Treasy | Planejamento e Controladoria

[E-book] – Projeção e Análise de ROI em Projetos: tudo que você precisa saber para garantir a aprovação de seus projetos

Você já passou por aquela sensação de incerteza antes de contratar um fornecedor, assinar um serviço ou mesmo começar um novo projeto em sua empresa?

Será que o valor está bom? Será que vai trazer resultados? Será que os resultados gerados vão compensar o capital investido pela companhia? São inúmeras dúvidas que surgem e em alguns casos, podem tirar o sono do responsável por tomar a decisão por dias ou até mesmo semanas!

A boa notícia é que este problema tem solução. E a melhor parte é que a solução é muito simples!

Análise de ROI (Return on Investment), ou retorno sobre investimento em português, é uma das mais consagradas metodologias de projeção e avaliação de investimentos e tomada de decisão em negócios.

Recentemente lançamos em parceria com a Project Builder e WeDoLogos o e-book Projeção e Análise de ROI em Projetos aprofundando bem este assunto e neste artigo trazemos alguns dos “highlights” do material. Se você quiser baixar gratuitamente o material completo, basta seguir este link, do contrario continue conosco e confira os principais pontos a serem considerados.

Retomando então nosso artigo, é exatamente esta capacidade de dar uma informação tão relevante, quanto à capacidade de um projeto dar retorno para a empresa, que faz do ROI uma ferramenta obrigatória para qualquer gestor.

Afinal, as melhores ideias, planos e profissionais, apoiados nas mais modernas tecnologias para realizar um projeto precisam ter uma certeza fundamental antes de começar a trabalhar: este projeto trará resultados efetivos para a empresa?

É importante frisar que o retorno tratado pelo ROI não é necessariamente retorno financeiro. Em alguns casos o ROI esperado pode vir em forma de reconhecimento de marca ou na divulgação de uma determinada informação entre o público-alvo, desde que estes retornos sejam estratégicos e ajudem a empresa a atingir seu resultado final, que é a lucratividade para perenidade.

Sem mais delongas, já estamos mais que conversados que uma boa projeção e análise do ROI de seus projetos é a chave para ter a certeza de que seus esforços e de sua equipe vão valer a pena antes mesmo de começar o projeto, não é mesmo? Portanto, vamos ver como fazer isto na prática.

O que é ROI

Antes de nos aprofundarmos na projeção e análise de ROI em projetos, vamos apenas dar um passo atrás (rapidinho) para entender melhor o que é ROI.

Como sabemos, tudo que é feito em uma empresa precisa gerar algum retorno, ou seja, o esforço precisa valer a pena e forma resumida, podemos dizer que está ferramenta é a maneira mais rápida e prática de se descobrir se determinada ação em sua empresa vai valer a pena ou não. Além disto, a projeção e análise de ROI indica também quanto uma determinada ação está contribuindo para o atingimento de um determinado objetivo.

O termo vem do inglês e significa Retorno Sobre o Investimento (Return On Investment) e não se trata de nenhuma novidade. Nos anos 20 a Harvard Business Review já mencionava o ROI como a metodologia de análise ideal para se avaliar o retorno do investimento de determinado capital que se desejasse aplicar.

Recomendamos também post ROI (Retorno Sobre o Investimento): a palavra de ordem no ambiente empresarial, onde abordamos este indicador por uma ótica um pouco diferenciada do que você vai ver artigo (os dois materiais são bem complementares e vale a pena conferir o link acima).

Hoje o conceito já está bem ampliado e pode ser usado para que você analise projetos, ações e iniciativas pontuais para saber que resultados trarão em termos de lucratividade para a organização. É possível até mesmo realizar a projeção e análise de ROI de um empreendimento empresarial como um todo, para compará-lo com outros e se decidir em qual deles investir (não confundir com ROE).

Todavia, neste material vamos nos aprofundar na Projeção e Análise de ROI em Projetos.

Fórmula de Cálculo do ROI

A fórmula de ROI é mais simples de entender que você possa estar imaginando! Veja abaixo o que você precisa saber usar a projeção e análise ROI no dia a dia de sua empresa:

ROI = GANHO OBTIDO – CUSTOS x 100

      CUSTO

Como vemos, o valor do ROI é representado por uma porcentagem. Em outras palavras, podemos definir o que é ROI como uma medida (percentual) da eficiência para gerar lucro de um investimento feito em um projeto de sua empresa.

Exemplo do cálculo de ROI

Imagine que sua empresa pretende adquirir um novo software de CRM que vai agilizar todo seu processo de vendas, fidelização e retenção de clientes, trazendo um aumento de receitas que corresponderá a R$ 88.000,00 por ano.

O software em si custa R$ 30.000 (licença de uso), mas outras despesas acontecerão durante este ano em função desta aquisição:

Portanto, investimento e despesas corresponderão a:

30.000 + (2.500 x 12) + 10.000 + 15.000 = 85.000

Colocando os valores na fórmula do ROI, teremos:

ROI (1 ano) = 88.000 – 85.000 x 100

              85.000

ROI (1 ano) = 0,035 x 100 = 3,5%

Dessa forma, o ROI com a aquisição deste software durante este ano será de 3,5%.

Mas ao realizar um investimento como este, devemos considerar não apenas o primeiro ano do investimento, mas sim seu tempo vida útil (ou prazo de depreciação, amortização ou exaustão).

Não vamos refazer todo o cálculo aqui para não alongar muito o texto, mas no e-book você encontra a continuação deste exemplo considerando um período de 2 anos, bem como explicando as principais diferenças entre o cálculo do primeiro ano e dos anos posteriores.

Onde posso utilizar a análise de ROI em minha empresa?

Como já demos alguns “spoilers” nos tópicos anteriores, o cálculo de Retorno sobre os Investimentos é um indicador muito versátil e você pode utilizá-lo para analisar a viabilidade de inúmeras atividades e iniciativas em sua empresa. Alguns exemplos:

Como já adiantamos, neste artigo vamos nos aprofundar na vertente de Projeção e Análise de ROI em Projetos. Mas é sempre bom saber que este poderoso indicador vai muito além disto e as empresas que alto crescimento não tomam praticamente nenhuma decisão sem uma projeção prévia do ROI.

Motivos para projetar e analisar o ROI em projetos de sua empresa

Mesmo que o objetivo do projeto seja voltado para o social ou branding (como, por exemplo, melhorar o relacionamento com seus clientes), essas metas devem ser quantificáveis a ponto de se conseguir determinar seu retorno sobre o investimento.

O ROI deve mostrar o valor real do projeto para a empresa, demonstrando quanto ele trará de benefícios, além de provar, por A + B, que o projeto é viável, afinal, muitos projetos nascem de uma ideia pouco factível e acabam levando embora investimentos preciosos sem trazer o retorno adequado. Melhor se prevenir, não concorda?

Se você ainda não está convencido, confira mais alguns motivos de porque você deve projetar e analisar o ROI dos projetos de sua empresa.

No e-book Projeção e Análise de ROI em Projetos entramos em detalhes de cada um destes passos e também trazemos alguns “insights” que podem ajudar bastante, principalmente se você precisa de uma “ajudinha” para demonstrar e convencer mais alguém em sua empresa a realizar a projeção e análise de ROI dos projetos da companhia para evitar surpresas e aproveitar oportunidades.

Projeção e Análise de ROI em Projetos

Calcular ROI de Projetos não foge muito ao que já vimos até agora. A principal diferença, como já comentamos anteriormente, é que um projeto possui começo, meio e fim bem definidos. Sendo assim, ao projetar e analisar o ROI de um projeto, você precisa ter uma estimativa prévia de quantos meses ou anos aquele projeto irá gerar ganhos.

Em resumo, são quatro passos a serem seguidos:

  1. Definir o investimento
  2. Determinar os ganhos esperados
  3. Projetar um ROI preliminar
  4. Criar cenários

No e-book Projeção e Análise de ROI em Projetos falamos sobre cada um destes passos bem detalhadamente e também trazemos:

Para baixar o e-book gratuitamente, basta seguir este link!

Qual o objetivo de seu projeto?

Independente da natureza de um projeto, ele sempre terá um objetivo que deve trazer algum benefício para o negócio. Mesmo uma ação de apoio a uma ONG, por exemplo, que não tem o objetivo de gerar lucro diretamente, possivelmente trará ganhos à imagem da marca, com alguma consequência nas receitas, mesmo que em longo prazo.

Colocando de outra forma, tudo que é feito em uma empresa se resume a apenas 3 macro objetivos:

Logo, é preciso definir como seu projeto contribuirá para um destes objetivos, bem como, qual a tática que será usada para influenciar um ou mais desses fatores.

Sem querer ser “pegante”, mas precisamos falar novamente que no e-book falamos mais sobre isto e inclusive temos vários exemplos de ações para aumentar receitas, reduzir custos e reduzir riscos. Como aqui no artigo precisamos ser mais sucintos, acabamos precisando deixar esse conteúdo de fora.

Outro conceito que se torna importante nesta hora abordar é o de usar KPI (Key Performance Indicator), ou Indicador Chave de Desempenho em português. Um KPI mede o desempenho de um projeto visando verificar se as metas determinadas no planejamento estão sendo devidamente cumpridas.

A análise de ROI é um KPI importante, mas não é o único que deve ser analisado. O ROI gerado pelo projeto precisa estar alinhado com a estratégia geral da empresa. Ou seja, o retorno de um determinado projeto deve ajudar a impactar positivamente outros KPIs da organização, como o Faturamento, Margem de Contribuição ou EBITDA.

O Cálculo de ROI e a Gestão Orçamentária

Já que entramos neste assunto e começamos falar sobre a necessidade de alinhamento do impacto dos projetos sobre resultado geral da empresa, vamos aproveitar aprofundá-lo então.

Sua empresa provavelmente começa o ano com um Planejamento Orçamentário do que vai faturar e de quais custos e despesas terá no decorrer do exercício, certo? E sua área de projetos começa todo projeto com um planejamento, incluindo o planejamento financeiro do projeto, não é mesmo?

Estas “duas gestões” precisam se conversar. A Gestão de Projetos e a Gestão Orçamentária precisam “ser amigas” e estarem alinhadas, afinal, estamos falando da mesma empresa, do mesmo caixa.

Algumas empresas trabalham com menos projetos ou projetos maiores, de longa duração (como a construção de uma hidrelétrica, por exemplo) e conseguem realizar um planejamento mais preciso, alinhando mais facilmente os projetos previstos para o ano ao planejamento orçamentário. Todavia, para vários outros casos, a coisa não é bem assim e projetos não previstos vão surgindo ao longo do ano.

Isto pode ser um desafio, concordamos. Mas uma coisa é certa: os projetos, por mais interessantes que sejam (com uma ótima previsão de ROI), precisam respeitar o orçamento da empresa. Afinal, de nada adianta um projeto oferecer um ótimo ROI, mas “secar o caixa” da empresa e deixá-la vulnerável a qualquer oscilação de mercado.

Se a sua empresa costuma realizar muitos projetos, mas você não tem como prever todos com antecedência, uma dica é manter deixar um fundo de reserva para projetos. Assim, sua empresa pode seguir com segurança, sem perder a chance de aproveitar ideias e oportunidades que possam aparecer após o orçamento para o ano já estar fechado.

Além disto, o mais recomendado é sempre realizar uma Revisão Orçamentária quando um projeto um pouco e que possa afetar os resultados e o caixa da empresa surgir.

Alinhamento entre Projetos e Orçamento Empresarial

O primeiro passo para definir o impacto de seu projeto no Orçamento Empresarial é atribuir de forma clara qual o objetivo deste projeto. E esse objetivo, obviamente, precisa estar alinhado com uma das 3 formas básicas de geração de valor que já vimos (aumentar receitas, reduzir custos ou reduzir riscos). E de forma semelhante, você deverá projetar os ganhos e desembolsos necessários para a implementação do projeto.

Definidos estes dois pontos você terá condições de determinar o impacto de seu projeto no orçamento da empresa. Resumindo, os passos necessários para este alinhamento entre a gestão de projetos e a gestão orçamentária são:

  1. Definir subcategorias do objetivo principal
  2. Desdobrar essas subcategorias em ações e iniciativas necessárias
  3. Definir o quanto será desembolsado para desenvolver o projeto
  4. Projetar e analisar a expectativa de ROI (inclusive simulando cenários)
  5. Avaliar se o orçamento anual comporta o projeto

No e-book Projeção e Análise de ROI em Projetos também aprofundamos cada um destes pontos com exemplos bem práticos que tornam bem simples a visualização disto em sua empresa. Também incluímos no e-book várias dicas e cuidados nesta categoria. Vale a pena fazer o download!

Até porque, sabemos o quanto pode ser frustrante: muitas vezes projetos com ótimas expectativas de ROI precisam ser deixados em stand-by porque o caixa da empresa não comporta os desembolsos que precisarão ser feitos até que o projeto se pague e comece a gerar resultados positivos.

Existem várias alternativas para isto e em alguns casos, se o projeto oferecer realmente um ROI muito acima da média, pode valer a pena buscar outras formas de viabilizar o projeto, como uma parceria para rachar os custos ou até mesmo um empréstimo ou financiamento (no e-book falamos dos cuidados).

Mais exemplos de Análise de Viabilidade de Projetos usando ROI

Já usamos vários exemplos neste artigo e acreditamos que você já pegou o conceito e as principais sacadas, certo?

De qualquer forma, se você quiser mais alguns exemplos práticos, separamos mais alguns ótimos posts aprofundando a análise de ROI em projetos de diferentes áreas de conhecimento. Confira:

Os artigos são bem bacanas e trazem visões e pontos de vista bem diferentes sobre a projeção e análise de ROI. Recomendamos bastante a leitura. Vai valer a pena.

Para fechar…

Com este artigo, você conseguiu ver o quão simples e ao mesmo tempo poderosa é a projeção e análise de ROI de projetos, não é mesmo? Mas o que muita gente não se dá conta é está é uma das maneiras mais eficientes de convencer alguém a aprovar o início de um novo projeto (e liberar as verbas que você precisa) é mostrando um ROI consistente e calculado corretamente.

Portanto, se você quer se aprofundar no assunto, aproveite para baixar o e-book Projeção e Análise de ROI em Projetos que criamos em parceria com a Project Builder e WeDoLogos, duas especialistas no assunto. No e-book, você vai encontrar mais detalhes, exemplos e dicas para garantir o máximo de ROI para os projetos de sua empresa. Para baixa-lo, basta clicar na imagem abaixo:

E não se esqueça que boas ideias, sacadas criativas, um time competente e uma apresentação “show”, com design caprichado e argumentação convincente também fazem parte da estratégia de convencimento. Mas no fundo, o que a alta direção da empresa quer saber é o seguinte: o que a empresa ganha com isso?

Por isso, é muito importante que você tenha à sua disposição não apenas os sistemas de informação necessários para colher dados confiáveis e fazer projeções corretas, mas que conheça a metodologia de cálculo.

Esperamos que nossas explicações e exemplos tenham sido de grande valia para isso e que você passe a encarar o ROI não como uma fórmula matemático-financeira complicada, mas como um forte aliado para a tomada de decisão e o planejamento adequado de seus projetos.

Não deixe de baixar o e-book e depois de apreciá-lo, seria ótimo receber comentário seu contando o que achou e também se puder compartilhar com seus colegas utilizando os botões das redes sociais que ficam logo aqui abaixo!


Também publicado em Medium.