Treasy | Planejamento e Controladoria

#Warm Up 1 – Definições Estratégicas: controller com a diretoria

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O cenário das pequenas e médias empresas no Brasil tem refletido em uma realidade bem parecida nos últimos anos. Com a crise de 2020, esses cenários ficaram ainda mais visíveis com a falta de planejamento das empresas e da não possibilidade de recuperação dos negócios. Ouvimos e vimos vários empresas demitindo pessoas, cortando gastos (muitas vezes primordiais ao negócio) ou fechando de fato sua empresa.

Entendemos que o planejamento é crítico, mas universal. Todas as organizações e empresas organizam e planejam seus resultados de alguma forma. Na teoria, esse processo é realmente simples. Em síntese, dizemos que seria basicamente como o conceito de PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir). Esta é uma ferramenta em quatro fases, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.

Aliás, quando falamos no conceito de PDCA, tudo que podemos dizer é: melhoria contínua. E como ter melhoria contínua no orçamento empresarial, por exemplo, sem acompanhar Planejado x Realizado x Histórico? Como comunicar de forma clara o que a empresa não abre mão e o que não pode ser feito em hipótese alguma? 

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    Warm Up: o evento de aquecimento da Semana do Planejamento Orçamentário 2020

    Para responder a esses e outras perguntas relacionadas ao planejamento fluido das empresas, a Treasy preparou três pré-eventos de aquecimento de uma hora de duração: os Warm Ups #SPO2020. Os Warm Ups tem o foco nas principais processos do ciclo de gestão, contando com a participação de CEOs de startups e empresas com vasta experiência em planejamento e gestão.

    Em cada evento, conversamos com CEOs e gestores de finanças dos principais ERPs e serviços do mercado brasileiro para falarem dos desafios da organização das empresas, como estruturar o seu planejamento orçamentário e estratégico por meio de softwares de gestão online.

    Warm-up 1 - Definições Estratégicas: o controller com a diretoria

    As definições estratégicas do negócio são parte do alinhamento do destino para onde sua empresa quer chegar, traçando ações para alcançar seus objetivos e metas. Além disso, as definições estratégicas de uma empresa precisa levar em conta todos os fatores internos e externos da organização, tais como o cenário econômico global e a posição da empresa no mercado (“All strategy depends on competition”, lembra?). A Análise de SWOT, por exemplo, é uma ferramenta excelente para esse fim.

    Por isso, realizamos o Warm Up sobre Definições Estratégicas: o controller com a diretoria. Neste webinar, podemos destacar melhor como extrair do nível estratégico (sócios, diretoria ou conselho) os objetivos, metas, premissas e restrições para embasar o planejamento e começar com o pé direito!

    O evento teve a presença de Marcelo Lombardo, CEO da Omie, e pôde detalhar melhor como foi feito esse trabalho na sua empresa o que ele tem recomendando para as diversas empresas que o procura. Para acessar a programação completa do evento, palestrantes e detalhes do Warm Up da Semana do Planejamento Orçamentário 2020, só clicar aqui.

    Conheça Marcelo Lombardo

    Marcelo Lombardo é fundador e CEO da Omie, principal sistema de gestão na nuvem para empresas de todos os portes no Brasil. Com mais de 20 anos de experiência em gestão empresarial e aficionado por inovação, vendas e marketing, ele estruturou a empresa com o objetivo de diminuir o gap de eficiência das PMEs e ajudá-las a prosperar, transformando a forma de empreender no país e permitindo que elas vivam todo seu potencial.

    Em seis anos, a empresa se tornou líder do segmento com mais de 20 mil escritórios contábeis parceiros e mais 30 mil clientes em todo país que, juntos, emitem mais de R$ 75 bilhões em notas fiscais ao ano. A empresa também possui um modelo de franquias em tecnologia de muito sucesso com mais de 100 franqueados distribuídos pelo Brasil, se tornando a líder em toda América Latina dentro do setor.

    "Não há crescimento nas empresas se não houver um bom planejamento"

    Para Marcelo, a principal missão, enquanto gestor de uma empresa, é destravar o crescimento das empresas brasileiras. Segundo ele, o problema das empresas brasileiras não é a taxa de mortalidade de 26% delas nos dois primeiros anos, mas as que sobrevivem é que crescem muito pouco.

    Fazendo uma comparação com outros países, inclusive os EUA, Marcelo Lombardo diz que as taxas de mortalidade fora são até maiores, porém lá há muito mais organização e foco nas metas para o crescimento. Ele ressalta ainda que o planejamento orçamentário está no centro de toda esse "destravamento" e diretamente ligado a possibilidade de crescimento. "Não há crescimento se não houver um bom planejamento", destaca Marcelo durante a conversa no Warm Up.

    O processo parece ser muito simples, com etapas bem claras e muitas veem como muito importante . Mas na prática, a realidade das empresas brasileiras quando o tema é Gestão Orçamentária ainda é muito distante da realidade. Quanto menor a empresa, menor se tem cultura orçamentária e onde é mais necessário, mas vem de uma cadeia de desconhecimento de como funciona a a gestão empresarial como um todo. 

    Dados e métricas alinhadas ao negócio

    "É preciso ter gestão e, logo em seguida, um planejamento. Primeiramente, gestão, pois se não tem uma boa base de números e dados, não é possível se fazer um bom planejamento", essa é a frase que Marcelo quis deixar claro para que possa estabelecer uma boa estrutura empresarial do seu negócio.

    Uma das grandes dificuldades de lidar com planilhas do Excel e planejamentos anuais é ter que lidar com grande quantidade de informações brutas. Os relatórios estáticos, gerados por planilhas, são atualizados com pouca frequência, e há grandes possibilidades de haver erros.

    Uma tendência é a coleta automatizada dos dados. Isso significa coletá-los no mesmo instante em que são gerados, de forma autônoma. Hoje é possível prover aos vendedores, por exemplo, a inserção de dados de venda e diversas informações a respeito dos clientes, em vários tipos diferentes de dispositivos. É papel da empresa coletar essas informações, torná-las de fácil acesso para todos, de forma rápida, confiável e segura.

    Aprendizado com grandes profissionais e experiências diversas

    Este ano, a Treasy convidou diversas empresas e palestrantes para discutirmos sobre planejamento orçamentário de diversos pontos de vista, experiência e históricos. Com a pandemia, diversas empresas tiveram soluções diferenciadas, criativas e, claro, muito bem organizadas para se reestruturarem.

    São profissionais de empresas de diversos portes e segmentos, que planejam seus orçamentos e têm passado por várias experiências, mostrando como fazem na prática, dando ideias e esclarecendo desafios.

    Então, está pronto para planejar melhor o seu negócio e focar nos bons resultados em 2021? Clique aqui, inscreva-se agora, compartilhe com seus colegas ou empresas e já programe em sua agenda! Até lá!