A importância do Financial Planning and Analysis Certificate e como se tornar um Certified Corporate FP&A Professional

Certificação FP&ASeja para trilhar o caminho de controller a CFO, para se recolocar no mercado ou buscar uma nova oportunidade (já viu nossa plataforma de vagas de controladoria e finanças?). Todo profissional da área financeira sabe que precisa estudar. Aliás, estudar e se qualificar cada vez mais faz parte da vida de controllers que se preocupam com a Gestão de Carreira. Inclusive, existem diversas certificações no mercado que atestam o conhecimento do profissional e uma delas é a FP&A (Financial Planning and Analysis Certificate).

Em português, FP&A significa Planejamento e Análise Financeira e trata-se do processo de compilação e análise da estratégia financeira de longo prazo da organização. Como veremos, muitas empresas têm um departamento de FP&A, o qual é responsável por criar o planejamento financeiro de uma organização, gerar relatórios de gerenciamento, analisar tendências financeiras, calcular os efeitos monetários das possíveis decisões de negócios e aconselhar os líderes da organização.

Aqui no blog já falamos de certificações voltadas para a Contabilidade Internacional (CertIFR e DipIFR) e agora abordaremos a certificação para quem quer se tornar um Certified Corporate FP&A Professional.

Primeiro, entendendo melhor sobre FP&A

Profissional FP&AEm grande parte das empresas as atividades de planejamento e análise financeira estão estruturadas para servir as gerências e diretorias com as informações que eles precisam para tomar decisões estratégicas, operacionais e táticas. Em uma área de FP&A os profissionais fornecem suporte quantitativo e analítico para a tomada de decisões para que a gestão se sinta segura.

Podemos dizer que os responsáveis pelo Financial Planning and Analysis geralmente se concentram em prever cenários, analisar tendências e procurar por alternativas que maximizem as finanças da empresa. Tudo isso, claro, sempre de acordo com o planejamento estratégico.

Como o departamento de FP&A tem relacionamento próximo aos gestores, os papéis específicos nesta área, bem como suas responsabilidades, variam de empresa para empresa. Dependendo da organização, o profissional de FP&A atua na área de Planejamento e Controladoria, já que se trata de uma função que busca aperfeiçoar os recursos financeiros e econômicos da empresa e melhorar sua produtividade.

Aliás, este é um profissional que possui valor em toda a cadeia de processos de Planejamento e Controladoria, desde a participação na elaboração dos Planejamento Estratégico até o trabalho auxiliando no Acompanhamento e Gestão Orçamentária. Com isso, podemos entender que quando o assunto é Gestão de Carreira existem diversas opções de atuação para o profissional de controladoria, o que nos leva a uma dica de ouro para você salvar na sua lista de leitura: Plano de Carreira do Profissional de Controladoria. Para acessá-lo, clique no banner:

Plano de Carreira do Profissional de Controladoria

Assim como num planejamento empresarial, o plano de carreira começa com a análise da atual situação profissional e posteriormente são traçados objetivos e como alcançá-los. Se você pensa em atuar como analista ou gerente de FP&A, o plano de carreira com certeza vai te ajudar!

O que faz um Analista de FP&A?

Analista FP&AJá que falamos sobre plano de carreira do profissional de controladoria, apresentaremos a função de um Analista de Planejamento e Análise Financeira. Em linhas gerais, o profissional apoia o planejamento gerencial e a tomada de decisões, avaliando informações e recomendando ações.

Dentre suas atribuições, estão:

  • Projeção e análise de performance por meio de demonstrativos financeiros (DRE, DFC e Balanço Patrimonial) e de KPIs;
  • Projetar, consolidar e analisar informações para exercícios de Budget, Forecast, e efetivos;
  • Elaboração e apresentação de relatórios Gerenciais;
  • Análise financeira e consolidação das informações para apresentações;
  • Acompanhamento das variações dos resultados financeiros e de atual x forecast x budget;
  • Acompanhamento das despesas operacionais e do faturamento;
  • Suporte ao controller para entregar relatórios confiáveis;
  • Consolidação das informações financeiras da região;
  • Reporting mensal dos resultados financeiros para a equipe de FP&A;
  • Fornecer relatórios e comentários em torno do desempenho semanal e periódico da equipe/departamento;
  • Analisar os impactos nas tendências de previsão e desempenho.

E um Gerente de FP&A?

O gerente de FP&A é responsável pela previsão de negócios. Para isso, o profissional analisa finanças da empresa com um olhar crítico – tentando detectar anomalias de dados, tendências ou desvios – e, em seguida, apresenta estratégias de melhoria. Em uma empresa pequena esse papel é frequentemente exercido pelo proprietário, mas à medida que uma empresa cresce, um gerente de FP&A em tempo integral pode ser um investimento valioso.

As responsabilidades gerais de um Gerente de FP&A incluem:

  • Análise e projeção de fluxo de caixa de curto prazo;
  • Análise dos controles internos;
  • Antecipar dúvidas sobre o fluxo de caixa e as projeções financeiras da empresa;  
  • Fornecer análises financeiras favoráveis aos avançados da empresa;
  • Realizar análise de variância;
  • Consolidação de resultados orçamentários; e
  • Simplificar a informação financeira para beneficiar a liderança da empresa na tomada de decisões.

Conseguiu entender um pouco dos cargos de analista e de gerente de FP&A? Para profissionais que desejam se qualificar e comprovar seus conhecimentos na área, existe a certificação FP&A.

Entendendo a Certificação FP&A

Certified corporate FP&A professionalPossuir o título de Certified Corporate FP&A Professional significa que você possui o conjunto de competências essenciais para exercer a profissão. A Certificação FP&A aborda áreas que não são cobertas por um diploma tradicional (como um MBA, por exemplo) e é a única credencial específica para profissionais de Planejamento e Análise Financeira.

O certificado é concedido pela AFP (Association for Financial Professionals) e para possuí-lo os candidatos devem passar por duas provas (partes I e II especificadas mais abaixo), cumprir os requisitos de educação e experiência (falaremos disso no próximo tópico) e concordar em cumprir os Padrões de Conduta Ética da AFP.

Para membros da AFP o valor da prova (até o momento em que este artigo é divulgado) é de U$1025 (para inscrições antecipadas) ou U$1125 (para inscrições realizadas após uma data determinada). Para não membros o valor é de U$1420 ou U$1520. Acesse o site para ver as datas.

A prova é realizada em diversas localidades do Brasil (Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, São Paulo). Inscrições podem ser feitas neste site e informações sobre locais disponíveis no Brasil podem ser acessadas aqui.

Requisitos para aplicar para o certificado

Para realizar a prova o candidato deve possuir um diploma de bacharel ou estar atualmente matriculado em um programa de graduação com foco em finanças (finanças, contabilidade, economia ou negócios). No último caso, o candidato deve comprovar que irá graduar-se em dois anos.

Adicionalmente, é necessário ter experiência profissional, a qual varia de acordo com a categoria de elegibilidade (o mínimo é de 2 ou 3 anos em atividades relacionadas a Financial Planning and Analysis). O site da FP&A possibilita que interessados façam uma Avaliação de Elegibilidade para saber se possuem os requisitos necessários.

Ao possuir a certificação FP&A o candidato comprovará diversas habilidades, o que responde à pergunta que vem a seguir.

Por que ser um Certified Corporate FP&A Professional?

Financial planning and analysisUma certificação de FP&A atesta que o profissional está apto a fornecer informações sobre o processo de tomada de decisão financeira em uma organização através de análises, projeções financeiras (planejamento, orçamento e previsão) e relatórios. Além disso, mostra que ele entende todo o processo de apoio à decisão e é capaz de realizar suas funções com precisão e de forma eficiente, identificando, avaliando e adaptando seus processos às mudanças no ambiente de negócios.

Ao ter um certificado FP&A o profissional:

  • Torna-se mais competitivo ao concorrer por cargos FP&A;
  • Garante que tem domínio dos princípios de Financial Planning and Analysis;
  • Melhora a reputação profissional entre a equipe e colegas;
  • Demonstra que entende das melhores práticas do mercado;
  • Valida a confiança do empregador em seu conjunto de habilidades; e
  • Conecta-se com uma rede de pares certificados FP&A.

Estrutura da prova de certificação FP&A

O exame FP&A consiste em duas partes (Parte I e Parte II) que exigem um domínio das habilidades críticas, conhecimentos e habilidades envolvidas na função de planejamento e análise financeira corporativa.

Parte I: perspicácia financeira – Coleta, interpretação, compreensão, e comunicação das informações comerciais e financeiras (125 perguntas, sendo 110 de múltipla-escolha e 15 simulações baseadas em tarefas)

  • Domínio A: coleta e interpretação de informações – 40%
  • Domínio B: compreensão de conceitos financeiros e coordenação de atividades com outros profissionais – 60%

Parte II: Análise Financeira – Construção e interpretação de Projeções Financeiras (125 perguntas, sendo 90 de múltipla-escolha e 30 simulações baseadas em tarefas)

  • Domínio A: análise de informações – 35%
  • Domínio B: construção de Projeções Financeiras – 35%
  • Domínio C: utilização de a tecnologia / Software – 30%

Para mais informações sobre o conteúdo da prova, acesse as especificações do teste.

Para a parte I são programados 180 minutos, dos quais 155 são utilizados para responder às 125 questões apresentadas. Para a parte II a programação é de 270 minutos, dos quais 245 são utilizados para responder às 125 perguntas apresentadas. Em cada parte da prova há 25 minutos atribuídos para o acordo de não divulgação, o tutorial de exame e a pesquisa pós-teste.

A nota de aprovação para o Certificado de FP&A é estabelecida através de um processo chamado de configuração padrão. Durante o processo, especialistas certificados em análise e planejamento financeiro avaliam cada pergunta no exame para determinar quantas respostas corretas são necessárias para determinar o nível de conhecimento e habilidades necessárias para passar no exame. Os exames FP&A usam os métodos Angoff, Angoff Modificado ou Bookmark de configuração padrão. Todos os candidatos que atendem este padrão passam na prova.

Nos exames realizados recentemente as taxas de aprovação para a Parte I variaram de 51 a 63% e para a Parte II de 41 a 52%.

Como se preparar para a prova?

A fonte oficial de preparação para o certificado de Financial Planning and Analysis é o curso disponível no site da FP&A. Acesse e saiba mais. Os tópicos do curso são:

Parte I:

  • Capítulo 1: Informações e FP&A
  • Capítulo 2: Estratégia
  • Capítulo 3: Organização
  • Capítulo 4: Indústria
  • Capítulo 5: Macroambiente
  • Capítulo 6: Princípios e Processos Financeiros
  • Capítulo 7: Contabilidade financeira e relatórios
  • Capítulo 8: Análise de Ratio
  • Capítulo 9: Contabilidade Gerencial e de Custos
  • Capítulo 10: Microeconomia
  • Capítulo 11: Gerenciando Projetos FP&A
  • Capítulo 12: Comunicação efetiva

Parte II:

  • Capítulo 1: Especificando Saídas e Obtendo Entradas
  • Capítulo 2: Melhorar a qualidade da informação
  • Capítulo 3: Refinando Dados, Riscos e Oportunidades
  • Capítulo 4: Modelos de construção e refinação
  • Capítulo 5: Usando Cenários
  • Capítulo 6: Fazer conclusões e recomendações
  • Capítulo 7: Análise de informações e comentários
  • Capítulo 8: Olhando para a frente
  • Capítulo 9: Projeções de Volume de Vendas e Receita
  • Capítulo 10: Projeções de Demonstrações Financeiras
  • Capítulo 11: Avaliação de projetos, clientes, ofertas e produtos
  • Capítulo 12: Análise de risco
  • Capítulo 13: Aplicando Melhores Práticas para FP&A (Tecnologia/Software)
  • Capítulo 14: Usando Planilhas e Funções da Planilha
  • Capítulo 15: Trabalhando com bancos de dados, ERP e sistemas de BI

Aqui no Brasil, a AChain oferece um workshop sobre o Certificado em FP&A. Para saber sobre datas, local, valores e o plano de estudos, acesse o site.

Temos também vários artigos que podem ajudá-lo a se preparar para a prova. Alguns deles são:

Em nosso blog temos diversos outros artigos que com certeza servirão como materiais de apoio aos seus estudos para certificação FP&A.

Concluindo

O profissional que trabalha com FP&A possui valor em toda a cadeia de processos de Planejamento e Controladoria, desde sua participação na elaboração do Planejamento Estratégico até seu trabalho auxiliando no Acompanhamento e Gestão Orçamentária. A posição, como todas na área de finanças, exige muita responsabilidade e coloca em jogo a competitividade da empresa.

Possuir o título de Certified Corporate FP&A Professional significa que o profissional possui o conjunto de competências essenciais para exercer a profissão. A Certificação FP&A aborda áreas que não são cobertas por um diploma tradicional e é a única credencial específica para profissionais de FP&A.

Demos algumas dicas de como se preparar para a prova e esperamos que tenhamos te ajudado. Estudar para ser um Certified Corporate FP&A Professional não é tarefa fácil e por isso procuramos neste artigo passar o máximo de informações possíveis.

Agora, conte para nós se este exame está nos seus planos e se você tem alguma outra dica que possa ajudar também outros colegas. Não esqueça de ficar de olho no nosso blog, sempre com artigos voltados à área de controladoria e finanças. E se esse artigo foi útil a você, compartilhe com seus colegas.

Artigos Relacionados


Also published on Medium.

Cadastre-se no Treasy

Deixe seu comentário