Treasy | Planejamento e Controladoria

Como melhorar a administração com as novas técnicas de gestão

A gestão empresarial não é uma tarefa das mais simples. Há planejamento, há o gerenciamento de pessoal, do patrimônio, é preciso estar de olho na contabilidade, nos processos, as vendas têm que estar funcionando bem, as entregas necessitam de agilidade e muito mais. Contudo, não é preciso desespero, pois existem técnicas de gestão que facilitam bastante a vida dos responsáveis por todos estes processos.

Hoje em dia a tecnologia é uma grande aliada dos gestores e oferece diversas ferramentas muito úteis em cada tomada de decisão. Algumas delas melhoram bastante o fluxo das informações e os dados necessários para um gerenciamento perfeito estão sempre à mão.

Há também técnicas que podem ser colocadas em prática de modo que orientem os caminhos a serem percorridos para o encontro das estratégias mais adequadas.

Neste artigo vamos falar sobre novas técnicas e sistemas que melhoram a gestão e como elas podem ser implantadas. Continue lendo e se prepare para dar um salto na administração da sua empresa!

Confira também as melhores dicas para a sua empresa crescer.

Por que um planejamento estratégico é essencial para o ambiente empresarial?

Imagine uma pequena ou média empresa, que preste serviços e que já possua um controle financeiro. Nela, há um planejamento, mas ela não funciona perfeitamente. Os sócios estudam para melhorar a gestão empresarial, mas ainda falta alguma coisa para que ela decole. 

Você certamente já conheceu uma empresa assim. Talvez já tenha até trabalhado em uma. Muitas vezes, o problema é a falta de visão estratégica, falta de recursos para o planejamento perfeito e ferramentas para otimizar os processos.

Um bom planejamento precisa levar em conta estratégias de gestão que motivam os colaboradores, criam um ambiente mais saudável e otimizam os resultados. Entre as principais podemos citar:

Importância de um sistema de gestão

Não é exagero dizer que um sistema de gestão empresarial pode revolucionar a administração de uma empresa. O software correto, que automatiza processos, conecta diversos setores e oferece ao gestor um quadro completo sobre o que está acontecendo na empresa é essencial.

A partir da centralização de informações é possível cruzar dados de departamentos distintos e gerar relatórios que seriam extremamente trabalhosos sem este sistema. 

Um bom exemplo é o ERP, ou Enterprise Resource Planning (Planejamento dos Recursos da Empresa). É basicamente um sistema de automação comercial desenvolvido para auxiliar na gestão dos diversos setores de uma empresa.

Existem outros, como o Business Process Management (BPM), que tem como foco principal o fluxo de trabalho, o Customer Relationship Management (CRM), que tem como destaque o gerenciamento de clientes e muitos outros. Cabe ao gestor escolher o sistema (ou até mais de um) mais necessário para as demandas da empresa.

Quais são as principais ferramentas de gestão usadas para otimizar resultados

Existem também diversas ferramentas de gestão que ajudam na administração, e que muitas vezes estão incorporados em sistemas de gestão. Conheça alguns exemplos:

SMART em inglês significa esperto ou inteligente, mas, na verdade, a palavra aqui é utilizada como sigla de Specific, Mensurable, Attainable, Relevant e Time Based, ou seja, específico, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Saiba ouvir outras opiniões 

Outra dica importante é contar com especialistas que possam ajudar na gestão empresarial. Considere a contratação de uma consultoria para ajudar em momentos de tomada de decisões importantes. A Investor, por exemplo, facilita o trabalho do setor financeiro, atuando com laudos e avaliações em finanças corporativas, controle patrimonial etc. 

Em muitos casos, uma cabeça de fora, que tenha independência em relação aos profissionais envolvidos em um determinado projeto pode trazer ideias que ainda não foram abordadas ou, até mesmo, encontrar pontos falhos que não haviam sido observados.