Treasy | Planejamento e Controladoria

Seja um Financial Risk Manager: o que é e como se preparar para a Certificação FRM?

Profissionais da área de finanças têm alguns caminhos a seguir. Um deles é migrar para a controladoria e já falamos sobre isso neste post. Existe a possibilidade de ser um profissional FP&A, Financial Planner ou um Financial Risk Manager (FRM).

Claro que as opções não se encerram aí, mas o fato é que, seja qual for o caminho escolhido, o profissional terá que se dedicar aos estudos. Dentre as opções que citamos logo no início, focaremos no FRM, já que ainda não falamos sobre ele, afinal, em um ambiente econômico tão cheio de incertezas como o que estamos vivendo, profissionais especializados em gerenciamento de risco financeiro têm tido cada vez mais espaço.

Contudo, como você deve imaginar, a especialidade exige habilidades e conhecimentos específicos, os quais são comprovados pela Certificação FRM. Vamos conhecer mais sobre ela?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    O que esperar da carreira de Gerente de Risco Financeiro?

    A carreira como Gerente de Risco Financeiro é para pessoas que têm a capacidade de -assumirriscos calculados regularmente. Por isso, devem ser capazes de trabalhar sob muita pressão, realizando grandes transações monetárias. Além disso, devem ter uma ótima compreensão do mercado de atuação da empresa e é recomendado que tenha conhecimento também sobre o mercado internacional.

    O profissional da área de risco financeiro é uma peça imprescindível para lidar com riscos operacional, de mercado, de crédito e de liquidez. Dentre suas funções, destacamos:

    O objetivo de um profissional que atua nessa área é a de garantir que a empresa corra menos riscos, tenha mais rentabilidade nos investimentos e, por consequência, conquiste uma margem de lucro progressiva.

    Dentre as credenciais mais reconhecidas na área de riscos está a Financial Risk Manager Certification, uma certificação profissional internacional oferecida pela Global Association of Risk Professionals (GARP), associação sem fins lucrativos composta por pesquisadores e profissionais que atuam na indústria financeira americana. De acordo com o site da instituição, ao conquistar a certificação FRM o profissional atesta aos empregadores um conhecimento validado de acordo com os padrões profissionais internacionais.

    O que é a Certificação FRM?

    A Certificação FRM é voltada para profissionais que exercem função ou desejam seguir carreira na área de gerenciamento de risco: Head of Operational Risk, Chief Risk Officer, Senior Risk Analyst, Investment Risk Manager e outros. Em suma, a FRM é uma qualificação para profissionais particularmente envolvidos no controle, análise ou avaliação do potencial risco de crédito, risco de liquidez e risco de mercado, bem como riscos financeiros não relacionados ao mercado.

    Detentores de FRM executam uma grande variedade de funções relacionadas com gerenciamento de riscos dentro de empresas de gerenciamento de ativos, bancos de investimento, bem como em agências governamentais e corporações. Na maioria dos casos ocupam cargos de nível gerencial e executivo cuja função é concentrada no risco e no risco de investimento.

    Claro que o caminho a percorrer até obter o certificado não é simples, pois o exame, dividido em duas partes, é orientado para a prática e tido como uma prova desafiadora.

    Como é a prova de certificação?

    A prova consiste em duas partes, sendo que:

    Depois de atingir a pontuação de aprovação (no parágrafo a seguir falamos sobre o score) em ambas as partes do exame FRM, os candidatos devem demonstrar um mínimo de dois anos de experiência de trabalho em tempo integral em finanças ou em áreas afins para completar a certificação. A experiência de trabalho pode incluir: negociação, gerenciamento de carteira, pesquisa da indústria, auditoria, consultoria de risco ou tecnologia de risco. A Certificação FRM é em inglês e é realizada duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro.

    Sobre o score, em ambas as partes os candidatos não são penalizados para respostas erradas. As pontuações de aprovação são determinadas pelo Comitê do FRM. Os resultados do exame são  pass/fail (aprovado/reprovado) e são enviados por e-mail cerca de seis semanas após o exame. Os candidatos receberão seus resultados comparando seu desempenho com o de outros candidatos.

    Quanto custa e onde é realizada a prova de Certificação FRM?

    A inscrição é feita no site da GARP e a taxa para realizar a prova de certificação FRM é salgada. Para se ter uma ideia, para as provas de 2018 que ocorrerão em 19 de maio de 2018 o valor da inscrição segue conforme abaixo:

    Para o exame a ser realizado em 17 de novembro de 2018, as datas de inscrição, com os valores são:

    A prova é realizada presencialmente em mais de 100 lugares em todo o mundo. Uma lista completa de cidades onde o exame é realizado está disponível no site do GARP. No Brasil, a prova ocorre em São Paulo, no WTC Events Center (Av. das Nações Unidas, 12551).

    Como se preparar para o exame de FRM?

    A Certificação FRM acrescenta um grande valor ao seu currículo profissional, pois possui reconhecimento internacional. Além disso, demonstra dedicação aos princípios estabelecidos de gerenciamento de riscos. Para tanto, é necessário um longo caminho de estudos (de acordo com a GARP, em média são necessárias 240 horas).

    No Brasil, a FK Partners disponibiliza um curso especial para o exame FRM. Conforme o site da instituição, o curso presencial possui carga horária aproximada de 58 horas. É possível também adquirir apenas os materiais, e para mais informações sugerimos que você visite a página da FK Partners.

    Ainda com relação aos materiais de estudo, a GARP possui uma lista de opções, as quais não estão inclusas no valor da matrícula para a certificação FRM:

    Para informações, visite o endereço www.garp.org.

    E quem ainda não está preparado para iniciar seus estudos?

    Você tem interesse em obter a Certificação FRM para exercer função na área de gerenciamento de riscos, mas ainda não tem a qualificação ou experiência necessárias. Nesse caso, você tem um objetivo, o que já é um bom caminho andado.

    Com o objetivo em mente é necessário planejar ações que o levem ao resultado esperado. A isso damos o nome de Gestão de Carreira. Quando alguém faz o Gerenciamento de Carreira entendemos que esteja planejando estratégias para moldar a vida profissional de modo que suas habilidades sejam favorecidas e destacadas, e suas fraquezas sejam trabalhadas.

    Temos um post todinho dedicado ao gerenciamento de carreira para profissionais de controladoria (este aqui). Também desenvolvemos um E-book Plano de Carreira do Profissional de Controladoria para você ter o passo a passo de como criar o seu próprio plano. Baixe-o clicando no banner a seguir:

    Ao ter esse passo a passo fica mais fácil se planejar para a trajetória de um profissional certificado FRM. Lembre-se que Financial Risk Managers são especializados e normalmente ocupam cargos de nível gerencial e executivo que se concentram no risco e risco de investimento. Tenha em mente essa informação ao elaborar seu plano de carreira, assim você poderá melhor direcionar seus estudos e sua experiência profissional.

    Concluindo

    A certificação FRM é bem especializada e profissionais que a possuem têm mais chances de trabalhar na área de risco financeiro de uma maneira global. Atualmente, são mais de 28 mil profissionais certificados em 141 países.

    Já que estamos falando de certificações e, de quebra, de plano de carreira, caso você esteja ainda incerto sobre a área a seguir, que tal conhecer outros certificados buscados por profissionais da área financeira? Temos alguns artigos que podem te ajudar:

    Esperamos que este artigo tenha sido útil a você. Deixe um comentário contando o que achou e compartilhe conosco qualquer outro conhecimento que possa contribuir com o tema. Fique à vontade também para compartilhar este post com seus colegas.

    Toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.