Treasy | Planejamento e Controladoria

Semana do Planejamento Orçamentário 2020: Planejamento de TI – o que fazer?

semana do planejamento orçamentário 2020 ti banner

O desafio das empresas em otimizar seus custos e despesas, além de todo o seu faturamento, durante a pandemia não tem sido algo pontual.

A preocupação com os resultados do negócio durante todo o ano de 2020, certamente, foi pauta dos principais reuniões estratégicas das empresas. Porém, o setor de Tecnologia da Informação (TI) das empresas tem sentido um impacto positivo em seus investimentos e orçamento.

Segundo relatório da Brasil IT Snaphot (2018/2019), que faz levantamentos constantes da área, revelou que os orçamentos de TI cresceram 50% nas empresas só em 2018. Isso se reflete nas prioridades: 67% dos projetos visa ao aumento da eficiência operacional, seguido pela otimização e transformação dos processos (62%) e melhoria da experiência do cliente (52%).

Além disso, a pesquisa também destaca as três maiores prioridades de TI: Segurança da informação (45%), Projetos de Big Data / Analytics (41%), Governança e Compliance (34%). E como principais desafios, o aumento de eficiência operacional, transformação dos processos e melhora da experiência dos clientes são os mais citados.

Tudo isso em meio ao desafio de ter equipes preparadas e com alto nível para resoluções, porém a pesquisa também revela que o mercado de trabalho na área ainda segue despreparado. Dos empresários entrevistados, 56% deles têm dificuldade em encontrar profissionais com capacidade de mapear processos de negócios e sugerir mudanças.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Semana do Planejamento Orçamentário: Planejamento de TI

    E é neste cenário desafiador que as empresas precisam ter ainda mais preparo, principalmente, quando se precisa estruturar, planejar e orçar uma área de tecnologia da informação. Além da preocupação em atingir as metas deste ano atípico e cheio de surpresas, o gestor da área de TI precisa elencar seus planos e projetar os números para o ano seguinte com bastante cuidado e orientado a dados orçamentais.

    Mas, o que precisa mesmo ser visto agora no fim de ano? Como avaliar seus dados e projetar o ano de 2021 com mais previsibilidade? É possível? E se houver outra “pandemia”, sua empresa e setor estão preparados?  Entendendo todo esse contexto e tentando entregar uma nova forma de organizar a sua empresa, a Treasy realizou a terceira edição do maior evento de planejamento do Brasil: a "Semana do Planejamento Orçamentário 2020 que aconteceu dos dias 23 a 27 de Novembro.

    O que é a Semana do Planejamento Orçamentário 2020?

    A Semana do Planejamento Orçamentário 2020 é um evento 100% online, com 5 dias de palestras ao vivo com grandes nomes do mercado, onde dão dicas de gestão para as cinco principais áreas estratégicas da empresa: Marketing, Vendas, TI, RH e Atendimento. Além disso, o evento traz dicas práticas de profissionais em Planejamento, Controladoria e Finanças para indicar como por em práticas os principais insights repassados

    Foram reunidos os maiores experts das áreas e com vasta experiência na criação de um Planejamento Orçamentário bem estruturado desses setores, para dar dicas e compartilhar suas experiências. Então, se sua empresa está construindo um novo planejamento (ou se ainda nem começou), este é o evento ideal para organizar suas finanças e objetivos estratégicos empresariais, focando na meta e no crescimento do seu negócio!

    Quais os desafios do Planejamento em TI?

    No primeiro dia de evento, tivemos a presença do Gilles B. de Paula (CEO da Treasy) e os  convidados Flavio Logullo (CEO da Granatum), Matheus Rodrigues ( Senior Cloud Controller Microsoft) e Glaucia Rosalen (CFO Microsoft) no debate. O tema foi planejamento de TI, como trazer formas, modelos de preparo e estruturação das metas, além de quais métricas seguir para ter um setor de TI ainda mais preparado em seu orçamento.

    Durante o painel foi discutido o orçamento de TI, desde quem está com este desafio e não faz ideia de como começar aos setores mais avançados em planejamento. Além disso, foi levantado como lidar com as áreas nas empresas recebendo mais autonomia para compra de software e até mesmo hardware ou quando todas as compras e investimentos relacionados à tecnologia precisam passar pela TI. Como seguir? E como lidar com isso tudo sem impactar o orçamento sem alargar o tempo necessário ou burocratizar?

    Sobre o papel do profissional de controladoria nas áreas

    Já no início, foi debatido a diferença e onde entram as competências entre controller, CFO (Chief Financial Officer Diretor Financeiro) e CEO (Chief Executive Officer, Diretor executivo). Além de perceber as diferenças das responsabilidades, o importante foi entender o que essas áreas podem e devem contribuir para a área de TI.

    Falamos sempre de controladoria como um grande “jogador de meio-campo”. Ou seja, existe um nível estratégico que vai ser responsável pela definição de metas, premissas, restrições, dando um norte. E, também, existe um nível executivo com os gestores responsáveis por estruturar o planejamento de cada área e executar esses planos. No meio disso tudo, tem a Controladoria, como disse, no meio de campo. O controller e seu time não define metas e faz planos das áreas, mas é diretamente ligado em todo modelo de negócio e também responsável por todas as metas estratégicas da empresa.

    Segundo Glaucia Rosalen, este também é o momento de a controladoria assumir o papel de protagonista. Para isso, é preciso estar sempre atento às evoluções do mercado, em confluência direto com os clientes e estar próximo de todas as áreas de negócio. Para ela, “é preciso sair um pouco do meio-campo e também atuar como atacante. Ou seja, assumimos o papel e garantimos um assento na mesa de tomada de decisão da empresa”.

    Com isso, o que podemos de fato aplicar é que uma pessoa de finanças é de fato fundamental, interagindo entre as área para trocar ideias sobre como investir e mensurar em números para todos consigam entender e saber como utilizar melhor seu orçamento.

    Aprendizado com grandes profissionais e experiências diversas

    Este ano, a Treasy convidou diversas empresas e palestrantes para discutirmos sobre planejamento orçamentário de diversos pontos de vista, experiência e históricos. Com a pandemia, diversas empresas tiveram soluções diferenciadas, criativas e, claro, muito bem organizadas para se reestruturarem.

    São profissionais de empresas de diversos portes e segmentos, que planejam seus orçamentos e têm passado por várias experiências, mostrando como fazem na prática, dando ideias e esclarecendo desafios.

    Então, está pronto para planejar melhor o seu negócio e focar nos bons resultados em 2021? Clique aqui, inscreva-se agora, compartilhe com seus colegas ou empresas e já programe em sua agenda! Até lá!