Treasy | Planejamento e Controladoria

Gustavo Cerbasi: tudo sobre o guru da educação financeira e autor de livros como Casais Inteligentes Enriquecem Juntos

Gustavo CerbasiTomar decisão não é nada fácil. Quando elas dependem de dinheiro então, o negócio complica mais um pouco e o guru das finanças pessoais, Gustavo Cerbasi, sabe muito bem disso. Não é à toa que um dos seus livros de maior sucesso, “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, tem como gatilho as crises no relacionamento devido aos problemas financeiros.

Decisões envolvem medir riscos, analisar diferentes cenários, fazer previsões e estar preparado para o inesperado. Como dizem, um pouquinho de fé sempre ajuda também, mas você, tão acostumado na vida profissional a não dar um passo com base em achismos, sabe que antes de tomar uma decisão é preciso planejamento (e analisar alguns indicadores, claro).

Como começamos este artigo falando sobre as tomadas de decisão, também temos que lembrar que decisões dependem de objetivos e metas a serem atingidos. E se no lado profissional uma vida financeira atribulada nos faz dar passos em falso e nos desviam de nossos objetivos, imagine o que acontece com empresas?

Por isso, controle orçamentário é fundamental e batemos tanto nessa tecla em nossos artigos. E se tem uma pessoa que concorda com isso, essa pessoa é “o cara”: Gustavo Cerbasi. Vamos tirar uns minutinhos e saber mais sobre ele?

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Quem é Gustavo Cerbasi?

    A frase da imagem acima (“Enriquecer é uma questão de escolha”) é destaque na página de Gustavo Cerbasi, uma das maiores referências em inteligência financeira no Brasil. Gaúcho, nascido na cidade de Caxias do Sul em 1974, além de consultor financeiro é professor, administrador, palestrante e escritor (ufa!).

    Gustavo foi eleito pela Revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes. Como nada é por acaso, vamos conhecer um pouco de sua trajetória: Gustavo Cerbasi é formado em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e tem o título de especialista em Finanças pela Fundação Instituto de Administração (FIA) e pela Stern School of Business, da New York University. Além disso, é mestre em Administração e Finanças pela FEA/USP (falando em formação, você já conferiu nosso post sobre As Principais Instituições de Ensino de Gestão Empresarial do Brasil?).

    Em seu currículo, Gustavo Cerbasi tem boas experiências. Foi colunista da Gazeta Mercantil, Folha de São Paulo, Destak, Você S/A e Nova. Atualmente, escreve para a Revista Época, colabora com diversos veículos e mantém seu portal.

    O administrador participa de diversos projetos importantes e a sua bagagem profissional ainda se somam o desenvolvimento de conteúdo para campanhas de educação financeira criadas por empresas e instituições como BM&F BOVESPA e Itaú.

    No ano de 2016 Cerbasi lançou o Curso Inteligência Financeira, um programa online de três meses, com seis módulos (sendo 40 horas de aulas gravadas e 06 webinários ao vivo). O consultor também realizou o MasterClass Inteligência Financeira, um treinamento gratuito acompanhado por mais de 90 mil pessoas em todo o país.

    Gustavo Cerbasi reúne sua experiência prática e acadêmica em planejamento familiar, economia doméstica e finanças dos negócios para desenvolver palestras, cursos (já teve mais de 1 milhão de alunos), treinamentos e consultorias para um público diversificado.

    Palestrante Gustavo Cerbasi

    Como palestrante, Gustavo Cerbasi também tem uma carreira de sucesso. Com o lema “Inteligência Financeira acessível a todos”, ele realiza palestras e seminários adequados para diferentes públicos, com diferentes níveis de conhecimento e necessidades.

    Abaixo listamos os temas de suas palestras (informações disponíveis no site):

    E, claro, impossível falar do guru da educação financeira sem falar de seus 15 livros, incluindo o best-seller “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”.

    Livros de Gustavo Cerbasi

    Além das palestras pelo país, dos treinamentos, consultorias e cursos, Gustavo Cerbasi se destaca pela sua coletânea de publicações. O tema de seus livros? A resposta é uma só: educação financeira.

    Uma boa lista, não é mesmo? Como você pode ver, os livros de Gustavo atingem a um público bem diversificado e pessoas em etapas diferentes da vida. Mas dentre suas obras, uma se destaca ainda mais. É o que veremos a seguir.

    Gustavo Cerbasi e o livro “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”

    Você com certeza já ouviu falar desse best-seller. O livro repercutiu tão positivamente que tem, inclusive, uma versão na língua inglesa: Smart couples get rich together, traduzido e adaptado ao idioma por P. Clayton D. Causey.

    Nesta obra, o especialista em finanças pessoais aborda o fato de que a grande maioria dos problemas de um casal acontece por questões envolvendo dinheiro. Para evitar esse problema, Cerbasi trabalha os seguintes tópicos em “Casais inteligentes enriquecem juntos”:

    O sucesso do livro foi tanto que acabou originando os filmes da trilogia “Até que a Sorte nos Separe”. O filme conta a história de Tino, que ganha na loteria e vive uma vida de ostentação ao lado da mulher. O resultado disso? Dez anos depois ele se vê falido e obrigado a aceitar a ajuda do consultor financeiro Amauri.

    Se o livro virou um best-seller, o filme também ganhou destaque. Juntos, os três lançamentos conquistaram a segunda maior bilheteria do nosso cinema (11 milhões de espectadores). Aliás, se você ainda não assistiu a nenhum dos filmes, deixamos aqui a dica Treasy para o final de semana!

    Já que o assunto é telinha ou telona, vamos partir agora para os vídeos de Gustavo Cerbasi.

    Gustavo Cerbasi no Youtube e a Educação Financeira

    Semanalmente, Gustavo Cerbasi publica novos vídeos em seu canal no Youtube para falar, claro, sobre finanças pessoais. Dentre eles, citamos:

    Sobre os vídeos da lista, gostaríamos de destacar o “Orçamento Inteligente”. Nele, o guru fala que, na verdade, orçamento não é controle de gastos e sim um hábito de projetar o que vem pela frente.

    Controle orçamentário pessoal inclui disciplina e mudança de hábitos. Mas o que você diria se mudássemos um pouco de ambiente e fôssemos para o universo empresarial? Aqui na Treasy, por exemplo, um dos benefícios do nosso software é agilizar a gestão orçamentária e gestão financeira de médio e longo prazo da sua empresa. Isso tem tudo a ver com disciplina, não é mesmo?

    Então, pedindo uma rápida licença a Gustavo Cerbasi, mas sem fugir do assunto que ele entende muito bem (ou seja, a educação financeira), que tal se aprofundar um pouco mais no orçamento empresarial?

    Assim como planilhas podem ser usadas por qualquer pessoa para controlar seus gastos, o mesmo acontece com o orçamento empresarial: pode - e deve - ser utilizado por empresas de todos os portes e segmentos.

    Para você entender melhor do que estamos falando, temos um webinar que apresenta de forma prática e objetiva como elaborar um Orçamento Empresarial para sua empresa:

    No webinar, abordamos itens como elaboração do planejamento orçamentário, elaboração do DRE Projetado, análise de 5 indicadores indispensáveis à gestão, simulação de cenários alternativos, acompanhamento e controle orçamentário.

    Está vendo como a educação financeira é algo que nós, da Treasy, temos em comum com Gustavo Cerbasi?

    Concluindo

    Deixando as comparações de lado, o fato aqui é que concordamos 100% com o guru das finanças pessoais quando ele diz que controle orçamentário é disciplina. Além disso, temos que concordar também que um bom planejamento é a base de tudo. Se isso vale para a vida pessoal, o que dizer da vida da sua empresa?

    Você sabe que uma empresa saudável é aquela com o fluxo de caixa fluindo normalmente, com lucros contabilizados no final do mês. E se, como falamos no início deste artigo, tomadas de decisão dependem do lado financeiro, não tem como fugir de tudo que Gustavo Cerbasi entende muito bem: finanças.

    Como o assunto é também orçamento, demos dicas de vídeos e livros do consultor, além da dica do nosso próprio webinar. Aproveitando o gancho, temos mais uma dica quentíssima. Trata-se do nosso e-book sobre metodologias da Gestão Orçamentária. Isso porque, já que Cerbasi atinge a todos os públicos e traz diversas ferramentas para controle de finanças, nós, que nos espelhamos nos melhores, também fazemos o mesmo.

    Por esse motivo, que tal definir as Metodologias de Gestão Orçamentária para sua empresa? Para ajudá-lo, temos um e-book especial sobre o assunto:Neste material, falamos sobre Orçamento Estático, Orçamento Flexível, Orçamento Contínuo, Orçamento Matricial, entre outros. Tudo isso porque queremos fazer como Cerbasi: ajudar sua empresa em todas as etapas da gestão orçamentária!

    Mas e agora conte para nós o que você achou deste artigo: gostou de conhecer um pouco mais sobre o guru das finanças pessoais? Deixe um comentário contando para nós o que achou e compartilhe o post com seus colegas. Como diz Cerbasi, pessoas com orçamento em dia são mais felizes, então não custa espalharmos a ideia, não é mesmo?