Treasy | Planejamento e Controladoria

[Novidades no Treasy] – Projeção de CMV (Custo das Mercadorias Vendidas)

Além do CPV (Custo dos Produtos Vendidos), agora sua empresa conta também com o cálculo do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) no Treasy.

A principal diferença é que no CPV, mais voltado a indústria, você calcula o preço de cada produto vendido informando as matérias-primas e insumos que este produto utiliza em sua composição e quanto custa cada uma destas matérias-primas e insumos.

Já no CMV, mais utilizado em empresas de comércio ou mesmo em indústrias que não tenham muita variação de custos (custo padrão), o calculo é bem mais simples, sendo informado apenas um valor fechado de custo para cada item comercializado.

No Treasy você pode calcular o CMV de sua empresa de duas formas: um Custo Unitário por mercadoria ou ainda um Percentual sobre o faturamento. Veja como funciona cada um deles.

Custo Unitário por mercadoria

Nesta modalidade cálculo, basta informar o preço unitário compra de cada uma das mercadorias que sua empresa comercializa.

Clique na imagem para ampliar

Com base no volume de vendas que está sendo projetado, o Treasy já faz a projeção total de custos (volume total vendido x preço unitário de compra).

 

Clique na imagem para ampliar

Esta modalidade de cálculo é útil também caso sua empresa seja uma indústria e por algum motivo queira simplificar o calculo do CPV, informando apenas o valor final, sem realizar o calculo mais detalhado da composição do produto (matérias-primas e insumos).

Percentual sobre o faturamento

Já nesta segunda modalidade de calculo do CMV, você pode calcular o custo informando um percentual que será aplicado sobre a receita bruta.

Clique na imagem para ampliar

Com base neste percentual o Treasy calcula o custo unitário de seus produtos.

Clique na imagem para ampliar

E também o custo total de venda.

Clique na imagem para ampliar

Este recurso também é útil caso sua empresa seja uma indústria e por algum motivo queira simplificar o calculo do CPV, informando apenas o valor final, sem realizar o calculo mais detalhado da composição do produto (matérias-primas e insumos).

Escolhendo a forma de cálculo

Para definir o método de cálculo utilizado por sua empresa, basta acessar o menu “Mais Opções” conforme destacado na imagem abaixo e selecionar o cálculo com base em um preço unitário informado ou um percentual sobre a receita.

Clique na imagem para ampliar.

Os cálculos de CPV, CMV Unitário e CMV Percentual já estão disponíveis para todos os clientes a partir dos planos Intermediário e Avançado.

Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira algumas dicas para começar, é só entrar em contato (contato@treasy.com.br) que um de nossos consultores pode ajudar com os primeiros passos.

Você também pode falar por telefone ou pelo Skype direto com o consultor com que já está acostumado conversar.


Também publicado em Medium.