Treasy | Planejamento e Controladoria

Planejamento e Controladoria – Criar uma equipe interna ou contratar uma consultoria especializada?

 equipe de planejamento e controladoriaEm uma pequena ou média empresa, as dúvidas e preocupações são muitas, e que não deixam nada a desejar em relação a uma grande empresa. Entre inúmeros itens importantes que precisam ser monitorados, o Planejamento e Controladoria tem lugar especial, pois é um dos pilares centrais que ajudam o empreendimento a se manter e evoluir.

E nesta hora surge a questão “quando é necessária a contratação de um profissional especializado em Planejamento e Controladoria?”. A resposta é: assim que possível!

A necessidade não ocorre somente porque a controladoria de uma empresa atua nos instrumentos legais obrigatórios, mas principalmente porque se trata de um setor altamente estratégico, que pode ajudar a gerir o negócio de forma holística. Ou seja, além de cuidar do dia a dia financeiro da empresa, a controladoria funciona como um poderoso instrumento que ajudaria em diagnósticos de mercado e tomadas de decisões importantes para o bom funcionamento e crescimento do negócio.

E neste momento surge a segunda dúvida: “promover uma equipe interna de Planejamento e Controladoria ou terceirizar estes serviços a uma consultoria especializada?”.

    Sem tempo para ler agora?
    Faça o download do arquivo em PDF

    (e aproveite para enviar à seus colegas)


    Criando uma equipe interna de Planejamento e Controladoria

    Para realizar a opção de contratar ou promover alguém da equipe interna para o cargo de futuro controller, devemos observar inicialmente e com muita atenção o perfil desejado. Se você não sabe o que faz um gerente de controladoria (controller), recomendamos este artigo.

    De forma resumida, é muito importante que esta pessoa possua uma base de conhecimentos em administração de empresas, macro e micro economia, e bom domínio contábil que envolve inclusive toda a parte tributária, o seu planejamento de uso, atualização frequente, domínio de uma segunda língua (preferencialmente inglês), excelente prática em informática para desenvolvimento de relatórios, conhecimentos em sistemas de gestão integrada, e estar disposto a enfrentar o grande desafio sabendo das suas responsabilidades de alto nível.

    Uma das vantagens em promover internamente um colaborador ao cargo, é a possibilidade de continuidade e valorização. Além disto, existe uma boa redução de custos em processos de seleção e de recrutamento, maior rapidez em ambientação, redução em rotatividade e aumento na retenção de talentos.

    Empresas que realizam a promoção interna (desde que ambos lados estejam cientes das recompensas e responsabilidades), geralmente são mais valorizadas por parte dos colaboradores, levando assim a um aumento da reputação da empresa em meio a seus profissionais, e incentivando a carreira na mesma organização.

    Contratando uma consultoria especializada em Planejamento e Controladoria

    Existem no mercado várias empresas de consultoria especializadas em Planejamento e Controladoria, que também são uma excelente alternativa para empresas que queiram iniciar a estruturação seus processos de gestão de forma rápida e eficiente.

    Estas empresas geralmente já estão no mercado há vários anos, e contam com corpo preparado de profissionais aptos para dar colocar em prática os conhecimentos e experiências adquiridos no atendimento a carências estratégicas de empresas que foram suas clientes em projetos anteriores.

    Mas é muito importante a avaliação da empresa de consultoria antes de sua contratação, entendendo quais são os serviços prestados, o nível de envolvimento que a consultoria terá com os processos (se vai “colocar a mão na massa”) e principalmente entender se a consultoria possui conhecimentos e experiência no setor em que sua empresa atua.

    Além disto, ao contratar uma consultoria externa, é fundamental que um responsável interno, muitas vezes a própria direção, faça um acompanhamento regular dos resultados obtidos, mensurando o quanto a consultoria está contribuindo ou não para a melhoria dos negócios.

    Em nosso site, há uma área onde recomendamos alguns consultores e empresas de consultoria em quem confiamos. Você pode conferir e entrar em contato com os que forem mais compatíveis com a necessidade de sua empresa.

    Utilizando uma abordagem mista

    Uma estratégia que também pode ser muito interessante para uma empresa que esteja iniciando uma nova área de Planejamento e Controladoria, é iniciar de forma mista entre a promoção de profissionais internos e a contratação de consultorias especializadas.

    Desta forma, a empresa pode iniciar com a velocidade oferecida pelas consultorias externas e aos poucos ir estruturando a área interna de controladoria, retendo o conhecimento fornecido pelas consultorias e capacitando seus colaboradores para dar continuidade aos processos de gestão implantados pela consultoria especializada.

    É importante que o profissional externo escolhido para iniciar o departamento seja uma pessoa com perfil dinâmico, que possua bom conhecimento de mercado e de legislação, além de ser de bastante confiança. Além disso, o profissional deve estar totalmente imerso no contexto do empreendimento e buscar sempre se atualizar e buscar conhecimentos na área.

    O mesmo vale para a empresa especializada que terceirizará o serviço. É importante que esta consultoria tenha não só conhecimentos comprovados em gestão, mas que conheça de forma consistente o ramo de atividade em que sua empresa atua.

    E-book gratuito: Como implantar uma área de Planejamento e Controladoria

    Se sua empresa está iniciando uma nova área de Planejamento e Controladoria ou já possua uma, mas esteja buscando formas de aperfeiçoá-la, confira o e-book gratuito que preparamos.

    Para baixá-lo, basta clicar na imagem abaixo:

    E como você já sabe, toda semana publicamos aqui artigos relacionados a planejamento, orçamento e acompanhamento econômico-financeiro. Também publicamos mensalmente materiais gratuitos para download como modelos de planilhas, white papers e e-books.

    Portanto, se você ainda não é assinante de nosso newsletter, cadastre-se (aqui, logo abaixo) para receber este e outros artigos por e-mail, ou nos adicione nas redes sociais para ficar por dentro de tudo que acontece por aqui.

    E se o conteúdo do artigo foi útil para você e sua empresa, deixe um comentário e compartilhe com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam aqui logo abaixo.