Além do CPV (Custo dos Produtos Vendidos), agora sua empresa conta também com o cálculo do CMV (Custo das Mercadorias Vendidas) no Treasy.
A principal diferença é que no CPV, mais voltado a indústria, você calcula o preço de cada produto vendido informando as matérias-primas e insumos que este produto utiliza em sua composição e quanto custa cada uma destas matérias-primas e insumos.
Já no CMV, mais utilizado em empresas de comércio ou mesmo em indústrias que não tenham muita variação de custos (custo padrão), o calculo é bem mais simples, sendo informado apenas um valor fechado de custo para cada item comercializado.
No Treasy você pode calcular o CMV de sua empresa de duas formas: um Custo Unitário por mercadoria ou ainda um Percentual sobre o faturamento. Veja como funciona cada um deles.
Custo Unitário por mercadoria
Nesta modalidade cálculo, basta informar o preço unitário compra de cada uma das mercadorias que sua empresa comercializa.
Com base no volume de vendas que está sendo projetado, o Treasy já faz a projeção total de custos (volume total vendido x preço unitário de compra).
Esta modalidade de cálculo é útil também caso sua empresa seja uma indústria e por algum motivo queira simplificar o calculo do CPV, informando apenas o valor final, sem realizar o calculo mais detalhado da composição do produto (matérias-primas e insumos).
Percentual sobre o faturamento
Já nesta segunda modalidade de calculo do CMV, você pode calcular o custo informando um percentual que será aplicado sobre a receita bruta.
Com base neste percentual o Treasy calcula o custo unitário de seus produtos.
E também o custo total de venda.
Este recurso também é útil caso sua empresa seja uma indústria e por algum motivo queira simplificar o calculo do CPV, informando apenas o valor final, sem realizar o calculo mais detalhado da composição do produto (matérias-primas e insumos).
Escolhendo a forma de cálculo
Para definir o método de cálculo utilizado por sua empresa, basta acessar o menu “Mais Opções” conforme destacado na imagem abaixo e selecionar o cálculo com base em um preço unitário informado ou um percentual sobre a receita.
Os cálculos de CPV, CMV Unitário e CMV Percentual já estão disponíveis para todos os clientes a partir dos planos Intermediário e Avançado.
Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira algumas dicas para começar, é só entrar em contato ([email protected]) que um de nossos consultores pode ajudar com os primeiros passos.
Você também pode falar por telefone ou pelo Skype direto com o consultor com que já está acostumado conversar.
Também publicado em Medium.