Treasy | Planejamento e Controladoria

[Pesquisa] – Budget Trends 2016-2017: sua empresa está pronta para aproveitar os “Low-Hanging Fruits” revelados pela pesquisa?

Budget Trends 2016-2017Seria chover no molhado dizer que uma empresa não sobrevive sem uma boa Gestão Econômica a não ser que esteja em um Oceano Azul (um mercado de baixa competição). Exemplo temos diversos, como o “boom” competitivo do mercado têxtil na década de 90 e os impactos para o setor.

Beto Sicupira, sócio de Jorge Paulo Lemann, cita a famosa frase que diz que “custos são como unhas, devem sempre ser aparados”, portanto, dentro de uma empresa, devemos organizar os números de forma estruturada, com fácil acesso e com qualidade.

Muito mais do que isso, alguém tem que observar os números com atenção e agir sobre eles, seja um profissional de Controladoria ou uma área de Controladoria. Afinal, não podemos observar de forma passiva aos custos, eles tem de ser conhecidos e administrados para que a organização consiga sobreviver, crescer e prosperar.

Nisso entra o Processo Orçamentário, funcionando uma espécie de “cola” de todo o Planejamento e Controladoria de uma empresa, sendo basicamente o processo de prever cenários econômicos, simulá-los e acompanha-los de forma estruturada, garantindo o sucesso econômico da organização.

Mas calma lá. Um passo de cada vez! Antes de começarmos a falar sobre soluções, precisamos conhecer a fundo o problema, destrincha-lo em partes e definir o que atacar primeiro. Foi pensando nisto que no final de 2016 realizamos uma extensa pesquisa para conhecer a fundo o cenário de Planejamento e Controladoria no Brasil!

Budget Trends 2016-2017 e os “Low-Hanging Fruits” para sua empresa aproveitar

Se você é um leitor assíduo de nosso blog ou assinante de nossa newsletter, deve estar lembrado que no final do ano passado o convidamos para participar do Budget Trends 2016-2017, a mais completa pesquisa sobre Planejamento e Controladoria já realizada no Brasil!

A pesquisa teve como intuito fazer uma reflexão de como foi o ano de 2016 no que tange o uso de boas práticas de controladoria, gestão de custos, despesas e resultados e, por sua vez, entender os cenários para 2017, haja vista o momento econômico que vivemos hoje no Brasil, repleto de riscos de aumento da carga tributária e custos de operação.

Pois bem, hoje estamos de volta com os resultados compilados e discutidos ponto a ponto! Para baixar o reporte completo, basta clicar na imagem abaixo:

Além do panorama geral, o material traz também inúmeras “low-hanging fruits”, que em tradução literal para português significa “frutas que estão caindo do pé”. Ou seja, o nosso foco com a pesquisa é mostrar onde sua empresa pode investir pouquíssimo e obter os melhores resultados, literalmente, virando o jogo com pouco ou quase nenhum esforço.

Foco da Pesquisa

O Budget Trends 2017, teve como intuito fazer uma reflexão de como foi o ano de 2016, no que tange o uso de boas práticas, gestão de custos, despesas e resultados e, por sua vez, entender os cenários para 2017, haja vista o momento econômico que vivemos hoje no Brasil, de riscos de aumento da carga tributária e custos de operação.

Com isso em voga, quais os caminhos, alternativas e ações que as empresas utilizarão para movimentar as peças do xadrez e, além de sobreviverem, prosperarem.

Perfil dos Respondentes do Budget Trends 2016-2017

Conseguimos observar na pesquisa realizada que, do público respondente, 60% são empresas Prestadoras de Serviço, onde 20% correspondem a Serviços Globais e Consultoria.

Ao todo, 44% do público total, tem acima de 41 anos e é predominantemente masculino (74%).

Além disso, pudemos perceber que, quase 33% dos respondentes estão no “topo da pirâmide organizacional”, ou seja, são Diretores, CEO’s, CFO´s Presidentes, Sócios ou Proprietários do negócio.

A indústria, representou 18% do total de respostas e, curiosamente tivemos quase 4% de respostas de ONG’s e do Setor Público, o que mostra cada vez mais que Gestão Econômica com vistas ao Orçamento, é cada vez mais importante, seja qual for o segmento.

Baixar o Budget Trends 2016-2017

Sem mais delongas, baixe gratuitamente o material e ótimos resultados para você e sua empresa! Basta clicar na imagem abaixo:

E após consumir o material, seria ótimo receber seu comentário (campo abaixo) para conhecermos sua opinião sobre o Budget Trends 2016-2017, saber qual o estágio de sua empresa em relação à Planejamento e Controladoria, como está aplicando estes conceitos na organização ou qualquer outro ponto que julgue relevante compartilhar conosco!

Falando em compartilhar, aproveite para compartilhar material com seus colegas (utilizando os botões das redes sociais) e deixar um comentário aqui abaixo contando o que achou.


Também publicado em Medium.