Treasy | Planejamento e Controladoria

[E-book] Planejamento Estratégico e Orçamentário sem complicações!

Todo profissional de controladoria e finanças sabe que ter um bom planejamento é essencial para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento. Planejar é fundamental para quem deseja abrir uma pequena loja no bairro, para quem quer tocar uma franquia, ser dono de uma grande indústria e tantos outros exemplos. É por isso que todos esses negócios devem contar com um instrumento importante para obter o sucesso desejado: o planejamento estratégico e orçamentário!

O principal objetivo deste plano é guiar — ou ainda reorientar — a empresa para que ela se solidifique, cresça e possa gerar lucro. Neste planejamento, então, muitos fatores são analisados e estabelecidos, como a missão, a visão e os valores da empresa, o mercado em que ela atua, seus pontos fortes e fracos e, principalmente, onde o negócio quer chegar, já que é nesta etapa que as metas e os objetivos devem ser definidos.

Se você acompanha o blog da Treasy, provavelmente já leu esta frase por aqui: o orçamento empresarial é a tradução do planejamento estratégico em números. E não é à toa que repetimos isso, porque é apenas com um orçamento bem consolidado que uma empresa pode ter segurança para estabelecer as metas do seu planejamento estratégico. Afinal, não tem como saber onde se quer chegar sem ter ideia do panorama atual ou de quais recursos existem para seguir em frente, você concorda? Mas, afinal, como construir um planejamento estratégico e orçamentário efetivo?

Para responder a esta pergunta, juntamos forças com a Desk14 e elaboramos o e-book Planejamento Estratégico e Orçamentário Sem Complicações. No material, além de indicarmos como elaborar este documento, oferecemos dicas valiosas para que as metas estipuladas sejam alcançadas pela sua empresa. Ele está disponível gratuitamente para download e você pode acessá-lo agora mesmo clicando na imagem abaixo:

Planejamento Estratégico e Orçamentário: comece corretamente!

No e-book, abordamos todas as etapas da construção de um planejamento estratégico e orçamentário, começando por uma dica muito importante: é fundamental envolver os principais líderes da sua organização e, se possível, principalmente nas empresas pequenas, até mesmo todos os colaboradores. A participação de mais pessoas, e não apenas da alta liderança, é ideal tanto para construir um planejamento mais exequível como também para engajar os funcionários em busca da conquista das metas estipuladas.

Em seguida, apresentamos os tópicos essenciais para que o seu negócio possa construir este instrumento com eficiência. Falamos, por exemplo, sobre como definir a missão, a visão e os valores da sua empresa, além, é claro, da cultura organizacional, fundamentos que servem para direcionar o seu negócio de forma simples e objetiva e que, como você verá, são pontos essenciais para a elaboração de todo o planejamento estratégico e orçamentário.

Colocando a mão na massa: definindo os planejamentos estratégico, tático e operacional

Depois, convidamos você a colocar a mão na massa para dividir o planejamento em três níveis: estratégico, tático e operacional, cada um com suas ações, prazos e importância para que a empresa alcance suas metas.

E falando em metas, é preciso analisar o atual panorama do empreendimento para estabelecê-las, certo? É por isso que neste e-book também falamos sobre Análise e Matriz SWOT, sempre citadas em livros de planejamento estratégico. Todas as palavras que formam a sigla — Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) —  devem ser analisadas para que você possa entender qual é a sua situação atual e o que se pode esperar do futuro em relação ao negócio.

Para que esse trabalho seja efetivo, destacamos que é importante analisar tanto o ambiente externo, ou seja, a relação com o mercado e com a concorrência, por exemplo, quanto o ambiente interno, verificando quais são os benefícios do produto ou serviço oferecido pela empresa e o que é necessário melhorar.

Orçamento empresarial para garantir efetividade às ações

Depois de tratar do planejamento estratégico, abordamos o orçamento empresarial e sua importância para a efetividade de tudo o que foi planejado, frisando que é nesta parte que as metas são transformadas em números! Outros processos importantes para esta tarefa que citamos no e-book são a análise e a simulação de cenários para que a empresa possa prever os caminhos que pode seguir e, assim, decidir com segurança qual rumo adotar.

E se planejar é importante, acompanhar e revisar tudo o que foi planejado é fundamental! Por isso, neste material sobre planejamento estratégico orçamentário também falamos sobre ferramentas de acompanhamento de todas as ações, como a gestão orçamentária e o Balanced Scorecard (BSC), outro tema bastante abordado em livros sobre planejamento estratégico.

Dicas para fechar com chave de ouro a execução do seu planejamento

Por último, mas não menos importante, o e-book apresenta três dicas com as melhores práticas de mercado para que o seu planejamento seja construído e colocado em prática com sucesso! Ficou curioso? Então não perca tempo: baixe o material gratuitamente e tire o planejamento estratégico e orçamentário da sua empresa do papel. Lembre-se de que eles  andam juntos e são instrumentos importantes para o sucesso do seu negócio!

Esperamos que este e-book seja útil a você e sua equipe! Aproveite para compartilhá-lo com seus colegas e, depois, deixe um comentário aqui embaixo contando pra gente o que achou. Dicas ou experiências sobre o assunto também são super bem-vindas!

E para se aprofundar nos temas relacionados a planejamento e controladoria, confira outros materiais gratuitos para download em nosso site e cadastre-se para receber nossos artigos diretamente no seu e-mail.


Também publicado em Medium.