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Orçamento Enxuto: como aplicar os conceitos do Movimento Lean a Gestão Orçamentária de sua empresa

Orçamento EnxutoJá publicamos aqui no blog sobre os desafios de criar uma boa Modelagem Financeira e Orçamentária para sua empresa e inclusive lançamos um e-book abordando sobre os vários estágios de maturidade na Gestão Orçamentária pelos quais as empresas passam em sua trajetória.

Os desafios vão desde as primeiras estruturações do Orçamento Empresarial para a companhia, passando pela escolha da Metodologia Orçamentária mais adequada para cada negócio e chegando até níveis mais avançados, como a criação de um CSC (Centro de Serviços Compartilhados) ou no trabalho em conjunto com outras áreas de negócio, utilizando as informações orçamentárias para atender requisitos de Governança, Risco e Conformidade.

A boa notícia é que você não precisa (e nem deve) fazer isto tudo de uma só vez! Neste post, vamos apresentar um conceito que vem mudando a forma de empresas serem criadas e geridas no mundo todo e que pode ser perfeitamente aplicado a Gestão Orçamentária.

Estamos falando aqui do Lean Startup, um conceito que nasceu no Vale do Silício alguns anos atrás e hoje já está difundido pelo mundo todo, orientando a gestão de empresas como Dropbox, Facebook, IMVU e Intuit desde a concepção das ideias iniciais até IPO´s bilionários!

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    Conceitos chave do Lean Startup

      Antes de entrarmos no tema principal deste artigo e vermos como criar um Orçamento Enxuto para sua empresa, precisamos conhecer ao menos alguns conceitos chave do Lean Startup, ou Startup Enxuta em tradução literal para português.

    O Lean Startup é uma metodologia para criação de produtos, serviços e empresas criada por Eric Ries que prega a alocação mais inteligente de recursos (tempo e dinheiro) na criação de negócios inovadores. A metodologia é derivada dos conceitos do Lean Manufacturing, também conhecido como Sistema Toyota de Produção, este sim, já bastante conhecido pelas empresas em geral.

    Eric Ries define startup sendo “uma instituição humana desenhada para criar um novo produto ou serviço em condições de extrema incerteza”. Ou seja, se estamos falando de um “ambiente de extrema incerteza”, não faz sentido passar meses (ou anos) criando produtos ou serviços complexos sem saber se existem clientes dispostos a pagar por ele. Por isto, o Lean Startup prega alguns conceitos chave:

    Resumimos aqui apenas alguns conceitos chave, mas se você se interessou pelo tema, poderá conhecer mais sobre Lean Startup visitando o site oficial: http://theleanstartup.com/. Recomendamos!

    Orçamento Enxuto: aplicando os conceitos Lean a Gestão Orçamentária

    A esta altura você deve estar pensando: “mas afinal, o que isto tudo tem a ver com Gestão Orçamentária?”, certo?

    Precisamos fazer aqui um “exercício de abstração” para ver que é sim possível utilizar os conceitos chave do Movimento Lean na Gestão Orçamentária de sua empresa, esteja ela começando com a adoção do Orçamento Empresarial ou mesmo para trabalhar na melhoria continua do Processo Orçamentário em empresas que já o utilizam de forma plena.

    Vamos passar os mesmos pontos do tópico anterior, mas enxergando agora pela ótica do Orçamento Enxuto:

    Os Dilemas do Planejado x Realizado e do Sintático x Detalhado

    Um dos dilemas mais frequentes que vemos entre nossos clientes está no detalhamento das informações para o orçamento e análise versus a forma (geralmente mais resumida) que os dados estão estruturados no ERP ou contabilidade. Inclusive escrevemos o artigo Modelagem Financeira e Orçamentária: os segredos para o sucesso, que aborda este tema em detalhes.

    O conceito do Orçamento Enxuto, além de ser extremamente útil para empresas que estão iniciando a adoção do Orçamento Empresarial e para as empresas que buscam melhorar continuamente sua Gestão Orçamentária, também pode ser a resposta para o “dilema do Planejado x Realizado” e ajudar muito no “dilema do Sintético x Detalhado”.

    Você não precisa tentar mudar todo seu ERP ou contabilidade para “equalizar” com a abertura das informações do orçamento de uma só vez e também não é preciso desistir de ter sua análise gerencial. Nem oito nem oitenta!

    Utilizando os conceitos de MVP e desenvolvimento contínuo é possível definir quais são os pontos que trarão os maiores impactos para as análises e começar por eles. Por exemplo, será que vale mais a pena começarmos trabalhando na estruturação do Planejado x Realizado de Vendas ou devemos começar pela parte de Despesas Operacionais? Qual deles dá o menos trabalho e traz mais resultados (melhora a análise)?

    Resumindo

    Como quase tudo na gestão empresarial, este não é um tema binário (zero e um) e não temos como dar uma receita de bolo para você aplicar o Orçamento Enxuto em sua empresa. O importante é compreender os conceitos base para poder então abstraí-los para a realidade de seu negócio.

    Todavia, resumimos abaixo alguns pontos chave que você pode utilizar para se orientar e buscar mais informações e aprofundamento:

    Para definir o que pode ser melhorado, o primeiro passo é saber em que ponto sua empresa se encontra. Pensando nisto, lançamos o e-book Estágios de Maturidade na Gestão Orçamentária, que aborda os principais desafios superados pelas empresas desde os estágios mais iniciais até os mais avançados dentro do processo orçamentário.

    Para baixar o e-book gratuitamente, basta clicar na imagem abaixo:

    Bom proveito para você e sua empresa e depois de baixar o material, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e compartilhar com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam logo aqui abaixo!