Treasy | Planejamento e Controladoria

Orçamento Matricial como ferramenta para potencializar resultados, com Guilherme Sales

Guilherme Sales da Peers

O Orçamento Matricial é uma caixa de ferramentas ideal para a redução de custos e despesas. Quando aplicado de forma colaborativa, além dos ganhos na alocação de recursos de forma inteligente e de acordo com as prioridades da empresa, o Orçamento também pode ser peça chave na identificação de alavancas de crescimento e potencializar os resultados da empresa.

No episódio #42 do Controller Cast convidamos Guilherme Sales, Associate Manager na Peers para discutir o orçamento como ferramenta na hora de reduzir custos e melhorar a lucratividade das empresas.

A Peers Consulting é uma das consultorias de negócio que mais cresce no Brasil e o Guilherme compartilha no episódio como aplicam o Planejamento e Controle Orçamentário em seus projetos, e também como gestor de negócio na Peers.

Confira o episódio na íntegra abaixo ou ouça pelo Spotify:

Abaixo você confere um resumo dos pontos discutidos no episódio:

O papel do Orçamento Matricial no crescimento das empresas

Iniciamos nosso bate papo explicando como a Peers enxerga o papel do Orçamento em seus projetos de Gestão de Performance Financeira.

Segundo Guilherme, o Orçamento Empresarial não deve ser compreendido apenas como um DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) ou um número exposto nas paredes da empresa, este estigma acaba tornando o Orçamento uma mera ferramenta burocrática e de cobrança das áreas.

Organizações que geram valor no processo orçamentário, o utilizam como uma ferramenta de alinhamento estratégico e de forte reflexão em cima do que vem performando e o que está aquém dos resultados desejados na empresa.

Para balizar esse alinhamento e as reflexões em cima do orçamento, é preciso ainda dar um passo atrás e ter um bom Planejamento Estratégico definido (assunto abordado no episódio anterior: Controller Cast #41 – Como fazer um Planejamento Estratégico).

Com o orçamento elaborado e alinhado ao Plano Estratégico, também é preciso atentar-se as Revisões Orçamentárias, são elas que garantem que os planos mantenham-se consistentes e também é uma oportunidade ideal para utilizar as análises de Planejado x Realizado do período para corrigir rota, identificando estratégias com boa performance e que podem ser alavancadas e corrigir aquelas que não estejam performando de acordo.

Como o gestor de departamento pode utilizar o orçamento de sua área a seu favor?

Nesta etapa Guilherme compartilha como ele utiliza o orçamento no papel de Gestor (responsável pelos projetos de Gestão de Performance Financeira) da Peers, de forma muito semelhante ao que é implantado nos clientes da consultoria.

A Peers utiliza o Orçamento Matricial como Metodologia de Gestão Orçamentária. Guilherme é responsável pelas contas de custos e despesas relacionadas a oferta e prestação do serviço de Gestão de Performance Financeira e também pelas sua respectiva linha de receita, assim como uma rubrica de treinamento e capacitação do time, pacote que acompanha matricialmente na organização toda. Segundo Guilherme, o Orçamento Matricial é um de seus grandes aliados na hora de melhorar o desempenho de sua área e também manter demais times alinhados com o crescimento da empresa (a Peers triplicou de tamanho entre 2020 e 2022). Confira mais dicas no episódio.

Confira 8 metodologias de orçamento ideais para cada nível de maturidade de sua empresa

Quais os ritos e cerimônias garantem uma boa execução do Orçamento Matricial?

Assunto recorrente aqui no Blog da Treasy, Guilherme comenta sobre a importância de um Método com rituais e cerimônias bem definidos para criar uma Cultura Orçamentária e garantir a execução dos planos.

A Peers leva em conta o estágio de maturidade de cada empresa na hora de definir esse processo de governança do orçamento, evoluindo gradativamente os controles em conjunto conforme o horizonte de metas estabelecidos. Como exemplo, Guilherme cita que não adianta implantar, por exemplo, um Orçamento Base Zero, sem ter informação mínima sobre as principais linhas do orçamento.

Definido o método ideal de orçamentação, é realizado o desdobramento dos planos estratégicos para as rubricas orçamentárias, buscando uma Modelagem Financeira ideal, atendendo os objetivos definidos no Plano Estratégico.

O próximo passo é a criação do orçamento em si, buscando entender e atuar sobre os gaps entre o cenário atual da empresa e o cenário projetado. Aqui entra um ponto fundamental do processo. Para que os gestores consigam elaborar o orçamento de suas áreas e construir a meta a ser atingida, a Peers realiza uma série de Workshops sobre receitas, custos, despesas e investimentos para fazer a integração do processo matricial e apoiar os gestores em seus desafios departamentais.

Neste processo todo, Guilherme reforça a importância de construir um Calendário Orçamentário para garantir a agenda dos executivos envolvidos e ditar ritmo a elaboração e o posterior acompanhamento do orçamento.

Com a peça orçamentária aprovada pela diretoria, é iniciado o Controle Orçamentário com rotinas mensais de acompanhamento do Planejado x Realizado, análise e documentação dos desvios com o método FCA (Fato, Causa e Ação) , além de reuniões trimestrais para realização do forecast.

Gostou da conversa?

No bate papo completo ainda abordamos exemplos práticos de redução de custos e aumento de resultados com o Orçamento Matricial. Ouça o episódio completo no início do artigo ou pelo Spotify.

Se você ainda não conhece, o Controller Cast é um podcast onde discutimos temas de Finanças e Controladoria ou de interesse dessas áreas, trazendo ideias e exemplos práticos. Tudo por meio de entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença no mercado. Você pode ouvir os demais episódios aqui.