enxuta e o volume de vendas necessário para começar a gerar lucro é menor.

Ao projetar e analisar o Ponto de Equilíbrio, é natural pensarmos que para obter o lucro que se deseja para a empresa, basta adicionar um determinado volume de vendas acima deste indicador. Mas é necessário tomar cuidado, as coisas não são tão simples.

É importante lembrar que existe um racional de produção e volume de vendas suportado por sua estrutura operacional atual (despesas fixas), se aumentarmos muito a projeção de venda, além dos custos diretos (matéria-prima e insumo), chegará o ponto que sua estrutura terá de crescer para suportar a produção e venda de seus produtos ou serviços, você precisará contratar mais pessoas, expandir a empresa, investir em maquinário etc, consequentemente alterando seu ponto de equilíbrio.

Como Calcular o Ponto de Equilíbrio de sua Empresa

Para calcular o Ponto de Equilíbrio Econômico, basta aplicar a seguinte fórmula:

PONTO DE EQUILÍBRIO = (CUSTOS E DESPESAS FIXAS) / ÍNDICE DA MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO

Assim como comentamos na na projeção da Margem de Contribuição, para o cálculo do ponto de equilíbrio  também é importante saber diferenciar custos e despesas fixas, que você pode entender melhor neste artigo.

Para ficar ainda mais claro, vamos a um exemplo prático:

Sua empresa planeja vender 2.000 unidades de um determinado produto, a R$ 60 cada unidade. Cada unidade possui um custo de produção de R$ 25 (matéria-prima e insumos) e mais R$ 10 de despesas variáveis (frete) por unidade. E o seu custo fixo mensal é de R$ 5.000 (aluguel, gastos com pessoal, material de escritório etc).

Colocando isto em uma planilha teríamos a seguinte tabela:

Neste exemplo, a empresa precisa faturar R$ 12.000 para alcançar o seu ponto de equilíbrio, o que representa vender um volume de 200 unidades do produto que utilizamos no exemplo. É somente a partir deste ponto que a as vendas irão contribuir para compor o lucro da empresa de fato.

Esperamos que vídeo e o artigo sejam de ótimo proveito para você e sua empresa e depois de apreciar o material, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e compartilhar com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam logo aqui abaixo!

 


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