Treasy | Planejamento e Controladoria

Controller Cast #06 – Como aplicar um processo de Due Diligence, com Alvaro Soncini

Controller cast com Alvaro Soncini sobre processo de Due Diligence

Com o aquecimento da economia mundial, cresce o número de empresas que aderem a estratégias de expansão como fusões, aquisições ou incorporações. Apesar de serem excelentes opções para ganhar mercado e aumentar as vendas, também são estratégias bem arriscadas. Nesse momento, surge a necessidade do Due Diligence, um procedimento que analisa dados a fim de eliminar ou mitigar riscos nessas operações financeiras. Esse processo normalmente é solicitado pelo comprador para entender a situação financeira, jurídica e operacional da empresa a ser adquirida.

Para que você possa compreender melhor o tema, no episódio #06 do Controller Cast, Alvaro Soncini, Controller na 99, é o nosso convidado para contar um pouco da sua experiência com processos de Auditoria e Due Diligence. Escute agora mesmo pelo player o podcast  que tem o objetivo de tornar o time de controladoria ainda mais estratégico. Se preferir, também pode acessar nosso canal no Soundcloud.

O Controller Cast é um podcast pensado especialmente para profissionais das áreas de Planejamento, Controladoria e Finanças. Nele discutimos temas relacionados com a área, trazendo insights, conteúdos práticos e entrevistas com profissionais que estão fazendo a diferença em suas empresas.Veja também os episódios anteriores, se você perdeu algum é só conferir aqui:

#01: Controller Cast com Marcio Andrade, Controller da ContaAzul, para entender os desafios da Controladoria em uma empresa de crescimento acelerado;

#02: Controller Cast com Daniela Sousa, Controller de uma holding, sobre sua experiência na implantação dessa metodologia em um grande grupo de empresas;

#03: Controller Cast com Cícero Ferreira Filho, Sócio da Consultoria Ferreira Filho, sobre como implantar a metodologia Orçamento Base Zero (OBZ) na prática;

#04: Controller Cast com Suzanne Sampaio, Coordenadora de Controladoria, sobre o desafio de implantar uma área de Controladoria;

#05: Controller Cast com Rafael Martins, Analista de Controladoria, sobre Transição de Carreira do Financeiro para Controladoria.

Sobre o Alvaro Soncini

O Alvaro Soncini é formado em Ciências Contábeis pela Mackenzie. Iniciou carreira no Romão Calçados e depois trabalhou em empresas como KPMG, Bradesco e Hirashima nas áreas de Auditoria e Due Diligence. Atualmente está na 99 Taxi atuando como Controller

Um bate papo sobre Auditoria e processo de Due Diligence

Veja o que conversamos no nosso bate papo:

É nítida a importância do processo de Due Diligence na aquisição de empresas parcial ou integral. No entanto, a empresa não pode deixar para organizar o seu negócio quando a estrutura já está grande e complexa. O ideal é que a empresa desde pequena, tenha a cultura de organização e processos inteligentes, para que até um processo de auditoria do Governo não seja uma ameaça aos negócios.

Alvaro também comentou que uma organização bem estruturada, aumenta as chances de ter um bom valuation, já que os potenciais investidores terão acessos a informações confiáveis aumentando o valor agregado.

Importante ressaltar que, apesar de ser amplamente utilizada na análise de compra de uma empresa, o processo de Due Diligence é realizado também para averiguar a viabilidade de desenvolvimento de novos produtos, contratação de novos fornecedores, estabelecimento de parcerias comerciais, entre outros.

Se você ficou interessado em saber como funciona esse processo na prática, preparamos um check-list para te mostrar alguns critérios que são analisados nas quatros frentes: contábil ou financeira, tributária, trabalhista e legal. Para baixar o PDF basta acessar o link:

Esperamos que você goste da nossa entrevista com o Alvaro Soncini e consiga aplicar os aprendizados na sua carreira . Assine nossa newsletter para ficar sabendo dos próximos Controller Cast!


Também publicado em Medium.