Treasy | Planejamento e Controladoria

[Planilha] – Modelo de DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) para Download Grátis

Em um de nossos últimos posts falamos sobre o DRE, ou Demonstrativo de Resultados do Exercício, e neste artigo montamos um modelo de DRE em Excel para download gratuito.Basta clicar no botão ao final desta página para baixar.

Mas afinal, você sabe o que é DRE ?

De maneira bastante resumida, podemos dizer que a Demonstração de Resultado de Exercício é basicamente um resumo das operações financeiras da empresa em um determinado período de tempo. A DRE apresenta os resultados da empresa de forma gerencial, e você pode realizar análises e tirar conclusões importantes como as projeções de crescimento, o percentual que os custos representam no faturamento, entre outras, além de servir como de ferramenta fiscal, apresentando os impostos e taxas recolhidas durante o ano.

Inclusive, para as empresas brasileiras, a DRE passou a ser obrigatória, conforme lei n° 11.638/07, publicada em 27 de dezembro de 2007.

Resumidamente, a DRE de uma empresa é estruturada da seguinte maneira:

 

 Este é um exemplo de como o relatório pode ser estruturado pela empresa, porém como já dissemos antes, este é um relatório gerencial, ou seja, as empresas podem adicionar ou mesmo excluir linhas, de acordo com suas necessidades.

Se você quiser saber mais sobre a DRE, recomendamos que  faça a leitura também de nosso post Demonstrativo de Resultados do Exercício. Lá explicamos com mais detalhes esta importantíssima peça de análise para o gestor.

E no nosso artigo O Que é Orçamento Empresarial você encontra um resumo sobre cada linha que compõe  este demonstrativo. Vale a pena dar uma conferida.

Esperamos que estas informações sejam úteis para você e que nosso modelo (download abaixo) ajude a sua empresa a melhorar a análise de seus resultados e crescer ainda mais.

 

OBSERVAÇÃO: Na planilha, basta preencher as linhas que estão com a cor branca com os números de sua empresa. As linhas que estão na cor cinza são linhas de cálculo ou somatória que já darão os resultados calculados automaticamente.

E se você gostou do artigo e da planilha, envie para outras pessoas ou compartilhe utilizando os botões das redes sociais que estão logo abaixo. =)


Também publicado em Medium.