Treasy | Planejamento e Controladoria

Simulação e construção de cenários: crie alternativas para o futuro de sua empresa

Conteúdo atualizado em 22/08/2019

Depois que sua empresa ter realizado seu orçamento empresarial e já tem pronto o seu planejamento econômico (projeção de vendas, estimativa de deduções, projeção de custos e orçamento de despesas operacionais), gerou um DRE Projetado, extraiu importantes indicadores de desempenho dele e analisou os resultados comparando ao ano anterior, é hora de avaliar alternativas. É aí que entra a construção de cenários (conhecido também como simulações de cenários).

A análise e construção de cenários é um importante instrumento na hora de desenvolver novas estratégias para a empresa e avaliar os ganhos e perdas de cada um dos possíveis caminhos que podem ser tomados. De forma geral, este tipo de análise auxilia a explorar os diversos rumos que a empresa pode seguir e então escolher seguir aquele que melhor condizer com os objetivos da empresa.

Por este motivo, o planejamento de cenários também é considerado um instrumento crucial da gestão de uma empresa. Assim, sua empresa pode analisar o ambiente e preparar-se, criando planos de ações para os cenários mais prováveis.

Empresas que adotam a construção de cenários reagem melhor à mudanças, são mais preparadas para aproveitar oportunidades e criam melhores planos para solucionar problemas.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Tipos de simulações: exemplos de construções de cenários

    Basicamente, podemos trabalhar com três formas de simular de cenários:

    Aprenda a construir cenários para sua empresa

    A prática de simular cenários consiste basicamente em partir de um planejamento base já existente e criar diversos modelos derivados deste, onde são alteradas variáveis-chave para o modelo de negócios da empresa. A partir disso, são avaliados os impactos no resultado econômico-financeiro.

    Estas variáveis podem ser internas (podem ser controladas) ou externas a empresa (não podem ser controladas, mas devem ser previstas), e são bastante conhecidas também como premissas orçamentárias.

    Alguns exemplos de premissas que podem ser utilizadas para construir cenários em sua empresa:

    • Abertura de novos canais de distribuição (impacto nas vendas);
    • Inclusão ou exclusão de produtos em seu mix (impacto nas vendas);
    • Contratação de novos vendedores (impacto nas vendas e nas despesas);
    • Redução de custos (impacto na rentabilidade);
    • Corte ou contratação de pessoal (impacto na lucratividade);
    • Investimentos de ampliação ou atualização das plantas fabris (impacto na situação patrimonial);
    • Alteração de prazos de pagamento e recebimento (impacto no caixa).

    Este tipo de análise, também pode ser utilizado para tomar decisões mais simples, como realizar a aquisição de um novo equipamento ou a contratação de uma pessoa. O importante é que os gestores tenham o hábito construir cenários futuros e avaliar os ganhos e perdas de cada ação, antes de tomar sua decisão.

    E para auxiliar no processo de Simulação de Cenários, preparamos uma planilha modelo gratuita. Você pode fazer o download clicando no botão abaixo.

    O segredo de um bom planejamento está em fazer as perguntas corretas...

    Para ajudar a definir as premissas de seu negócio sugerimos o artigo Perguntas Chave para realização de um Orçamento Eficaz, que traz mais uma série de perguntas que auxiliam na reflexão e definição de variáveis para construção de cenários.

    Mas o fato é que são inúmeras as premissas orçamentárias (variáveis) que podem ser alteradas causando impacto nos resultados planejados de seu negócio.

    Essas premissas vão variar de acordo com o porte ou ramo de atuação de cada empresa, mas é de extrema importância que você como administrador, conheça quais são as que realmente importam para o seu negócio, e utilize isto para simular cenários e se preparar para os mais prováveis, criando planos de ação para aproveitar oportunidades e minimizar riscos.

    Os benefícios são evidentes e empresas que adotam a previsão de cenários são mais preparadas para mudanças, conseguem aproveitar melhor as oportunidades que surgem e são mais ágeis para solucionar eventuais problemas.

    E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

    E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.