Treasy | Planejamento e Controladoria

Desafios da Controladoria na Gestão Orçamentária: qual o seu?

desafios da controladoriaNos últimos meses conversamos com milhares de profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças sobre os principais Desafios da Controladoria na Gestão Orçamentária que enfrentam no dia-a-dia de suas empresas.

Como resultado, compilamos uma série com 5 vídeos curtinhos (1 minuto cada) contando um pouco mais sobre estes principais desafios e também como o Treasy vem ajudando empresas em todo o Brasil a superá-los, eliminando tarefas operacionais, ganhando mais agilidade para o processo e claro, obtendo mais tempo para se dedicar as atividades que agregam maior valor.

O resultado você confere abaixo nos vídeos abaixo (incluímos também as transcrições de cada um deles caso você não tenha acesso ao Youtube)!

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Desafios da Controladoria #01: Reduzir o tempo de Consolidação do Orçamento de vários departamentos

    Ao conversar com profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças, os desejos que figuram em primeiro lugar da lista de desafios são “eliminar consolidação de planilhas no orçamento colaborativo” e “reduzir o ciclo do orçamento eliminando a consolidação de planilhas”. Veja como o Treasy vem auxiliando clientes em todo o Brasil a resolver esta necessidade:

     

    Transcrição:

    Se você trabalha com o Orçamento Colaborativo, com a participação de vários gestores de departamento, seu processo deve envolver dezenas de planilhas! Você elabora as planilhas, envia para os gestores, aguarda o recebimento, consolida todas as informações em uma grande planilha e revisa tudo isso para garantir a entrega de dados confiáveis, em um processo que pode demorar dias ou até semanas!

    Com o Treasy, todos os gestores entregam seu orçamento diretamente pelo sistema, visualizando apenas as informações dos departamentos de sua responsabilidade, inserindo dados como no Excel (já com as informações históricas para auxiliá-lo), conseguem acompanhar seus resultados, justificar os desvios, e entender seus números de maneira simples.

    Além de aumentar o engajamento dos gestores, o Treasy elimina o processo de consolidação, você tem mais tempo para investir na melhoria de processos e na análise das informações para auxiliar na tomada de decisão.

    Desafios da Controladoria #02: Projetar Cenários de forma rápida e simples

    O segundo desafio mais apareceu foi a possibilidade de “criar revisões orçamentárias e simular cenários com mais agilidade”. Apesar de parecer simples, descobrimos que estas tarefas costumam consumir dias (ou até mesmo semanas) dos profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças e por isto criamos este vídeo abaixo demonstrando como podemos ajudar.

     

    Transcrição:

    O orçamento geralmente não é concluído em único ciclo, envolve reuniões com a diretoria, ajustes nas despesas e receitas, e todas as planilhas envolvidas no processo precisam sofrer alterações nos valores ou voltarem para seus gestores.

    Com o Treasy as revisões orçamentárias e simulação de cenários do orçamento acontece em poucos cliques. Você pode trabalhar com quantos cenários precisar, você escolhe se deseja iniciar um orçamento base zero, copiar seu orçamento base, ou ainda realizar um forecast.

    Ao trabalhar com cenários você pode simular um aumento percentual em determinado canal de venda, simular contratações e reajustes de folha no módulo de Gastos com Pessoal, ou ainda reduzir percentualmente as despesas de determinado departamento, tudo de forma ágil e sem perder as informações do seu orçamento base.

    Desafios da Controladoria #03: Acompanhar o Planejado, Realizado e Histórico em um único lugar

    Na sequência, o próximo ponto que toma muito tempo dos profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças e que pode gerar grandes ganhos quando resolvido é “conseguir simplificar o trabalho para colocar o realizado na mesma base que o orçado”.

     

    Transcrição:

    Não basta planejar, é preciso acompanhar! E extrair informações realizadas dos ERPs de mercado e deixa-las na mesma base utilizada no orçamento não é uma tarefa fácil!

    Com o Treasy você acompanha o orçado x realizado em tempo real. O realizado pode ser importado via arquivo (nossa ferramenta de importação, você só precisa exportar as informações do seu ERP e importar consegue analisar os mais variados templates e importar automaticamente), ou ainda com uma integração direta com os principais ERPs de mercado.

    Todos os módulos de planejamento e relatórios gerenciais permitem à controladoria e gestores analisarem os resultados de maneira analítica ou sintética, comparando as variações entre o planejado, realizado e até mesmo com o histórico do mesmo período.

    Desafios da Controladoria #04: Aumentar o engajamento dos gestores com o Processo Orçamentário

    Dando continuidade, descobrimos que os profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças acabam tendo um esforço muito alto e gastando bastante energia para “engajar toda a empresa com o orçamento”. Veja então como podemos auxiliar nisto!

     

    Transcrição:

    Um dos desafios mais comuns da controladoria é engajar os demais setores da empresa com o processo orçamentário. Normalmente este é um processo penoso e repetitivo para os gestores, mudar este cenário é muito mais fácil quando o gestor pode contar com uma ferramenta que o auxilie a entender o impacto de suas ações no resultado da empresa.

    Com o Treasy, cada setor se beneficia com o processo. Ao elaborar o orçamento, o gestor não precisa perder tempo atrás de informações históricas nos diversos sistemas da empresa. O Treasy já demonstra para cada conta e mês, o histórico realizado no período anterior.

    O departamento comercial pode projetar e acompanhar seus resultados por canal de distribuição ou por mix de produto, cruzando informações, analisando desvios e simulando ações de venda.

    Na hora de projetar de os gastos com folha, cada departamento ou mesmo o RH pode orçar sua previsão de contratações, com o headcount e o salário base, o Treasy se encarrega de gerar todos os encargos, na visão de caixa e competência.

    E para a diretoria, o Treasy entrega uma série de indicadores de desempenho extraídos do processo de orçamento, podendo analisar a lucratividade por canal de distribuição, margem de produtos ou o EBITDA de suas unidades de negócio e vários outros índices importantes.

    Desafios da Controladoria #05: Conseguir informações para Tomada de Decisões com mais agilidade

    O quinto desafio foi até mesmo surpresa para nós. A maior parte dos profissionais de Planejamento, Controladoria e Finanças afirmam suas diretorias precisam “usar o Orçamento como ferramenta para tomada de decisão”, mas acabam nem sempre conseguindo, geralmente esbarrando em problemas operacionais causados pelas planilhas como a demora para conseguir uma informação ou até mesmo erros de formulas que invalidam todo o trabalho. Veja como tratamos estes desafios da controladoria no Treasy:

     

    Transcrição:

    Além de uma ferramenta para alinhar as metas financeiras de toda a empresa, o orçamento empresarial também é uma peça fundamental para auxiliar na tomada de decisão.

    Como o Treasy, a controladoria não precisa perder semanas elaborando relatórios e a própria diretoria pode acompanhar o resultado da empresa diretamente no sistema.

    Os principais indicadores econômicos são extraídos diretamente do processo de planejamento e acompanhamento, com a análise de planejado e realizado, dando uma visão rápida e clara do cenário da empresa.

    Para analisar o resultado com mais detalhes, os Relatórios de Demonstrativo de Resultados e Projeção de Fluxo de Caixa mostram visões complementares para os próximos meses e anos, em uma visão de resultado e do impacto das políticas de pagamento e recebimento na visão de caixa.

    Com a simulação de cenários, você projeta ações como o desenvolvimento de um canal comercial, abertura de uma nova unidade negócio ou uma redução de despesas e entende os impactos no resultado em poucos cliques.

    Qual seu Desafio Orçamentário?

    E você, quais destes desafios são mais frequentes em sua empresa? Você tem algum outro desafio de gestão diferente? Então aproveitamos para convidá-lo a conhecer o Treasy, nossa solução completa para Planejamento e Controladoria?

    Entre vários outros recursos, o Treasy conta com tudo que sua empresa precisa para realizar seu Orçamento Empresarial de forma descentralizada, realizar Projeções e Simulações de Cenários, além de fornecer também Relatórios e um Dashboard e Indicadores de Desempenho para que você possa realizar todo o Acompanhamento Orçamentário de sua empresa em um só lugar.

    No vídeo abaixo (5 minutinhos) você pode ter uma noção de todo o potencial da solução para ajudar a tornar “best in class” a Gestão do Desempenho de sua empresa:

     

    E inclusive você pode criar uma conta gratuita para experimentar neste link:

    Se preferir, entre em contato conosco e marcamos uma demonstração online. Assim você já aproveita para bater um papo de alto nível com um de nossos especialistas e receber dicas de como começar ou melhorar a Gestão Orçamentária de sua empresa!

    Mas voltando ao tema, o que achou do artigo? Quais destes desafios são mais frequentes em sua empresa? Você tem algum outro desafio de gestão diferente?

    Deixe sua resposta nos comentário e se o post foi proveitoso para você e sua empresa, não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e compartilhar com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam logo aqui abaixo!