Diferença de Gestão Financeira e Planejamento Financeiro: tudo que você precisa saber para melhorar a qualidade das decisões em sua empresa!

Por |31/07/2016|

gestão financeira x planejamento financeiro 02Para quem está dando os primeiros passos em busca da Excelência na Gestão Empresarial, uma das principais dificuldades que surgem com certa frequência é entendimento de alguns conceitos chave de gestão. Entre as dúvidas mais frequentes, uma das que ganha mais destaque está em saber a diferença de Gestão Financeira e Planejamento Financeiro.

Mas a boa notícia é que mesmo que você não saiba exatamente a diferença conceitual entre Gestão Financeira x Planejamento Financeiro, na prática é muito provável que você já esteja interagindo com as várias ferramentas e metodologias de Planejamento e Gestão Financeira.

Afinal, como administrador do negócio ou o gestor financeiro, diariamente você toma decisões para determinar as necessidades de recursos financeiros, se antecipar a possíveis problemas de fluxo de caixa, administrar o capital de giro, controlar as operações de contas a receber e a pagar, obter financiamento de forma adequada, analisar e adequar o ciclo operacional e financeiro, controlar custos fixos e variáveis, gerir os estoques, entre vários outros desafios, não é mesmo?

A intenção neste post é entendermos um pouco melhor alguns conceitos chave, pois para obtermos boas respostas, precisamos saber o que perguntar. E como temos detectado em muitos casos, uma das principais dificuldades dos gestores em obter as informações necessárias para tomar a decisão certa, na hora certa, está em saber pelo que procurar.

Sendo assim, fique conosco e entenda as diferenças entre Planejamento Financeiro e Gestão Financeira. Assim ficará muito mais fácil trabalhar na melhoria da gestão de sua empresa, com o desenvolvimento, readequação e implementação de ferramentas de apoio a decisão adequadas ao tamanho, capacidade e maturidade de seu negócio.

O que é Gestão Financeira

diferenças entre gestão financeira x planejamento financeiro 04Academicamente falando, a Gestão Financeira compreende um conjunto de ações e procedimentos administrativos que visam maximizar os resultados econômicos e financeiros de um negócio.

Se pudéssemos fazer uma analogia do funcionamento de um empreendimento ao do corpo humano, poderíamos sugerir que a Gestão Financeira é como o coração: fornece suprimento para todas as outras áreas funcionarem. Caso ele pare de funcionar, todo o resto também para. Por outro lado, o funcionamento do coração deve-se, sobretudo, aos comandos do cérebro. Basta um comando cerebral e quase que instantaneamente, o coração pulsa com mais ou menos força.

Assim, é importante que o empreendedor ou administrador profissional, responsável pela Gestão Financeira, esteja devidamente habilitado para fazer boa gestão, embasado por processos gerenciais, agindo não como um “cérebro comum”, mas como um altamente desenvolvido, sendo capaz de perceber as mais específicas demandas “cardíacas”, estimulando-o mais ou menos para manter a saúde de todo o resto.

A maneira de gerenciar as finanças de uma empresa pode variar de acordo com o tipo e o tamanho do negócio. Entretanto, podemos listar alguns objetivos comuns a Gestão Financeira de qualquer empresa:

O que é Planejamento Financeiro

diferenças entre gestão financeira e planejamento financeiro 03Já o Planejamento Financeiro é uma ferramenta de administração que consiste no processo de reconhecimento da situação financeira atual da empresa, junto com a determinação dos objetivos aonde se quer chegar e o estudo de possíveis caminhos a serem utilizados para alcançar esses objetivos.

Aqui na Treasy gostamos de definir o Planejamento Financeiro como uma contabilidade de trás para frente.  Ou seja, enquanto a contabilidade se preocupa em registrar as entradas e saídas financeiras que já ocorreram, o Planejamento Financeiro busca “antecipar o futuro”, para que sua empresa possa se preparar melhor para o que está por vir.

De maneira geral, o Planejamento Financeiro de uma empresa geralmente é composto dos seguintes sub-planos:

Clicando nos links acima você tem mais detalhes sobre cada uma destas etapas do Planejamento Financeiro, mas é preciso sempre lembrar que cada empresa tem necessidades diferentes. Na Gestão Empresarial não existe “receita de bolo” que se aplique a qualquer organização. Todos os itens acima são importantes, porém, para sua empresa, alguns poderão ser mais importantes, outros menos.

É preciso entender bem o modelo de negócios da empresa e definir onde colocar mais esforço. Por exemplo, se sua empresa possui muitos funcionários e os gastos com salários e benefícios representam o maior percentual das despesas, é ai que deverá focar para aproveitar oportunidades. Mas se, por exemplo, sua empresa é uma indústria que tem seus custos produtivos associados a um pequeno grupo de matérias-primas, pode ser que as melhores chances de reduzir custos com um bom Planejamento Financeiro estejam neste ponto.

Enfim, é preciso avaliar e ponderar sempre. Afinal, se estamos planejando, devemos buscar sempre pelo melhor caminho possível.

Gestão Financeira x Planejamento Financeiro x Gestão Orçamentária

O Planejamento Financeiro, bem como a Gestão Financeira são duas etapas fundamentais de algo maior, uma disciplina da administração conhecida como Gestão Orçamentária.

Apesar do nome pomposo, a Gestão Orçamentária é algo simples e que acontece o tempo todo em sua empresa e podemos organizá-la em 4 grandes momentos:

Na imagem abaixo fica um pouco mais claro o momento em que cada uma destas etapas acontece:

diferença de gestão financeira e planejamento financeiro 01

Veja que o Planejamento Financeiro é a primeira etapa da Gestão Orçamentária e a Gestão Financeira é a terceira etapa (Acompanhamento e Controle Orçamentário). Ou seja, o que estamos tentando te mostrar é exatamente que a Gestão Orçamentária não é este bicho de sete cabeças. Veja que muito provavelmente você já faz Gestão Orçamentária em sua empresa e nem havia se dado conta disto.

Portanto, aproveite que você já está fazendo uma boa parte disto para evoluir seu Orçamento Empresarial. No próximo tópico vai ficar um pouco mais claro quais são os passos e como fazer isto.

Estágios de Maturidade na Gestão Orçamentária

Nós aqui na Treasy temos como missão “Simplificar a Gestão Orçamentária das organizações” e colocamos todo nosso foco e energia nisto. Passamos o dia literalmente imersos nos mais diversos assuntos relacionados a este tema.

Ao longo dos anos e tendo contato com milhares de empresas dos mais variados setores e portes, fomos naturalmente criando uma base interna de conhecimento sobre metodologias, ferramentas e principalmente sobre as melhores práticas de Gestão Orçamentária do mercado, inclusive em escala mundial (sim, acompanhamos o que rola lá fora para tentar “tropicalizar” o mais rápido possível as novidades).

Entre estes conhecimentos adquiridos, um dos principais foi a capacidade de identificar facilmente o nível de maturidade da Gestão Orçamentária de uma empresa. Assim, desenvolvemos um este e-book compartilhando um pouco do que aplicamos com nossos clientes para identificar em que estágio eles se encontram e então traçar um plano leva-los a se tornarem “best-in-class” com ajuda de nosso processo de Customer Success (você pode conhecer um pouco da Metodologia Treasy de Gestão Orçamentária neste curso gratuito por e-mail).

Clicando na imagem abaixo você pode fazer o download gratuito do e-book, descobrir o nível de maturidade da Gestão Orçamentária de sua empresa e começar hoje mesmo a traçar um plano de melhoria contínua para torna-la uma “best-in-class”!

Estágios de Maturidade na Gestão Orçamentária

No e-book mostramos como se comportam empresas em cada estágio de maturidade, abordando tópicos como:

  • Quando é a hora de ter uma área dedicada para Planejamento e Controladoria
  • Descentralização Orçamentária
  • Projeções Orçamentárias
  • Key Performance Indicators (KPI´s)
  • Simulações de Cenários
  • Equilíbrio entre detalhamento e síntese na criação das estruturas orçamentárias
  • Match entre dados planejados e realizados
  • Metodologias mais utilizadas
  • Análise de Desvios e Justificativas
  • Revisões Orçamentárias
  • Governança, Risco e Conformidade
  • Dicas para as empresas em cada estágio

Mais sobre Planejamento e Gestão Financeira

Além do e-book acima e dos links que inserimos ao longo do artigo, se você está buscando elevar o Planejamento e Gestão Financeira de sua empresa a um novo patamar, confira alguns dos posts complementares que separamos para você:

Mas se ainda assim tenha ficado alguma dúvida, basta usar o campo de comentário que ficaremos contentes em responder!

Esperamos que post tenha sido proveitoso para você e sua empresa e  não se esqueça de deixar um comentário contando o que achou e compartilhar com seus colegas utilizando os botões das redes sociais!

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