E nesta hora surge a questão “quando é necessária a contratação de um profissional especializado em Planejamento e Controladoria?”. A resposta é: assim que possível!
A necessidade não ocorre somente porque a controladoria de uma empresa atua nos instrumentos legais obrigatórios, mas principalmente porque se trata de um setor altamente estratégico, que pode ajudar a gerir o negócio de forma holística. Ou seja, além de cuidar do dia a dia financeiro da empresa, a controladoria funciona como um poderoso instrumento que ajudaria em diagnósticos de mercado e tomadas de decisões importantes para o bom funcionamento e crescimento do negócio.
E neste momento surge a segunda dúvida: “promover uma equipe interna de Planejamento e Controladoria ou terceirizar estes serviços a uma consultoria especializada?”.
Criando uma equipe interna de Planejamento e Controladoria
Para realizar a opção de contratar ou promover alguém da equipe interna para o cargo de futuro controller, devemos observar inicialmente e com muita atenção o perfil desejado. Se você não sabe o que faz um gerente de controladoria (controller), recomendamos este artigo.
De forma resumida, é muito importante que esta pessoa possua uma base de conhecimentos em administração de empresas, macro e micro economia, e bom domínio contábil que envolve inclusive toda a parte tributária, o seu planejamento de uso, atualização frequente, domínio de uma segunda língua (preferencialmente inglês), excelente prática em informática para desenvolvimento de relatórios, conhecimentos em sistemas de gestão integrada, e estar disposto a enfrentar o grande desafio sabendo das suas responsabilidades de alto nível.
Uma das vantagens em promover internamente um colaborador ao cargo, é a possibilidade de continuidade e valorização. Além disto, existe uma boa redução de custos em processos de seleção e de recrutamento, maior rapidez em ambientação, redução em rotatividade e aumento na retenção de talentos.
Empresas que realizam a promoção interna (desde que ambos lados estejam cientes das recompensas e responsabilidades), geralmente são mais valorizadas por parte dos colaboradores, levando assim a um aumento da reputação da empresa em meio a seus profissionais, e incentivando a carreira na mesma organização.
Contratando uma consultoria especializada em Planejamento e Controladoria
Estas empresas geralmente já estão no mercado há vários anos, e contam com corpo preparado de profissionais aptos para dar colocar em prática os conhecimentos e experiências adquiridos no atendimento a carências estratégicas de empresas que foram suas clientes em projetos anteriores.
Mas é muito importante a avaliação da empresa de consultoria antes de sua contratação, entendendo quais são os serviços prestados, o nível de envolvimento que a consultoria terá com os processos (se vai “colocar a mão na massa”) e principalmente entender se a consultoria possui conhecimentos e experiência no setor em que sua empresa atua.
Além disto, ao contratar uma consultoria externa, é fundamental que um responsável interno, muitas vezes a própria direção, faça um acompanhamento regular dos resultados obtidos, mensurando o quanto a consultoria está contribuindo ou não para a melhoria dos negócios.
Em nosso site, há uma área onde recomendamos alguns consultores e empresas de consultoria em quem confiamos. Você pode conferir e entrar em contato com os que forem mais compatíveis com a necessidade de sua empresa.
Utilizando uma abordagem mista
Uma estratégia que também pode ser muito interessante para uma empresa que esteja iniciando uma nova área de Planejamento e Controladoria, é iniciar de forma mista entre a promoção de profissionais internos e a contratação de consultorias especializadas.
Desta forma, a empresa pode iniciar com a velocidade oferecida pelas consultorias externas e aos poucos ir estruturando a área interna de controladoria, retendo o conhecimento fornecido pelas consultorias e capacitando seus colaboradores para dar continuidade aos processos de gestão implantados pela consultoria especializada.
É importante que o profissional externo escolhido para iniciar o departamento seja uma pessoa com perfil dinâmico, que possua bom conhecimento de mercado e de legislação, além de ser de bastante confiança. Além disso, o profissional deve estar totalmente imerso no contexto do empreendimento e buscar sempre se atualizar e buscar conhecimentos na área.
O mesmo vale para a empresa especializada que terceirizará o serviço. É importante que esta consultoria tenha não só conhecimentos comprovados em gestão, mas que conheça de forma consistente o ramo de atividade em que sua empresa atua.
E-book gratuito: Como implantar uma área de Planejamento e Controladoria
Se sua empresa está iniciando uma nova área de Planejamento e Controladoria ou já possua uma, mas esteja buscando formas de aperfeiçoá-la, confira o e-book gratuito que preparamos.
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